TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Projeto Multiciplinar I

Monografias: Atps Projeto Multiciplinar I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

"A mim me dá pena e preocupação quando convivo com famílias que experimentam a “tirania da liberdade” em que as crianças podem tudo: gritam, riscam as paredes, ameaçam as visitas em face da autoridade complacente dos pais que se pensam ainda campeões da liberdade. (PAULO FREIRE, 2000: 29)". Com a elaboração do projeto multidiciplinar, os pais terão a oportunidade de participar da vida escolar dos seus filhos. Passar o dia todo com o aluno na escola, iniciar a aula, participar da roda de conversa, utilizar os banheiros, participar da escovação, alimentação, observar e até mesmo se necessario intervir nas frustrações, e comemorar acertos, juntos. Tendo como proposta interagir e conhecer o dia dia do filho, e dessa forma participar e auxiliar no desenvolvimento infantil do aluno. Ter a partir dai a idéia de como é o dia dia escolar das crianças. A partir desta visão fica claro que a escola sozinha não conseguirá levar a diante a responsabilidade de educar e ensinar, já que a responsabilidade maior da escola está em ensinar e a da família está em educar. É de suma importância o comparecimento dos pais ao menos uma vez por mes na escola dos filhos, ou uma conversa informal com as professora, mesmo que seja rapida no momento da saida ou entrada do aluno na escola, para saber como eles estão indo nos estudos, conversando com os professores e verificando a interação dos filhos com os colegas. Não basta apenas olhar cadernos e perguntar como estão, é preciso participar, se fazer presente neste acompanhamento.

2

OBJETIVOS DA ESCOLA.

Compreender as famílias e através de um plano pedagógico intervir para a formação de cidadãos, e através desta intervenção fazer com que as famílias - (pais/responsáveis) principalmente – interajam junto à escola e sejam mais participativos na vida e na educação das crianças. E através desta parceria, desenvolver o potencial do aluno, suas ideias, atitudes, comportamento, estimular o conhecimento, preparando o indivíduo para a vida, levando-o a assumir posturas conscientes frente às situações cotidianas. A escola tem como objetivo estabelecer uma parceria na maneira como irão promover a educação de seus educandos/filhos, muitos dos conflitos hoje observados em sala de aula, serão aos poucos superados. Todavia, para que isso possa aconteça é necessário que a família realmente participe da vida escolar de seus filhos. Que a família tenha comprometimento, envolvimento com a escola, gerando assim, na criança um sentimento de amor, fazendo sentir-se amparado e valorizado como ser humano. De acordo com Dayrell (1999), são necessários mostrar meios através dos quais ele possa se compreender melhor e compreender o mundo físico e social onde se insere, contribuindo, portanto, na elaboração de seus projetos. A escola necessita de uma aproximação com a realidade do aluno e da própria comunidade na qual ela está inserida. O aluno precisa, também, ser incentivado a pensar por si próprio e buscar os conhecimentos de seus interesses, nas bibliotecas, museus, etc. É certo que os papéis da família e da escola, antes prioritariamente repressores, modificaram-se ao longo das últimas décadas. Nesse sentido, é importantíssimo conscientização de que a relação entre educação,

escola/família/sociedade deve ser alvo de uma transformação contínua, que influência os modelos vigentes de educação, de escola e de sociedade. Dessa forma as escolas dedica ser mais ativas e participativas, para despertar no aluno o desejo de aprender. E o apoio e a coesão familiar podem proporcionar as crianças uma estrutura equilibrada e sadia, para crescerem e tornarem-se cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

O PAPEL DA FAMÍLIA.

Observamos em nosso cotidiano que sem a participação da família nossas crianças não tem chegado muito longe, principalmente ao que se refere no setor da educação, conseguimos visualizar diariamente a evasão escolar, as dificuldades de aprendizado, e várias outras questões que podemos abordar constantemente. Portanto faz se necessario a participação da familia na escola. As famílias de forma geral, deveriam se preocupar mais e procurar muitas vezes por ajuda e apoio, pois graças aos avanços dos estudos e dos demais setores do mundo, podemos dizer hoje que estamos muito evoluídos em relação ao setor de educação que tínhamos no passado atualmente em todo o mundo possui-se profissionais capacitados que podem nos ajudar a identificar os problemas dos educandos, como qualquer tipo de anormalidade e dificuldades que surgem no cotidiano das crianças com relação ao seu aprendizado, o que facilita muito na colaboração da família para a formação adequada dos nossos cidadãos futuros. Por este motivo é necessário que família e escola estejam cada dia mais unidas com um único ideal e firmem o compromisso de cooperação e respeito.

INCENTIVOS A PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA NA ESCOLA

Um bom começo é promover atividades nas escolas de interação social, solicitando com frequência a presença dos pais/responsáveis nas instituições escolares a fim de sempre levantar algum evento do qual possa despertar-lhes o interesse com relação às suas crianças. “A importância da primeira educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com