TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  28/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.265 Palavras (18 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 18

RESUMO

Trabalho na modalidade de projeto sobre características e práticas de gestão de uma organização real analisada no caso, o Hospital Santa Casa de Caridade de Ouro Fino, localizada na idade de Ouro Fino MG, relacionando-as de forma crítica com os fundamentos teóricos aprendidos na teoria, das disciplinas Fundamentos da gestão financeira, Contabilidade e Estatística aplicada, como prática complementar do processo de aprendizagem do curso de Gestão Financeira da UNIP Interativa – Universidade Paulista.

Palavras-chaves: Fundamentos da Gestão Financeira, Contabilidade, Estatística aplicada.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 RENTABILIDADE DA EMPRESA

2.1 IMPORTANCIA DO GESTOR FINANCEIRO

2.2 AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA FUTURA DA EMPRESA

2.3 ERROS MAIS COMUNS NA GESTÃO FINANCEIRA

3 CONTABILIDADE

3.1 PATRIMÔNIO

3.2 BALANÇO PATRIMONIAL E PATRIMÔNIO LÍQUIDO

3.2 BALANÇO CONTÁBIL DA EMPRESA

3.3 QUADRO DO BALANÇO PATRIMONIAL

3.4 LIQUIDEZ DA EMPRESA

3.5 GRAU DE ENDIVIDAMENTO DA EMPRESA

4 ESTATÍSTICA APLICADA

4.1 CALCULANDO A MÉDIA

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

6 REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

O trabalho é parte integrante do currículo pedagógico da UNIP Interativa – Universidade Paulista. O Projeto Integrado Multidisciplinar-PIM III, tem como característica estrutural o desenvolvimento de um trabalho no formato de projeto, onde o aluno busca a inserção nas práticas gerenciais fundamentadas nos ensinamentos teóricos apreendidos nas disciplinas ministradas em cada bimestre letivo, através de levantamento das características e práticas de uma organização real escolhida pelo aluno matriculado no curso.

Neste PIM III, referente ao segundo bimestre do 2º semestre de 2015, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, faz-se um diagnóstico organizacional da empresa Hospital Santa Casa de Caridade de Ouro Fino, objetivando identificar de forma crítica suas práticas de gestão sob o prisma das disciplinas Fundamentos da gestão financeira, Contabilidade e estatística aplicada.

A metodologia adotada foi à coleta de dados, pela visita presencial aos diversos setores, entrevistas com o coordenador e acesso a os dados da contabilidade empresarial da empresa pesquisada, no caso o Hospital Santa Casa de Caridade de Ouro Fino.

2 RENTABILIDADES DA EMPRESA

A gestão financeira tem como objetivos fundamentais a Estabilidade, no sentido da não afetação do ciclo produtivo, (os inputs necessários) por falta de pagamento e ser assegurada a capacidade de desenvolvimento da empresa concretizada no seu esforço de investimento, sem que o risco de falência ou insolvência seja demasiado elevado e a Rendibilidade, no sentido de minimização dos custos assumidos perante terceiros a fim de obter os meios financeiros indispensáveis ao seu financiamento, o que implica obter nas melhores condições de prazo e taxa para esses mesmos fundos, e maximização dos proveitos a receber de terceiros resultantes da

aplicação nas melhores condições de prazo e taxa de meios financeiros que liberta. A rentabilidade tem como principais pontos:

A análise e Planeamento Financeiro que analisa os resultados financeiros e planeia ações necessárias para obter melhorias, no caso do Hospital estudado o planejamento financeiro é feito através das analises dos relatórios de vendas e despesa analise do ultimo DRE, este planejamento é feito pela contabilidade do Hospital e repassado para a diretoria para futuras tomadas de decisões. Para uma empresa sobreviver e manter-se num mercado cada vez mais competitivo torna-se necessário que o empresário tome suas decisões apoiadas em Informações precisas e atualizadas.

A Captação e Aplicação de Recursos Financeiros que analisem e negociem a captação dos recursos financeiros necessários, bem como a aplicação dos recursos financeiros disponíveis.

O Crédito e Cobrança que analisa a concessão de crédito aos clientes e administra o recebimento dos créditos concedidos.

O controlo de Caixa que efetua os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa. O objetivo do Controlo de Caixa é registar as entradas e saídas realizadas de recursos financeiros e apurar o saldo disponível. Este controle financeiro deverá ser feito diariamente.

O controle das Contas a Receber relativas às prestação do serviço a prazo e ao controlo das Contas a Pagar relativas às compras a prazo, impostos, despesas operacionais, e outras.

A Contabilidade que regista as operações realizadas pela empresa e emite os relatórios contabilísticos.

Em termos de análise da área financeira de uma empresa, a base de trabalho é necessariamente constituída pelos dados fornecidos pelo Departamento Contabilístico, quer como consequência das exigências legais (fiscais e/ou outras) quer decorrente das necessidades de informação dos gestores como ponto de partida e base da tomada das principais decisões estratégicas.

As demonstrações financeiras procuram fornecer informação sobre o património e riqueza da empresa sobre diferentes perspectivas. O Balanço permite-nos obter uma fotografia do património das empresas sob duas ópticas: coisas (temos o ativo –constituído pelo imobilizado, existências, débitos de clientes e dinheiro – e o passivo –empréstimos bancários, dívidas a fornecedores) e em valor (situação líquida – capital inicial, aumentos sequentes e resultados gerados).

Para obtermos uma evolução no tempo da riqueza da empresa podemos também fazê-lo sob as mesmas ópticas: se o objetivo for medir a evolução ao nível das coisas utilizamos a demonstração de fluxos de caixa ou de tesouraria, ao passo que para medir a evolução em termos de valor temos a demonstração de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com