TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  16/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 8

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

Pirapora/2019

Nº.

NOME

RA

01

Karina Sacerdote de Souza e Sousa

1910100

02

03

04

05

06

Trabalho interdisciplinar do Projeto Multidisciplinar (PIM I), com base nas disciplinas de Fundamentos da administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de informáticas, aplicadas á empresa Sicoob Aracoop – Cooperativa de Crédito do Triangulo Mineiro e São Francisco Ltda.

INTRODUÇÃO

           O Sicoob Aracoop foi constituído em 13 de maio de 1999, por um grupo de comerciantes na cidade de Araguari-Mg. Uma cooperativa preocupada com o desenvolvimento da cidade, buscando aliar forças para fortalecer o empresário, utilizando do ideal cooperativista como forma de crescimento e soluções. O sicoob Aracoop é de grande importância nas cidades onde atua, tem como missão "Gerar soluções financeiras adequadas e sustentáveis, por meio do cooperativismo, aos associados e às suas comunidades".

           Tem como valores: transparência, comprometimento, respeito, ética, solidariedade e responsabilidade. Para alcançar a missão e os objetivos, vamos analisar os fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática dentro dessa conceituada empresa.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

       Administrar consiste em tomar decisões relativas ao estabelecimento de objetivos estratégicos, táticos e operacionais, elaboração de estratégias de curto, médio e longo prazos e criação de sinergia entre as partes organizacionais, visando atingir os objetivos organizacionais.

      Cooperativa de crédito de livre admissão que atua no ramo bancário. Empresa de médio porte, composta por 88 colaboradores e atua em 30 cidades de Minas Gerais, deste do triangulo mineiro ao norte de minas.  O que é uma cooperativa? Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. (Conceito apresentado no Congresso Centenário da Aliança Cooperativista Internacional, em setembro de 1995, em Manchester, na Inglaterra)

      O Sicoob Aracoop  é  uma cooperativa preocupada com o desenvolvimento das cidades aonde atua, buscando aliar forças para fortalecer o empresário, utilizando do ideal cooperativista como forma de crescimento e soluções.Dividir desafios, somar esforços, subtrair as dificuldades. Essa é a "matemática" do cooperativismo.  

    A empresa tem uma visão acertada que é "Ser reconhecido como a principal instituição financeira propulsora do desenvolvimento econômico e social dos associados", com valores definidos pela sua administração para alcançar seus objetivos, segue os valores:

     

  • Transparência,
  • Comprometimento,
  • Respeito,
  • Ética,
  • Solidariedade,
  • Responsabilidade.

            O sicoob aracoop tem uma relação importante socioambiental, estabelecida em politicas administrativas bem definidas em sua gestão. Isso é observado em especial as suas linhas de crédito rural .pela sua relevância, ganhando premio somoscoop, terceiro lugar no Brasil categoria desenvolvimento sustentável.

        Conta com um leque bem diversificado de produtos. São eles: investimento (poupança e RDC), seguros (auto, residencial) cartões ( bnds, visa e mastercard) , serviços para conta corrente, consórcio, crédito rural, sicoob previ, internet banking.

                                       A Cooperativa de Crédito do Triângulo Mineiro e São Francisco Ltda. –                              Sicoob Aracoop, CNPJ nr.03.320.525/0001-00, constituída em 13 de maio de 1999, neste Estatuto     Social designada simplesmente de Cooperativa, é instituição financeira não bancária, sociedade cooperativa de responsabilidade limitada, de pessoas, de natureza simples e sem fins lucrativos, regida por este Estatuto Social e pela legislação vigente, tendo. (estatuto social aprovado em assembleia geral em 01 de agosto 2018)

    O sicoob aracoop é composto pelo diretor presidente do conselho de administração, diretor de desenvolvimento, diretor de coordenação e administrativo. Mas todos os associados são detentores de poder e fazem parte das decisões da cooperativa.

   

  1. C OMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

           A comunicação é uma das mais importantes atividades desempenhadas e se faz necessária dentro de uma organização para que haja troca de informações importantes e claras para o progresso e bom andamento de uma empresa. Sendo a comunicação uma das necessidades humanas mais antigas.

          Existem elementos que compõem o processo de comunicação, tais são: fonte, emissor, receptor, mensagem, ruído, canal, contexto, mas há também elementos que podem dificultar a comunicação dentro da empresa, e devem ser detectados e sanados. ‘’[...] a comunicação organizacional escrita ainda é praticada com inúmeras deficiências, tanto operacionais quanto de qualidade ‘’[...] (Machado; 2003, p.6).

       É de sua importância a necessidade de uma boa e limpa comunicação, para que haja noticias, orientações, e informações  distorcidas  que podem denegrir a imagem externa e interna da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com