TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.382 Palavras (14 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 14

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

EXTREMA - MG

2014

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

Projeto Integrado Multidisciplinar V, do curso Superior Técnico, Processos Gerenciais apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Prof. Fábio Ricardo Brandão

                                                        

EXTREMA - MG

2014

RESUMO

O trabalho demonstrará como a empresa, posiciona-se no mercado varejista no segmento de eletrodomésticos e móveis, em relação aos custos, em benefícios ou posicionamento intermediário e estratégico. Também será feita uma avaliação buscando conhecer melhor os fatores de sucesso. Todas as outras atividades administrativas da empresa, que tem um objetivo lucrativo, procurando um rendimento maior, lucro, investimento, precisam de um cálculo financeiro para evitar equívocos e surpresas desagradáveis no futuro. Nos últimos anos a Magazine Luíza teve um crescimento continuo que a colocou em primeiro lugar entre as empresas de sua área de atuação. O varejo de loja apresenta-se em todas as formas e tamanhos possíveis, e novos tipos sempre estão aparecendo. Na última década, o varejo vem crescendo agressivamente, porém, o varejo de loja ainda responde pela maior parte dos negócios nesse segmento. Com o acelerado ritmo de consolidação do seguimento de varejistas no Brasil, um número crescente de varejistas aparece na relação das maiores empresas do país. A expansão das organizações varejistas favorece a modernização do sistema de distribuição, através da adoção de avançadas tecnologias de informação e gestão. As vantagens competitivas no mercado varejista podem basear-se em relacionamentos externos e internos, dependendo da visão proativa de cada negócio e da rapidez da reação dos concorrentes. As principais oportunidades para a criação de vantagens competitivas sustentáveis referem-se a: fidelidade do cliente; localização; relações com os fornecedores; sistemas de distribuição e de informações gerenciais; operações de baixo custo; ou até mesmo um misto entre múltiplas fontes de vantagem.

Palavras Chave: Gerenciamento de serviços, Matemática financeira e Marketing de Varejo e Negociação.

SUMÁRIO

RESUMO        

INTRODUÇÃO        

1        MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO        

2        MATEMÁTICA FINANCEIRA        

3        GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS        

4        MARKETING AMBIENTAL        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

As organizações buscam diferenciais para se tornarem líderes em seu mercado de atuação ou aumentar sua fatia no mercado. Nos dias atuais, esta busca torna-se cada vez mais competitiva. Desta forma a função financeira de uma empresa não envolve tarefas simples, requer dos gestores um alto grau de conhecimento das ferramentas de administração financeira, bem como suas funções. Diante a necessidade empresarial em se adequar a um sistema competitivo, a matemática financeira torna-se cada vez mais importante e necessária para obtenção de resultados. Esses resultados é a soma de fatores para o sucesso, e merecem destaque neste cenário o marketing de varejo e negociação e o gerenciamento de serviços.

Para empresas que buscam o crescimento continuo, alguns aspectos devem ser relevantes para obter uma visão estratégica diferenciada capaz de suportar a pressão exercida pelo mercado que está inserida. Neste contexto, o trabalho irá discorrer sobre os assuntos do marketing de varejo e negociação, da matemática financeira e do gerenciamento de serviços.

Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi escolhida a empresa, Magazine Luiza, empresa que atua no ramo varejista. É uma das empresas líderes no varejo nacional, com 613 lojas distribuídas em 16 estados brasileiros, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Conta hoje com quase 24 mil colaboradores. Foi escolhida para ser objeto de estudo desta pesquisa, devido ser uma empresa 100% brasileira, e conta com um case de sucesso bastante interessante, pois, o mercado que ela está inserida, é competitivo, o que obriga a empresa estar atenta as novas formas de administração.

O trabalho oferecerá contribuição para acadêmicos de diversas áreas, principalmente as de administração, marketing, financeira, que poderão acompanhar um case de sucesso.

A metodologia adotada na elaboração do trabalho foi através de pesquisa bibliográfica sobre os assuntos da matemática financeira, marketing de serviços e o gerenciamento de serviços.


  1. MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO

Neste cenário atual, o ato de comprar torna-se uma atividade complexa diante a variedade de produtos disponíveis. Desta forma, o marketing precisa satisfazer e atender às necessidades e aos desejos dos clientes. É importante observar como os indivíduos, os grupos e as organizações selecionam, compram, utilizam e descartam produtos, serviços, idéias ou experiências, em resumo, analisar o comportamento do consumidor.

Para Mckenna (1999, p. 46), “[...] um mundo onde os consumidores têm tantas opções, eles podem ser instáveis. Isso significa que o marketing moderno é uma batalha pela fidelidade do cliente [...]. Em termos de estratégias de marketing para conquistar o consumidor, muitas ações são percebidas, entre elas, a diversificação, a especialização e o foco em conceitos como os de fidelização dos clientes e de valor atribuído pelos consumidores à relação custo/benefício da compra. Esses fatores têm gerado um novo conceito de marketing, centrados no relacionamento com o cliente e no relacionamento de rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (169.5 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com