TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  29/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 6

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

BRASÍLIA – DF  ANO 2020

GESTÃO PÚBLICA

Ana Cristina de Sousa Oliveira – RA 2052121

Polo Guará II

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado a grande empresa Coca-Cola do Brasil, suas estruturas dentro das disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Tecnologia da Informação. O objetivo deste trabalho é informar as técnicas e estratégias utilizadas pela empresa na divulgação e comercialização de seus produtos, nas técnicas mercadológicas para estimular o consumo e atingir a satisfação do consumidor. É objetivo também deste trabalho informar as atividades da companhia, que procura sempre atualizar-se mais para modernizar sua indústria.                  

Informações sobre a empresa: A qualidade e o critério rigoroso utilizado pela empresa obedecem a padrões de qualidade e normas de seguranças internacionais. A empresa possui filiais em mais de 200 países e nasceu no ano de 1886 nos Estados Unidos e possui mais de 400 marcas de bebidas entre elas a mais conhecida e comercializada a Coca-Cola. No Brasil ela é a quarta maior em faturamento perdendo apenas para os Estados Unidos, México e China.

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A Coca-Cola é uma das maiores franquias do mundo e a oitava marca mais valiosa do mundo.  E para se adaptar aos novos tempos, onde o consumidor está muito preocupado com a saúde, investiu em marketing. Em 1999, a empresa lançou o slogan “Enjoy”, em português “Curta”: esqueça o depois e aproveite o momento de uma coca cola gelada e simplesmente curta.  Em 2001, foi  lançado  nos  USA  o  slogan “Life tastes good”, enquanto no Brasil o slogan lançado foi  “Gostoso  é  viver”. Em 2005 foi lançado o slogan: “Coca-Cola – viva o que é bom”. Com o Slogan “sinta o sabor”, a empresa confia na qualidade do seu produto, na satisfação temporária e marcante de beber uma coca cola e espera que o consumidor faça um balanceamento sobre os prós e os contras de sua bebida, independente das consequências futuras que podem causar.  

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A Coca-Cola realizou uma pesquisa a fim de saber o quanto os consumidores sabiam das ações sociais da empresa. Por conta dos resultados, que mostraram que a empresa não era conhecida pelos trabalhos sociais a empresa investiu em estratégias de marketing, assessoria de imprensa, marketing interno, relações institucionais, responsabilidade social e eventos. A empresa investiu principalmente em Marketing para mostrar aos seus consumidores que ela é uma empresa que investe no social.

A Coca-Cola teve uma queda nas vendas por conta dos consumidores se preocuparem muito com a saúde e dribla a queda das vendas ao oferecer os refrigerantes em embalagens menores e mesmo nos Estados Unidos, o maior mercado do mundo, onde a queda das vendas despencaram devido a uma aversão, que aumenta a cada dia por bebidas gaseificadas, mas é uma prova do sucesso de uma nova e inteligente estratégia que o setor tem adotado em tempos mais difíceis: a venda do produto em embalagens menores geram mais lucro, pois a embalagem influi muito no preço.

TÉCNICAS DE INFORMÁTICA

         “A Tecnologia da Informação é hoje um dos pilares para inovação e longevidade da companhia. Estamos envolvidos em todos os processos da organização”.  Esta frase de Cláudio Fontes, gerente da divisão de TI da Spaipa S/A, resume a importância de sua área para a empresa, a fabricante e distribuidora  Coca-Cola no Estado do Paraná e interior de São Paulo.  Criada em 1995 a partir da fusão de três franqueadas da Coca-Cola - a Paraná Refrigerantes, Refrigerantes Bauru e Rio Preto Refrigerantes - e aporte de capital da Refrigerante de Santos, a Spaipa conta atualmente com três fábricas de refrigerantes  localizadas em Curitiba  (PR),  Maringá (PR)  e Marília (SP),  além de uma unidade de água mineral em Bauru (SP) e outros cinco  centros de distribuição  instalados em Cascavel ( PR),  Londrina (PR),  Araçatuba (S P), São José do Rio Preto (SP) e Regente  -  Feijó  (SP).  Além da fabricação, comercialização e distribuição dos produtos Coca- Cola, a empresa também comercializa e distribui todo o portfólio de produtos da FEMSA Cerveja Brasil.  A companhia – que tem 3 mil colaboradores e mais de 120 mil clientes – é tida como  um  dos principais  franqueados do sistema Coca-Cola  no País e, em  2007, comercializou no último  ano mais de 181 milhões de caixas de refrigerante, cerveja, chopp, água, chá, sucos e bebida  láctea. Por si só, o histórico e o mix de produtos levaria a crer que a Spaipa vive uma situação tranquila.  Pode ser verdade,  mas manter-se na liderança de um mercado  competitivo  como  o de bebidas não é tarefa simples, e exige muito da área de TI. “Nos últimos dois anos temos dado um apoio muito forte ao redesenho da estrutura comercial”, explica Fontes. Traduzindo em projetos, isso representou  na prática  a  implementação de uma solução de Business Intelligence (BI) e o redesenho do processo de automação  de força de vendas, este com o suporte de softwares de análise preditiva. Para Fontes, este último é considerado um dos mais  importantes para a companhia  nos últimos anos.  O executivo explica que a solução de BI escolhida – SAS – é composta por uma suíte bastante vasta que, hoje, permite correlações entre a produção  planejada e a realizada e, além disso,  a identificação de eventuais  desalinhamentos e sugestões sobre o  que deve ser corrigido.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com