TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  31/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 7

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

Mozarlãndia-Go/2019

Nº.

NOME

RA

01

MARIA DHENY RODRIGUES

1930520

02

03

04

05

06

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórico-prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

67cec334-2fe0-4e54-970b-2f6f80b4d55a

[pic 2]

INTRODUÇÃO

   O projeto apresentado tem por objetivo aplicar os conhecimentos obtidos no bimestre vigente, com base nas seguintes disciplinas: Comunicação Empresarial, Fundamentos da Administração, Técnicas de Informáticas. Pondo em prática as teorias aprendidas.

   O PIM I tem o intuito de realizar um diagnóstico na empresa pesquisada e identificar práticas executadas na organização e estabelecer relações com as teorias estudadas no curso Superior de Gestão de Recursos Humanos.

   A empresa escolhida é a Baependi Agropecuária S/A km 66 filial, uma grande empresa na produção de soja e outros insumos com sede em São Paulo, em Goiás na fazenda São Luis município de Nova Crixás, onde foi visitada para pesquisa e coleta de dados, conhecendo os departamentos plantio e colheita, realizando entrevista com o assistente financeiro João Carlos Filho Rodrigues com o auxilio do Gerente da fazenda José Estáquio.

   Portanto, será feita visita de campo para verificar todos os aspectos da empresa, no que diz respeito às matérias estudas no curso. Tendo com objetivo demonstrar em pratica o aprendizado da teoria estudada no bimestre, sendo de muita importância para o aluno que possui a oportunidade de colocar em pratica as teorias estudadas durante o bimestre, para melhor fixar as matérias no conhecimento do estudante.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A empresa escolhida foi Baependi Agropecuária S/A, produtora de soja, embora a sede situa-se em São Paulo, a filial em Goiás fazenda São Luis município de Nova Crixás fora visitada para coleta de campo onde pôde se observar a plantação da soja é inicio da colheita, que já no primeiro talhão esse de 80 hectares 67 sacas e no segundo cerca, de 72 sacas por hectares superando a media de Goiás que é de 65 sacas por hectares, embora faltem ainda 910 hectares já se nota que assim como nos últimos três anos, o quarto ano da safra da soja irá prosperar.

   Quando toda a colheita da soja é coletada geralmente é levada aos dissecadores onde ficam por um tempo esperando o preço de a soja subir e a procura aumentar, onde será medida sua pureza, qualidade e classificada. Caso o preço da soja já esteja na alta já sai direto para os compradores que geralmente são Comigo ou Brejeiro, podendo ter outros depende da procura e alta da soja.

   A empresa filial possui cerca de 30 funcionários em Goiás, entre mecânicos, operadores de maquinas, serviços gerais, gestores de primeira e segunda linha. A safra dura em torno de 7 meses, sendo 50 dias pra plantar 100 dias para ela ficar a ponto de colher usando dessecante e mais 60 dias de colheita.

   Os gestores possuem liderança democrática (White; Lippitt) muito bem descrita pelo professor Livaldo dos Santos no livro fundamentos da administração, o líder exerce um controle brando sobre os liderados. A sua presença entre os subordinados é constante, dando espaço á participação nas decisões a serem tomadas. As metas são estabelecidas conjuntamente entre chefes e subordinados. O modelo de gestão é APO, administração por objetivos voltada para resultados, estabelecem metas e objetivos organizacionais, desenvolvem planos de ação, faz revisão e avaliação periódica .

   O professor Livaldo dos Santos relata ainda em seu livro Fundamentos da Administração são necessários termos objetivos e metas que serão norteados pelas atuações estratégicas, táticas e operacionais, a empresa trabalha com uma grande estrutura de funcionários em sua base operacional e de planejamento esta estrutura promove um bom desenvolvimento principalmente com seus clientes.

   As metas da empresa em relação a cada área são traçadas diariamente e semanalmente em reuniões de planejamentos, todo um planejamento é feito de estoque, funcionários, clientes, investimentos e diversos outros assuntos que fazem parte da busca de metas, não se esquecem de nada em relação ao andamento da empresa.

Bastante preocupada no que diz respeito à sustentabilidade, impactos ambientais nota-se por toda a extensão da organização lixeiras com identificação para separação de lixo adequadamente, reciclagem de papeis e plásticos, retorno de embalagem de inseticidas e produtos que não devem de forma alguma estar no meio ambiente.

 Essa coleta para a reciclagem é doada para catadores locais para que deem o destino correto e tenha sua própria lucratividade. Tudo é reutilizado ou reaproveitado de forma consciente pela empresa.

   Por não possuírem grandes concorrentes já que são os compradores é que procuram a soja não há propagandas, merchandising como citado no livro de comunicação empresarial.

   Apesar disso a Baependi em Goiás cresce cada dia, todo ano uma área da fazenda onde está situada é acrescentada aumentando a plantação para suprir a demanda, ano passado foram plantados 1080 hectares esse ano a meta é 1500 hectares. Isso mostra que a empresa é bem estruturada, e que realmente os fundamentos da organização estão inseridos nesta empresa, isso facilita a comunicação nos processos e é de fácil entendimento.

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

As técnicas de comunicação empresarial na empresa Baependi Agropecuária S/A Goiás km 66 ocorre de forma muito organizada. A professora Solimar Garcia descreve no livro Comunicação Empresarial, elementos da comunicação, contendo todos os meios de comunicação os problemas que podem ocorrer e o principal o feedback dado ao emissor da mensagem, na empresa o processo de feedback ocorre de forma continua entre CEO, gerentes, diretores e coladores em geral, o gerente sempre está em contato com seus funcionários para acompanhar os resultados do dia-a-dia, é uma organização com reuniões semanais ou diárias (principalmente na safra de Novembro a Maio) para acompanhar os resultados de sua liderança, e isso traz um valor ao profissional que está executando a tarefa, de forma, com que escuta o que tem de bom e escuta o que tem a melhorar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (200.7 Kb)   docx (110.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com