TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  3/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

Sapiranga-RS / 2019

Nº.

NOME

RA

01

Eduardo Luiz da Silva Junior

02

03

04

05

06

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

INTRODUÇÃO

Pretende-se com este trabalho analisar a estrutura administrativa, de comunicação e de TI da empresa de tecnologia da segurança, baseando se nas disciplinas estuadas no primeiro bimestre do curso de gestão comercial, aplicando os conhecimentos através de pesquisa. 

A empresa em questão é a Orsegups Participações S/A, empresa onde o aluno foi executivo por alguns anos. 

         Todos dados coletados foram através de relatórios, pesquisas e entrevistas realizada dentro da trajetória do aluno na empresa. 

         Esta empresa foi escolhida pela proximidade do aluno com todas informações necessária para apresentar um bom estudo, com a finalidade de aplicar todo conhecimento apreendido no curso e apresentar soluções inovadoras aos problemas apresentados no grupo empresarial. 

Ao final o leitor terá amplo conhecimento sobre a operação de uma grande empresa de segurança e suas soluções, dificuldades e soluções acima do estudo apresentado. 


  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

O conceito de administração pode ser definido como o processo de planejar, organizar, dirigir controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos definidos para uma organização.

A palavra Administração vem do latim, ad-que significa direção, tendência para, e minister 0 que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra presta serviço a outro (CHIAVENATO, 2003). Com foco nestes princípios iremos analisar pontos da administração da empresa Orsegups Participações S/A, empresa do segmento de segurança eletrônica, hoje a maior do Brasil com faturamento maior que 1milhão de reais mês, com cerca de mais de 10mil colaboradores e mais de 75mil clientes espalhados pela América Latina. A Orsegups conta com sistema organizacional sua pirâmide de gestão com o presidente Dr. Dilmo Berger seguido abaixo pelos diretores Gilson Cezar e Giliard dos Santos, como sugere a pirâmide de Maslow.

        A Orsegups segue seu modelo de gestão baseando-se pela teoria burocrática, na Teoria da burocracia de Max Weber o conceito é completamente diverso. A burocracia prima pela total eficiência da organização e, para que se alcance a eficiência, todos os detalhes formais devem ser vistos com antecedência, a fim de que não existam interferências pessoais que acabem por atrapalhar o processo. Como afirma Chiavenato (2003), Max Weber foi o primeiro teórico que, em uma análise voltada para a estrutura, acreditava que a burocracia era a organização por excelência, baseado nesses princípios a Orsegups trabalha cada passo de sua administração baseando-se em processos desde o simples pedido de compra a grandes decisões administrativa, tudo isso para manter o padrão e excelência desejado, sendo uma empresa de segurança ela precisa ter resultado exatos como no exército.

        A Orsegups tem como sua missão Entregar soluções em segurança integrada com tecnologia aplicada, proporcionando tranquilidade ao seus clientes e crescimento sustentável, e tem como seus valores os seguintes conceitos:

- Transparência, acreditamos que parcerias duradouras estão baseadas em verdade e reciprocidade; 

- Excelência, a tranquilidade de nossos clientes depende da qualificação do senso de urgência da prontidão da equipe; 

- Responsabilidade Social, acreditamos que o equilíbrio das relações e do recurso na empesa na comunidade é base para o crescimento sustentável 

- Cooperação, somos uma empresa feita de gente, para cuidar gente; 

- Resultado, diariamente buscamos resultados superiores e sustentáveis em nossas praticas com racionalidade e perseverança. 

        Visto como algo ruim ou moroso sempre levam o termo burocracia para o termo pejorativo porem visa organizar e padronizar processos afim de que através de dados elaborados e científicos atenda seu cliente com segurança e qualidade. (CHIAVENATO, 1995), e é neste cenário administrativo que opera a Orsegups com seus procedimentos visando dar um atendimento perfeito a seus clientes, em nível nacional.

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A Orsegups trabalha fortemente com a comunicação empresarial tanto utilizando sua comunicação interna como utilizando sua comunicação externa, internamente inicia-se pela Faculdade Orsegups sistema de comunicação interna onde o novo funcionário para por palestras algumas ministradas pelo próprio presidente da empresa com o intuito de motivar, apresentar e agregar valor ao novo colaborador, vimos isso em Matos (2004) nos fluxos descendentes ou up down.

Direção Vertical: Fluxo descendente ou updown, instruções, diretivas, procedimentos e metas saem dos cargos de níveis hierárquicos mais altos para os de níveis mais baixos. É também chamado de centrifuga quando a empresa tem muitos órgãos e departamentos, que dá a ideia para baixo e para fora. Quanto maior o espaço que a entidade pretende atingir mais pode sofrer perda de informações e ações dos ruídos. (Comunicação e Empresarial, Unip 2019)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com