TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  21/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 6

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

COTIA/2020

Nº.

NOME

RA

01

02

03

04

05

06

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

INTRODUÇÃO

Abordaremos ao longo do presente trabalho, o estudo e pesquisa feitos na empresa Ambev.

A Ambev tem 20 anos de existência, foi a primeira multinacional brasileira, e é uma das mais importantes indústrias de bebidas do país. Seu objetivo sempre foi o de impulsionar o ramo de bebidas no Brasil, trazer novas marcas para o mercado, ampliar a criação de novos produtos, prezando sempre pela qualidade, além de gerar empregos e recursos.  

Discutiremos sobre a administração, o planejamento estratégico, a gestão de pessoas, a comunicação empresarial e as técnicas de informática da empresa mencionada.

Essas ferramentas são fundamentais para que qualquer empresa, independente do porte, se mantenha firme no mercado. Veremos ao longo do estudo a importância de cada uma.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A palavra administrar tem origem do latim, é composta por ad = direção, tendência para; e minister = subordinação ou obediência. A administração é um processo que consiste na coordenação e organização do planejamento do trabalho a ser desenvolvido, utilizando de pessoas e recursos organizacionais, a fim de alcançar os objetivos da empresa.

Ao longo do tempo, o conceito da administração já teve diversas visões, já foi considerada uma ciência ou uma arte, ou até mesmo ambas, mas em todas as concepções já vistas, chega-se à conclusão de que sem ela, não é possível alcançar os resultados esperados, não só nas organizações, mas precisamos muito da administração também no nosso dia a dia.      

Quando falamos no administrador temos uma das peças principais para o sucesso da administração. Ele é quem lidera a equipe, elabora os planos a serem traçados e toma as decisões mais importantes. Conforme Stoner (1999), o administrador é classificado em:

  • Gestores de primeira linha (identificados como o nível mais baixo na pirâmide organizacional, normalmente lidera apenas a classe operária de trabalhadores);
  • Gestores médios (estão no nível intermediário, são responsáveis por liderar os gestores de primeira linha, podendo comandar a classe operária eventualmente);
  • Altos gestores (CEO) – (são chamados de presidente ou vice presidente. Ocupam o mais elevado nível da pirâmide organizacional. São responsáveis pelo planejamento estratégico da organização global).

Um administrador deve ter uma boa liderança, pois terá influência sobre outras pessoas e é visto como um “símbolo”. Ser flexível, ter uma boa comunicação, tanto oral quanto escrita, estar atento à todas as áreas da organização para tomar as decisões de forma coerente, saber ouvir (funcionários, clientes, fornecedores, para que ambos tenham motivação dentro e fora da empresa) e ter habilidades para lidar com situações adversas.  

Na pesquisa feita na empresa Ambev, verificou-se que eles aplicam muitas dessas práticas administrativas e priorizam sempre as pessoas. Lá os líderes são avaliados conforme o desempenho da equipe. Ou seja, se a equipe exerce um ótimo trabalho, é porque está motivada e teve boas instruções dos superiores. A gestão de pessoas da Ambev trabalha com o princípio de que o profissional cresça de acordo com a sua capacitação e que seja recompensado adequadamente através de um plano de carreira, salários compatíveis com o mercado e diversos benefícios.

  A teoria administrativa predominante na empresa estudada, é a neoclássica, pois preocupa-se para que o trabalho seja feito e dividido da melhor forma possível na sua linha de produção e analisa a especialização das pessoas na organização como um todo, de forma moderna e prática. Os líderes são empreendedores, buscam novos produtos no mercado mundial e trazem para o Brasil, para que a empresa se aprimore sempre e continue sendo referência no mercado de bebidas.    

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Comunicação basicamente é a transmissão de informação de um emissor para um receptor através de um canal. Emissor é sempre quem transmite a mensagem, o receptor recebe e o canal é o meio de comunicação, como por exemplo, a voz, uma carta, e-mail, rádio, TV, internet etc.

Desde os primórdios a comunicação é essencial para qualquer tipo de relacionamento. Antigamente se dava apenas via oral, porém há cerca de 5 mil anos houve a invenção da escrita e essa alterou de forma significativa a relação entre os homens, pois ela inovou a forma de transportar a informação através de muitos e muitos anos. E hoje temos diversos meios para nos comunicarmos.

Nas organizações, a comunicação empresarial é essencial para que seja construída e mantida uma imagem corporativa. Os públicos das organizações são divididos em primários (clientes, funcionários, acionistas) e secundários (imprensa, associações de classe, organizações não governamentais). É um desafio para o meio corporativo, criar meios para atender a todos os públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com