TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE SECRETARIADO

Por:   •  25/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  1.036 Visualizações

Página 1 de 7

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE SECRETARIADO

RELATÓRIO PIM I

Brasília – DF/2020

RESUMO

O Projeto Multidisciplinar Integrado I do curso de Secretariado aborda como a empresa Coca-Cola, que atua no ramo de fabricação e comercialização de bebidas não alcoólicas e concentradas em xaropes, lida com a gestão empresarial em termos das teorias gerais da administração, comunicação empresarial interna e das tecnologias usadas a favor de sua comunicação e informação.

Palavras-chaves: Administração; Comunicação empresarial; Tecnologias


ABSTRACT

The Integrated Multidisciplinary Project I of the Secretariat course addresses how the company Coca-Cola, which operates in the field of manufacture and marketing of non-alcoholic drinks and concentrated in syrups, deals with business management in terms of general management theories, internal business communication and the technologies used in favor of their communication and information.

Keywords: Administration; Business Communication; Technology

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO5

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO6

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL..........................................................................................6

TÉCNICAS DE INFORMÁTICA..............................................................................................8

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................................9

REFERÊNCIAS........................................................................................................................10

        

INTRODUÇÃO

Pretende-se com este trabalho analisar a empresa Coca-Cola Brasil em seus aspectos organizacionais, tanto na gestão empresarial em termos de administração, como na comunicação empresarial interna e das técnicas de informática utilizadas, baseando-se nas disciplinas apresentadas no primeiro semestre.

Os dados obtidos foram coletados nos sites oficiais da empresa no Brasil, a qual possui informações necessárias para realizar a pesquisa de forma qualitativa.

A empresa selecionada possui atualmente nove segmentos, entre eles: refrigerantes, água, chás, néctares, sucos, lácteos, água de coco, bebidas esportivas e bebidas vegetais. Por trás desses exemplos, estão mudanças estruturais grandes, como a criação de uma nova vice-presidência para todas as bebidas que não são refrigerantes.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Durante a Segunda Guerra Mundial, foi concedido aos soldados uma Coca-Cola gelada por apenas US$0,05 para a matar a sede quando necessário, e assim foi construído mini fábricas em Recife onde foi fabricado o primeiro refrigerante da Coca-Cola em solo brasileiro. A Coca-Cola Brasil, é uma subsidiária da The Coca-Cola Company, foi fundada em 18 de abril de 1942 no Rio de Janeiro. Em 1945 e no final da segunda guerra foi estabelecido o sistema de franquia que teria se iniciado no Rio Grande do Sul na Industrial de Refrescos.

Um dos objetivos táticos adotados pela Coca-Cola Brasil foi de ser pioneiro em reciclagem no Brasil, após concluir o objetivo tático a empresa aplicou seus objetivos operacionais que se baseava na fabricação da lata de alumínio 100% reciclável e a garrafa plástica Superfamília retornável de 1,5L, atendendo assim também as exigências da legislação internacional de proteção ambiental.

Segundo o site da Coca-Cola Brasil, a política de gestão da qualidade da Coca-Cola Brasil é baseada em sete princípios. São eles: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, tomada de decisão, melhoria contínua e gestão de relacionamento. Esses princípios relatam que existem os papéis propostos aos administrados por Henry MintzBerg, sendo completamente necessário para a empresa ter uma boa relação com o consumidor, com os subordinados e com os negócios internos e externos.

A CallCenter Coca-Cola Brasil funciona desde julho de 2003 e segue o método de administração científica taylorismo, cujo objetivo é aumentar a produtividade do trabalho. Porém, a forma como este método é dada é desumana, pois visa apenas o desempenho analisado pelas tarefas propostas ao trabalhador transformando-o em uma máquina que não sente, pensa e é incapaz de tomar iniciativas. O trabalho com movimentos repetitivos e a cobrança sem fim torna o ambiente de trabalho em um local estressante e desgastante.

  1. COMUMICAÇÃO EMPRESARIAL

A comunicação empresarial tem como objetivo manter as informações e o diálogo com os públicos envolvidos, como o público externo e interno, governos, comunidade à sua volta e etc. A comunicação é um dos principais elementos para o bom funcionamento de qualquer empresa, contribuindo para um ambiente organizacional para todos. É preciso que a imagem corporativa da empresa seja vista sempre de uma forma positiva, para que os stakeholders (públicos de interesse) tenham uma boa impressão e se identifiquem com o negócio.

A reputação da empresa é a imagem construída ao longo do tempo que temos refletida em nossa mente. Além disso, é de extrema importância que a reputação da empresa seja construída de forma positiva, pois uma vez manchada pode influenciar de forma negativa toda a empresa, pois a reputação sinaliza a atratividade geral da empresa para consumidores, investidores, fornecedores e comunidade local.

 A Coca-Cola conta com a ajuda das propagandas e do marketing para vender seus produtos desde os anos 50 quando o slogan “Isto faz um bem” marcou as ações publicitárias e foi tema das propagandas por 14 anos.

[pic 2]

                                                                               

 https://www.cocacolabrasil.com.br/sobre-a-coca-cola-brasil/a-historia-da-coca-cola-brasil

Essas propagandas contribuíram com a associação de atributos positivos como prosperidade, otimismo, bem-estar, emoção, felicidade. No Brasil, em 1943 os anúncios estimulavam e ensinavam os consumidores a degustar o produto. “Tome Coca-Cola bem fria. Uma Coca-Cola bem fria não só aplaca a sede, como também é deliciosamente refrescante” diz um cartaz de 1943.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (172.3 Kb)   docx (61 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com