TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  18/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.556 Palavras (23 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 23

GESTÃO HOSPITALAR

PIM IV

Projeto Integrado Multidisciplinar

Hospital Memorial São José – Hospital e Clínicas

Inês Catarina Carvalho Silva

Natal/RN

2014

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE PRÁTICAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL NA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE DO HOSPITAL MEMORIAL SÃO JOSÉ - HOSPITAL E CLÍNICAS

Projeto Integrado Multidisciplinar                                                                                                            Apresentado na Faculdade Natalense de Ensino e Cultura, FANEC, no curso de Gestão Hospitalar como exigência parcial para a conclusão do quarto semestre de 2014.

Natal/RN

2014

RESUMO

        Trabalho acadêmico referente ao Curso de Gestão Hospitalar, para realizar um levantamento de dados das características e desenvolvimento de um plano estratégico de marketing no Hospital Memorial São José em Recife-Pe. Tem como objetivo integrar as disciplinas vistas em sala de aula durante o semestre, bem como o conhecimento prático. Visa buscar um método para o hospital melhorar a sua administração e sua estratégia de marketing.

Sumário

1- Introdução..............................................................................................................05

1.1- Porte da empresa................................................................................................06

1.2- Principais serviços...............................................................................................07

1.3- Posicionamento da empresa no mercado nacional e internacional....................08

1.4- Principais concorrentes.......................................................................................11

1.5- Serviços hospitalares de apoio e equipamentos hospitalares............................13

1.6- Administração de enfermagem hospitalar...........................................................15

2.1- Plano de implementação de Marketing para empreendimentos de saúde.........17

2.2- Plano de Auditoria para empreendimentos de saúde.........................................19

2.3- Plano de enfermagem e farmácia hospitalar.......................................................21

2.4- Utilização de estratégia de desenvolvimento sustentável...................................23

3- Conclusão..............................................................................................................25

4- Referências............................................................................................................26


Introdução

        O Hospital Memorial São José foi inaugurado em 02/06/1989, com a missão de prover soluções integradas de excelência em saúde com segurança e atendimento humanizado. Possui uma grande estrutura com capacidade de 155 leitos projetados para oferecer o máximo de conforto aos seus pacientes. Essa estrutura coloca o Hospital Memorial São José na vanguarda da prestação de serviços na área da saúde no país. Sempre primando pela qualidade dos seus serviços.

        É um dos mais completos centros de diagnósticos do Brasil, por possuir diversas especialidades como a cirurgia bariátrica, angiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, distúrbios do sono, hepatologia, transplante de medula óssea, radiologia intervencionista, neurologia, pneumologia, entre outros.

        

1.1 - Porte da empresa

        O Hospital Memorial São José foi fundado em junho de 1989 e fica localizado na cidade de Recife-Pe. Tem uma infraestrutura física que congregam num complexo de seis prédios, equipamentos de última geração e um dos mais completos centros de diagnóstico do Brasil. Tudo isso permite que os pacientes façam no próprio hospital qualquer exame ou procedimento.

        Essa estrutura o coloca na vanguarda da prestação de serviços na área da saúde no país. Sempre primando pela qualidade dos seus serviços, o Hospital Memorial São José dispõe de 155 leitos projetados para oferecer o máximo de conforto aos pacientes. Tem o propósito de primar pela qualidade dos serviços e desafiar o mercado com inovações tecnológicas e procedimentos de alta complexidade, antes realizados apenas fora do País.

        Além de urgência multidisciplinar, o hospital conta em sua estrutura física com UTIs adulto, pediátrica, neonatal, e coronariana e 3 centros cirúrgicos, sendo um exclusivo para o Memorial Mulher. O espaço exclusivo para atendimento do público feminino traz um novo conceito em maternidade destinado a gestante e o seu bebê, com capacidade para realizar procedimentos que não necessitem mais que 12 horas de internamento e mais de 15 unidades médicas das mais diversas especialidades.         O Hospital procura sempre seguir as normas das Secretarias de Saúde e da ABNT, buscando sempre o melhor para o paciente e profissional. Devido a sua capacidade de atender bem, está em processo de Acreditação.

1.2 - Principais serviços

        O Hospital Memorial São José oferece os mais diversos serviços na área da saúde, como cardiologia, cirurgia bariátrica, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, distúrbios do sono, ginecologia, hepatologia, entre outros.

        A qualidade nos serviços de saúde deve ser constantemente auferida e aperfeiçoada, tornando-se alvo constante dos esforços dos atores envolvidos neste contexto, tendo em vista a maior satisfação dos que necessitam desses serviços. Entretanto, em torno do conceito de qualidade em saúde, existem grandes debates que sinalizam para o desafio de estabelecer significado para um conceito no qual encontram-se intricados aspectos científicos, culturais e sociais. Certas particularidades da gestão de organizações hospitalares podem representar entraves à aplicação de programas de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (190 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com