TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

Por:   •  8/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.200 Palavras (29 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE PAULISTA

DAVID MANOEL FIGUEIRA IZIDORO – RA 1616064

MARCOS VINICIUS DA SILVA MARTINS – RA 1602354

WAGNER DA SILVA DOS SANTOS – RA 1606060

USINA ALTA MOGIANA S/A – AÇÚCAR E ÁLCOOL

PIM I

SÃO JOAQUIM DA BARRA

2017

DAVID MANOEL FIGUEIRA IZIDORO – RA 1616064

MARCOS VINICIUS DA SILVA MARTINS – RA 1602354

WAGNER DA SILVA DOS SANTOS – RA 1606060

USINA ALTA MOGIANA S/A – AÇÚCAR E ÁLCOOL

PIM I

Projeto Integrado Multidisciplinar I para a obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientadora: Profª. Andrea Martins Cristovão

SÃO JOAQUIM DA BARRA

2017

RESUMO

O PIM I tem por objetivo integrar e trazer para mais perto da realidade do aluno as disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, que foram estudadas no Curso de Recursos Humanos, sendo complementadas com pesquisa de campo dentro da empresa Usina Alta Mogiana S/A e também de pesquisa bibliográfica sobre as disciplinas. O presente trabalho tem como intuito mostrar e compreender como estes conhecimentos podem ser aplicados na prática da empresa, qual a sua importância para os processos que acontecem dentro dela e como contribui para o desenvolvimento da mesma.

Palavras-chave: Administração. Comunicação. Informatização. PIM I.

ABSTRACT

The PIM I aims to integrate and bring closer to the reality of the student the subjects of Administration Fundamentals, Business Communication and Computer Techniques, which were studied in the Course of Human Resources, being complemented with field research within the company Usina Alta Mogiana S / A and also bibliographic research on the disciplines. The present work aims to show and understand how this knowledge can be applied in the practice of the company, its importance for the processes that take place within it and how it contributes to the development of the same.

Keywords: Administration. Communication. Informatization. PIM I.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Habilidades e os níveis de gerências.        10

Figura 2: Tripé competência.        11

Figura 3: Teorias Administrativas.        12

Figura 4: Sacas de açúcar cristal estocadas dentro dos barracões da empresa.        15

Figura 5: Destilaria de álcool na Usina Alta Mogiana.        16

Figura 6: Geradores de energia.        16

Figura 7: Clientes da empresa Usina Alta Mogiana.        17

Figura 8: Organograma da empresa com os cargos mais importantes.        18

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        7

1.1 Histórico da empresa analisada        7

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO        8

2.1 A Administração        8

2.2 O Administrador        10

2.3 Competências do Administrador        12

2.4 Teorias Administrativas        13

3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        19

3.1 Barreiras na comunicação organizacional        21

3.2 Comunicação institucional        22

3.3 Plano de Comunicação        23

4. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA        25

4.1 Sistema ERP        26

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        30

6. REFERÊNCIAS        31

1. INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) possui como intuito estar aliando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática com a abordagem e a prática que é realizada dentro da empresa estudada, Usina Alta Mogiana S/A, para que seja possível compreender como estes conhecimentos são utilizados no dia-a-dia da empresa e como eles influenciam os processos dentro da mesma.

Desse modo, baseou-se nos conhecimentos que foram adquiridos nas disciplinas estudadas, juntamente com o apoio de materiais bibliográficos e de informações que foram disponibilizadas pela empresa ou que estavam presentes no site da mesma.

1.1 Histórico da empresa analisada

A empresa foi fundada em 06 de outubro de 1983 no município de São Joaquim da Barra, denominada como Alta Mogiana, a empresa foi criada com o intuito de produzir apenas o álcool hidratado (etanol).

No ano de 1985 a empresa iniciou suas atividades, processando 228 mil toneladas de cana de açúcar e gerando 17,8 milhões de litros de álcool hidratado. À medida que a empresa foi evoluindo, esta ampliou os seus produtos, começando a produzir açúcar no ano de 1994 e mudando a sua razão social para Usina Alta Mogiana S/A.

Em 2002, a empresa Usina Alta Mogiana passou a ser autossuficiente na produção de energia elétrica, não necessitando mais de pagar por esta, pois com a queima do bagaço da cana de açúcar realizada em suas caldeiras, consegue produzir energia suficiente para suprir toda a empresa e o seu excedente é vendido para a companhia de energia elétrica.

A usina sempre prezou pela qualidade de seus produtos, sendo certificada com o selo de qualidade ISO-9002, pela qualidade na produção.

Sempre preocupada com o meio ambiente, no ano de 2008 a empresa criou o Comitê Ambiental, para tratar dos assuntos relacionados ao meio ambiente e a preservação deste e no ano de 2009, conquistou o Selo Etanol Verde, comprovando os esforços para reduzir a queima da cana de açúcar, que só causava danos ao meio ambiente. Já em 2010, a empresa ganhou a certificação ISO 14001, sendo uma norma internacional que atesta o respeito e a responsabilidade ambiental. A empresa acredita que os resultados alcançados são graças a ações tomadas ao longo de sua trajetória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.8 Kb)   pdf (691.6 Kb)   docx (445 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com