TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  25/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

UNIP interativa

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE PROCESSOS GERENCIAIS

MERCEARIA BRASIL

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I

Sidrolândia - MS

2017


UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP[pic 1]

UNIP interativa

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE PROCESSOS GERENCIAIS

MERCEARIA BRASIL

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I

Cristiane de Moraes Nascimento        RA: 1917289

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM I, apresentado com um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de Processos Gerenciais.

Sidrolândia - MS

2017


RESUMO[pic 2]

Este trabalho tem como finalidade analisar sobre questões de Fundamentos da Administração, Técnicas de Informática e Comunicação Empresarial. Aprofundando os conhecimentos nessas áreas, assim foi escolhido a Empresa Mercearia Brasil, situada na cidade de Adamantina/SP.

Palavras-chave: Empresa, administração, comunicação e informática.


ABSTRACT[pic 3]

This work has the purpose of analyzing questions of Fundamentals of Administration, Techniques of Informatics and Business Communication. Deepening the knowledge in these areas, was chosen the Brazilian Grocery Company, located in the city of Adamantina / SP.

Key words: Company, administration, communication e computing.


Sumário[pic 4]

INTRODUÇÃO        5

1.        FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO        6

2.        COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        7

3.        TÉCNICAS DE INFORMÁTICA        9

CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11


INTRODUÇÃO

Destaca-se nesse trabalho, a denominação da empresa, a origem de como ela foi constituída, sobre a natureza e o ramo de atuação, informações sobre o porte da empresa, relações entre os gestores e funcionários, produtos comercializados, meios de comunicação interpessoais, divulgação, uso da tecnologia, entre outras especificações da empresa.


  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A empresa Mercearia Brasil, foi constituída no ano de 2003, tendo como proprietários dois amigos que se tornaram sócios, esta, situada na cidade de Adamantina, interior de São Paulo.

Localizada em um pequeno bairro da cidade, um tanto quanto longe da área central repleta de estabelecimentos comerciais e mercados de médio e grande porte, motivo pelo qual surgiu a ideia da abertura da empresa. O pensamento inicial dos sócios e amigos eram de obter um ótimo lucro, pois, estando estabelecido o negócio em um local afastado, pela maior comodidade as pessoas do bairro e arredores frequentariam e comprariam em um local mais perto de suas casas.

Quanto a organização do pequeno estabelecimento, foi obtido aos poucos, sendo no princípio um pouco mais trabalhoso organizara-lo, porém com o tempo conseguiram adequar as coisas adequadamente. Iniciaram apenas os dois e mais uma funcionária, que trabalhava no setor de refrigerados, posteriormente os sócios tiveram que contratar mais um funcionário para poder atender a demanda de mais clientes.

A mercearia já considerada de porte médio, pode-se dizer que tem como principal ramo de venda, os produtos alimentícios, dentre eles mantimentos, condimentos, frios, lácteos, doces, salgados, bebidas, entretanto, também há a venda de outros produtos de natureza não alimentícia, como perfumaria, produtos de higiene, utensílios, não sendo esta a sua maior demanda em vendas, mas proporcionando também de qualquer forma lucro.

Os principais concorrentes do comercio são os mercados de grande porte, que podem oferecer seus produtos em um valor mais baixo, no entanto, estando eles distantes do bairro onde o pequeno empreendimento atua e devido à procura de mercadorias em que as pessoas tem pressa ou necessidade em obter, estando disponível bem próximo as suas casas, proporciona uma quantidade e percentual de vendas satisfatória ao pequeno empreendimento. A empresa também, busca manter um preço bem favorável aos clientes, para idealizá-los e conseguir manter a rotatividade de produtos novos.

Toda a organização e administração da empresa é feita pelos sócios, cabendo a eles inclusive a compra de mercadorias, contabilidade, contratação e demissões, divulgação, estratégias de promoções de seus produtos e análise de mercado. O caixa da mercearia é administrado por um dos sócios da empresa, cabendo a este também estabelecer os preços dos produtos e organizar as promoções, além de realizar o fechamento do caixa.

Ao outro sócio cabe toda a parte administrativa, organizar os livros contábeis, pagamentos e compras. Atuando os dois em conjunto nas demais tarefas incumbidas na administração da empresa, sendo as decisões tomadas em conjunto, visando sempre o melhor para a organização como um todo e seus clientes.

Acerca da contribuição da empresa em relação a ações que reduzam os impactos destrutivos ao meio ambiente, busca sempre contribuir da melhor forma possível, possui lixeiras seletoras para reciclar o lixo, em frente ao estabelecimento, incentivando os clientes que consumirem os produtos a jogarem os lixos em seus devidos lugares, também instrui seus funcionários a separarem devidamente entre perecíveis, plásticos e metais os resíduos produzidos pela empresa, de modo a contribuir com o meio ambiente. Ademais, usa-se luzes LED para contribuir com a diminuição de consumo de energia.

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A comunicação na empresa Mercearia Brasil é constante, tanto através de relatórios de ambos os sócios sobre as suas respectivas atividades exercidas em relação as suas funções na empresa, como a comunicação sempre pessoal entre eles esclarecendo dúvidas, dando sugestões, resolvendo os problemas.

Quanto a comunicação intrapessoal entre a equipe como um todo da empresa, acontece de forma constante, o desempenho dos funcionários é observado a todo tempo, já que trabalham no mesmo ambiente, e sempre que possível de forma imediata os colaboradores recebem feedback. Uma vez por semana é realizado uma reunião na primeira meia hora do dia para alinhar informações necessárias para o bom andamento da empresa durante a semana que se inicia. Alguns comunicados são deixados no quadro de avisos e são devidamente atualizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com