TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTICIPLINAR

Por:   •  20/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 7

UNIFRAN (UNIVERSIDADE DE FRANCA)

CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL

ELTA SUZENIR RIBEIRO BONFIM

FABIANA APARECIDA CUNHA CAETANO ALVES

RGM: 1352210

RGM: 1351004

ADMINISTRAÇÃO

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE EMPRESARIA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA AMPLIAÇÃO DA MICROEMPRESA

PADARIA E CONFEITARIA PÃO E ARTE

POLO: TIMÓTEO

ITANHOMI / MG

2015

  1. RESUMO

No passado, o que identificava uma empresa competitiva era basicamente o preço de seus produtos. Depois, veio a onda da qualidade, mas ainda focada nos produtos e serviços. Hoje, as empresas devem investir no permanente aperfeiçoamento de suas relações com todos os públicos dos quais dependem e com os quais se relacionam: clientes, fornecedores e empregados. Isso inclui também a comunidade, sem perder de vista a sociedade em geral, que construímos a cada dia. Fabricar produtos ou prestar serviços que não degradem o meio ambiente, promover a inclusão social e participar do desenvolvimento da comunidade de que fazem parte, entre outras iniciativas, são diferenciais cada vez mais importantes para as empresas na conquista de novos consumidores ou clientes.

   Neste estudo de processos e mudanças com uma visão ampla para cada inovação e variação dos produtos, tendo um maior faturamento e sucesso com o estudo realizado e proposto para a microempresa.

Palavras-chave: Mudanças, faturamento, investimentos.

  1. SUMÁRIO

Introdução -----------------------------------------------------------------------        04

Desenvolvimento --------------------------------------------------------------        05

Conclusão -----------------------------------------------------------------------        08

Referências ---------------------------------------------------------------------        09

  1. INTRODUÇÃO

Sendo uma microempresa, localizada no interior, onde os proprietários querem inovar crescer, ter um desenvolvimento de faturamento melhor, uma estrutura administrativa ótima para o seu crescimento estável e competitivo. Este trabalho traz uma perspectiva de evolução nesta microempresa, aplicando os processos administrativos, criando um programa de participação nos lucros com metas claramente definidas, com variedades de planos de participação nos lucros, com regras e fórmulas próprias, que podem ser modificadas em função de cada necessidade da microempresa. Mostrando uma nova visão de mercado, como aumentar o faturamento. Uma nova forma de executar o jeito novo de empreendedores. Hoje a microempresa é composta de quatro funcionários, mais os dois proprietários, em um total de seis funcionários.

  1. DESENVOLVIMENTO

O nome da microempresa: Padaria e Confeitaria Pão e Arte, estando em atividade desde 22 de fevereiro de 2012. Sendo administrada pelos próprios proprietários, um casal, os quais não tendo uma teoria administrativa, mas com talento e vontade vêem executando de maneira eficaz a microempresa. Localizada a Rua Nelson Vieira de Andrade, nº15, na cidade de Itanhomi, Minas Gerais. Comercializam produtos próprios como também de fornecedores, fazendo da padaria uma espécie de mini-mercado, seus principais concorrentes são outras padarias que situam em outros pontos da cidade, sendo uma cidade pequena. Sua natureza Jurídica é S.A. capital aberto, está registrada como uma microempresa no ramo de produção de pães. Tendo uma rotina todos os dias da semana, na parte da manhã expressamente às 05:00 horas coloca os primeiros pães no forno, recebendo o leite da própria cidade às 05:20 mais ou menos, às 05:40 sai a primeira fornada, então começa os primeiros clientes a chegarem a padaria. O funcionário já está posto para o atendimento. Tendo o imóvel alugado, ocupando uma área mais ou menos de 205metros quadrado, divididos em duas partes, uma sendo o atendimento ao cliente onde estão fixados os balcões, freezer, prateleiras e o caixa, a outra parte fica localizada a panificação, o forno, os armários, a assadeira, o cilindro, a modeladora, a batedeira e a mesa. Atualmente a microempresa trabalha com seis funcionários sendo dois os proprietários, um padeiro, uma balconista, um ajudante de limpeza e um entregador. A escala de trabalho para os funcionários é de segunda a sábado, os proprietários trabalham todos os dias, aos domingos somente na parte da manhã.

   O produto principal é o pão francês (o famoso pão de sal), mas tendo uma ampla variedade de produtos que são produzidos na microempresa como:

• Pão Doce,

• Pão Sovado,

• Pão de Queijo,

• Bolos,

• Broas de Fubá,

• Biscoite de Polvilho,

• Pudim de Leite Condensado,

• Marta Rocha,

• Bolos Confeitados,

• Caçarola de Queijo,

• Salgados.

    Seus fornecedores são vários, sendo de produtos para panificação e para revenda, como exemplo:

Leste Pan - A maioria dos produtos de panificação é fornecida por essa empresa, mistura para bolo, farinha de trigo, fermento biológico, polvilhos, cremes e outros.

Itamix - Fornece uma ampla variedade de produtos para mercearia como, margarinas, bombons, balas, chicletes, açúcar, pirulitos, biscoitos, sucos, fermento em pó e outros.

Pif Paf - Fornece os frios – presunto, mussarela, mortadela dentre outros.

Delicius - Sorvetes e picolés.

Luka - Pó de café.

Depósito de bebidas Itanhomi - Refrigerantes em geral.

Del Valle - Sucos.

Itambé - Iogurtes, requeijão.

Cemig - Fornecimento de energia.                                                          

Copasa - Fornecimento de água

  “As empresas sejam quais forem somente existem porque há uma pessoa chamada cliente”. (Rogério Tobias – Jornal Estado de Minas 06/03/11).

  O cliente alvo é consumidor final, neste ponto os concorrentes também se preocupam em inovar, mas na cidade temo somente quatro concorrentes.

  Hoje na organização da microempresa fica tudo no controle dos proprietários, eles fazem todo o processo administrativo, gerencial, fazem compras, pagamentos bancários, dentre outras coisas mais. Eles teriam que dividirem transferirem as responsabilidades, terem disciplinas, planejar as tarefas, selecionar a pessoa capacitada, dar treinamento, fiscalizar os serviços, tendo organização sem sobre carregar ninguém, muito menos a eles proprietários. Começando uma nova forma de trabalhar nesta microempresa, aplicando os processos administrativos. “A inovação de marketing é questão de sobrevivência e somente ela pode colocar a empresa à frente de seus concorrentes”. (Rogério Tobias – Jornal Estado de Minas 20/03/11). A microempresa tem uma vasta variedade de material que são utilizados na produção de seus produtos e para revenda também, mas o que falta é inovar, administrar, inventar, trabalhar de forma diferente para com isso conquistar novos os clientes e garantir os antigos. Toda a estrutura esta dentro das normas da vigilância sanitária. A parte financeira está estável, tudo em dia, pagamento dos funcionários, contas, fornecedores. Referente à tecnologia a microempresa não tem nenhum computador. Hoje na microempresa falta planejamento de entrada e saída de estoque, só sabem que está faltando alguma coisa quando procuram e não tem mais no estoque. Assim por falta de controle de estoque as compras vão ficando afetadas por falta de não fazerem uma planilha. Falta um controle das sobras, às vezes sobra demais e às vezes de menos. O atendimento aos clientes é feito de forma simples, sem ter abordagem, não perguntam se precisa de algo mais. Por este estudo e projeto terão condição de implantar um novo processo de qualidade, melhorando as condições da microempresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com