TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  19/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.946 Palavras (12 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Relatório PIM II

JUNHO/ 2019

NOME: ANDERLANY DE FIGUEIREDO HOLANDA RA: 1965939

RESUMO

Este trabalho procurou realizar uma análise na empresa Rasteira Móveis para identificar as práticas que a organização utiliza, como também fazer uma relação com o conteúdo estudado no segundo bimestre do curso de Gestão de Recursos Humanos, levando em consideração a economia e mercado para avaliar o cenário micro e macroeconômico, assim como os conceitos relacionados aos recursos materiais e patrimoniais, e também as técnicas matemáticas que a empresa utiliza em prol da melhoria na tomada de decisões. O desenvolvimento do trabalho foi embasado em um estudo bibliográfico e uma pesquisa exploratória. Através dessa pesquisa foi possível perceber que a empresa Rasteira móveis trabalha de forma integrada e apesar de suas limitações possui uma administração considerada razoável.

Palavras chaves: Economia, mercado, recursos, matemática.

INTRODUÇÃO

O contexto organizacional tem sofrido continuas mudanças, com isso, ter um conhecimento sobre questões econômicas referente ao comportamento de preços, política salarial ou até mesmo sobre os efeitos da inflação torna-se cada vez mais relevante, principalmente na forma de avaliar o mercado, tanto para solucionar problemas microeconômicos como os macroeconômicos da empresa.

Sabe-se que o mercado está cada vez mais competitivo, os clientes estão se tornando mais exigentes, principalmente no quesito qualidade, assim, as empresas que querem se destacar nesse meio, necessitam de ferramentas para se posicionar no mercado e conseguir o seu diferencial. Nesse sentido, este trabalho visa fazer uma análise do objeto de estudo, para apresentar à empresa uma visão mais ampla da situação em que se encontra, seja ela positiva ou negativa.

Com este projeto pretende-se estudar a estrutura organizacional da empresa Rasteira Móveis, levando como base as disciplinas de Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais, e Matemática Aplicada, com intuito de pôr em prática as teorias estudadas para demonstrar o grau de aproveitamento e também adquirir conhecimentos por meio da pesquisa.

A empresa apresentada nesse estudo é de propriedade privada, atua principalmente no ramo industrial oferecendo móveis com predominância de madeira, está localizada na cidade de Tabatinga-AM, atualmente conta com 35 funcionários divididos nos diversos níveis hierárquicos.

Assim, o PIM II tem como objetivos: destacar os principais aspectos micro e macroeconômicos do mercado em que a empresa Rasteira Móveis trabalha, analisar os processos para a gestão dos recursos patrimoniais e materiais, principalmente no que diz respeito a estoques, e por fim, descrever as principais técnicas matemáticas que a empresa utiliza para sua eficácia

O desenvolvimento dessa pesquisa partiu, primeiramente, de um estudo bibliográfico, que segundo Lakatos “a pesquisa bibliográfica é um apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados, revestidos de importância, por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema” (LAKATOS, 2003, p. 158). Dessa forma, traz um conjunto de informações pertinentes ao tema coletadas em diversas fontes. Para o desenvolvimento da metodologia de todo trabalho, utilizou-se como tipo de pesquisa a exploratória e possivelmente algumas entrevistas, para Gil (2008):

As pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias [grifo do autor], tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. De todos os tipos de pesquisa, estas são as que apresentam menor rigidez no planejamento. Habitualmente envolvem levantamento bibliográfico e documental, entrevistas não padronizadas e estudos de caso. (p.27)

Dessa forma, esse projeto busca abordar, inicialmente, os aspectos relevantes para a economia do mercado, tais como a macro e microeconomia, na segunda parte apresentar-se-á a importância da gestão de recursos materiais e patrimoniais, na terceira, será destacada as técnicas matemáticas que a empresa utiliza na sua gestão. Por fim, após a análise serão apresentadas sugestões fundamentadas em conceitos e na pesquisa realizada.

1. ECONOMIA E MERCADO

Vasconcellos (200?) define a economia como:

[...] ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas. (p.3)

A economia possui como objeto de estudo a forma ou recurso utilizado para “economizar”, ou seja, a escassez. Segundo Vasconcellos (200?, p. 1) a “A escassez surge em virtude das necessidades humanas ilimitadas e da restrição física de recursos”, afirma também que:

Nenhum país, mesmo os países ricos, são auto-suficientes, em termos de disponibilidade de recursos produtivos, para satisfazer a todas as necessidades da população. (p. 1)

A escassez é algo comum para todos os países sejam eles altamente desenvolvidos ou não, se esta não existisse seria em vão o estudo de questões como o crescimento econômico ou a inflação, já que esses problemas não existiriam. Dessa forma, todas as sociedades precisam fazer escolhas, uma vez que as necessidades humanas são ilimitadas e os recursos produtivos são escassos, elas são obrigadas a escolher O QUE e QUANTO produzir, COMO e PARA QUEM produzir. Para Moreira (2009):

Compete à Ciência econômica, como sua mais importante função, reunir um máximo de informações que possibilite completo diagnóstico da relevância de cada um desses problemas e suas diversas formas de solução. (p. 13)

A questão O QUE e QUANTO produzir, parte do pressuposto de que é preciso considerar a escolha do que produzir, e quando isso é feito, automaticamente é eliminada a possibilidade de produzir outro bem. Em seguida, a questão COMO produzir, envolve as possibilidades tecnológicas de produção, ou seja, é uma questão de eficiência. Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com