TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  23/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.222 Palavras (13 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA

FERNANDO SOUZA DOS SANTOS

LEATHER FASHION

 PROETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I

FRUTAL/MG

2019

Fernando Souza dos Santos – RA 1952483

LEATHER FASHION

 PROETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I

Trabalho Integrado Multidisciplinar - PIM II, apresentado como um dos pré-requisitos para obtenção do título de Gestor de Processos Gerenciais apresentado à Universidade Paulista/ UNIP.

        

Orientador (a):

FRUTAL/MG

2019

RESUMO

Apesar do momento nada cômodo que o Brasil vivencia no âmbito dos negócios de forma geral, iremos mostrar neste trabalho, com base nos conhecimentos adquiridos das disciplinas aprendidas deste bimestre, Econômia e Mercado, Matemática Aplicada e Recurso Materiais e Patrimoniais, que ainda existe uma luz no final do túnel e que podemos acreditar no mercado de couro, que sempre foi um mercado fortíssimo no nosso país, principalmente na exportação deste produto nobre. No presente trabalho, falaremos do momento econômico/financeiro do Brasil e sua influência no mercado do couro, mais especificamente da empresa aborada, o uso de cálculos matemáticos dentro da empresa, seus recursos materiais e patrimoniais, entre outros assuntos que vamos abordar, em uma das empresas que desponta no mercado coureiro na exportação e venda interna de couro semi acabado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica .

Palavras-chaves: empresa – trabalho – couro - Brasil.          

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO        6

2.1 Denominação e forma de constituição        6

2.2 Dados e fatos relevantes da origem da empresa        6

2.3 Natureza e ramo de atuação        6

2.4 Porte e informações da empresa        6

2.5 Força de trabalho (número de funcionários)        7

2.6 Principais produtos        7

2.7 Principais concorrentes da organização        7

2.8 Organograma        8

2.9 Atuação na gestão ambiental        8

3. Comunicação empresarial        9

3.1 Comunicação da área administrativa        9

3.1.1 Funcionários internos        9

3.1.2 Parceiros        9

3.1.3 clientes        9

3.2 Importância da comunicação        10

4. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA        11

CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13

1. INTRODUÇÃO

Neste PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I, vamos falar e conhecer sobre uma das maiores empresas exportadoras de couro semi acabado do Brasil no segmento automotivo e moveleiro. Tratra-se da empresa Leather Fashion, situada no estado do Rio Grande do Sul, na região do Vale dos Sinos, na cidade de Campo Bom, uma região que já foi mais privilegiada no ramo coureiro calçadista e que hoje vive a triste realidade da crise que afeta o país inteiro.

A Leather Fashion  já está no mercado à 16 anos, é uma empresa de grande porte, que possui dois sócios e conta com 320 colaboradores divididos nas diversas áreas da empresa, que vamos ter o privilégio de conhecer durante este trabalho.

Uma empresa reconhecida mundialmente por seu produto e também por seus certificados ISO9001 e LWG classificação GOLD, conquistados em 2012.

Neste trabalho, vamos abordar assuntos relacionados ao momento econômico que o Brasil vive, quais foram os impactos que isso causou e vem causando dentro da empresa estudada, vamos falar sobre a macroeconomia, suas interdependências e consequências dentro da empresa, sobre cálculos matemáticos que são diariamente utilizados dentro da empresa para gerir o negócio, será abordado assuntos sobre a logística adotada pela empresa, gerenciamento de recursos materiais, planejamento, controle de estoques, atendimento de clientes, entre outros assuntos abordados no desenvolvimento desse projeto.

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I, está todo fundamentado nas disciplinas estudadas no segundo bimestre.

2. ECONOMIA E MERCADO

2.1 Cenário Econômico/financeiro do Brasil

Para quem acreditou que com a troca de governo, as coisas no Brasil tomariam o rumo certo, se enganou, com o novo governo assumindo o país tem assumido posições que não mostram a melhora do quadro econômico do país, afetando as classe mais baixas até mesmo a classe média, uma vez que o país caminha para uma direção onde não há diminuição do desemprego, o desenvolvimento econômico quase nulo, aumento da pobreza e cortes de investimentos nos serviços de direitos da população, o que demonstra que o povo brasileiro terá sim, a qualidade de vida cada vez mais comprometida, havendo cortes cada vez maiores em diferentes setores como nas pesquisas científicas, na educação e saúde do país.

Com toda esta situação o Brasil perde também a possibilidade de ter mais investidores internacionais presentes no país, pois os mesmos irão procurar economias mais estáveis para investimentos.

Pode-se dizer que dentro do mercado do couro hoje, vivemos um cenário oligopolista, onde temos um pequeno número de empresas produzindo ainda que discretamente, em uma demanda razoavelmente considerável. Neste cenário encontra-se a empresa deste trabalho.

 

2.2 Impactos Econômicos no Ramo Coureiro

Por uma notável preocupação do governo com os problemas estruturais que o país vive, vive-se um momento nada confiável dentro do cenário econômico, obrigando as empresas a se conter com relação à investimentos fortes, pois tentam desta forma amenizar o impacto negativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com