TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MUSTIDISCIPLINAR AMBIENTE FINAMCEIRO EMPRESA NATURA &CO COSMÉTICOS

Por:   •  23/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  6.227 Palavras (25 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

ADMINISTRAÇÃO

Débora Albino Lorenzi dos Santos

Gabriela Galvão Alves

Jéssica dos Santos Marcelino

Juliana Batista Gonçalves de Alencar Soares

Lisiane Costa Ferreira

Michel Kepes Rodrigues

Natália Ferreira dos Santos Silva

Paula da Silva Oliveira

Paulo Eguiberto Junho

Valdegno Santos Torres

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE FINANCEIRO – EMPRESA NATURA&CO COSMÉTICOS

        

São Paulo – SP

2020

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Débora Albino Lorenzi dos Santos RGM 3851890

Gabriela Galvão Alves RGM 25448579

Jéssica dos Santos Marcelino RGM 23604221

Juliana Batista Gonçalves de Alencar Soares RGM 24983501

Lisiane Costa Ferreira RGM 25110250

Michel Kepes Rodrigues RGM 24155284

Natália Ferreira dos Santos Silva RGM 24626392

Paula da Silva Oliveira RGM 24941336

Paulo Eguiberto Junho RGM 25136577

Valdegno Santos Torres RGM 25034162

PROJETO MUSTIDISCIPLINAR – AMBIENTE FINAMCEIRO – EMPRESA NATURA &CO COSMÉTICOS

Trabalho de Projeto, apresentado ao Curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto Multidisciplinar – ambiente financeiro – 2020, sob a orientação do Professor Me Rogerio Campos

São Paulo – SP

2020

RESUMO

O presente tratará da área financeira da empresa Natura & Co. que atua no segmento de atividades cosméticas e perfumaria.

Tem como objetivo analisar assuntos pertinentes ao ambiente financeiro como o balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício.

Palavras chave:

Ambiente financeiro, demonstrativo financeiro, fluxo de caixa, índices de liquidez.

Sumário

Digite o título do capítulo (nível 1)1

Digite o título do capítulo (nível 2)2

Digite o título do capítulo (nível 3)3

Digite o título do capítulo (nível 1)4

Digite o título do capítulo (nível 2)5

Digite o título do capítulo (nível 3)6

  1. Introdução

O ramo de produtos cosméticos, de higiene pessoal e perfumaria, de um modo geral, vem crescendo nos últimos anos no mercado brasileiro. Diversas empresas se destacam nesse meio de atuação por apresentarem produtos de boa qualidade, grande difusividade, preocupação com o meio ambiente, variedade de produtos, dentre outros. Por exemplo, a empresa Natura & Cosméticos S/A é genuinamente brasileira e atua no setor de produtos cosméticos há vários anos. Trata-se de uma empresa de capital aberto com forte atuação no mercado nacional e internacional.

Uma empresa de capital aberto é, basicamente, uma sociedade anônima em que o capital social é formado por ações, ou seja, títulos que representam elementos da empresa, negociadas no mercado financeiro.

Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é fornecer uma visão geral da empresa Natura & Cosméticos S/A no que tange a apresentação da empresa (ramo, produtos, mercado); a descrição da área financeira (estrutura, funções, setores); os demonstrativos financeiros (balanço patrimonial, demonstração de resultado de exercício, fluxo de caixa, índices de liquidez); o orçamento empresarial (estrutura, tipo, organização, estratégias) e a situação da gestão financeira da empresa (dificuldades, soluções). Nesse sentido, trata-se de um projeto integrado multidisciplinar com foco no estudo de um ambiente financeiro.

Nesse sentido, a metodologia deste trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica com material presente na literatura, no site da empresa, no mercado de ações, com consultada em dados financeiros que são públicos, além de uma aproximação com a empresa Natura & Cosméticos S/A por meio de entrevista.

Então, o presente projeto visa fornecer um olhar amplo sobre o funcionamento, organização, estruturação e gestão financeira da empresa Natura & Cosméticos S/A, a fim de que se possa examinar o rumo e sua inserção do mercado, bem como a saúde financeira e perspectivas futuras desta empresa.

2. A Empresa

2.1 História da Natura&CO Cosméticos

A Natura Cosméticos S/A é uma empresa de capital aberto com sede no Brasil, na cidade de São Paulo. A companhia é uma entidade operacional que possui afiliadas e controladas no Brasil e no exterior atuando, majoritariamente, no setor de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, por meio do desenvolvimento, fabricação, distribuição e comercialização de seus produtos, chegando hoje a mais de 100 milhões de consumidores por meio de diversos canais.

A trajetória começou em 1969, quando Luiz Seabra funda a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut. Meses depois a empresa passa a se chamar Natura. Após um ano abre-se a primeira loja, na rua Oscar Freire, e o atendimento é realizado pelo próprio Luiz.

Em 1974, a venda direta é adotada como modelo de negócios, uma aposta na força das relações, e a loja física fecha. Em menos de oito anos há primeira incursão da Natura no mercado internacional, por meio de um distribuidor local no Chile. E a primeira empresa na marca de cosméticos no Brasil a oferecer produtos com refil. Com o passar dos anos, diversos produtos foram criados atendendo às necessidades e as novidades de mercado.

Sempre com o intuito de renovar a empresa passa a banir os testes em animais, cria o Programa Carbono Neutro, com metas de redução das emissões de gases de efeito em toda a cadeia produtiva, e lança uma linha com 70% menos plástico.

E com 40 anos de empresa chegou-se à marca histórica de um milhão de consultoras. Natura é hoje um dos maiores fabricantes brasileiros de cosméticos, produtos de higiene e de perfumaria, e reconhecida pelo seu comprometimento com a qualidade dos produtos e serviços que desenvolve, produzem e comercializam com a qualidade das relações que mantém com seus diferentes públicos.

2.2 Informações sobre o porte da empresa

 Hoje a empresa está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela, França e Estados Unidos, além de outros 63 países indiretamente. Nos últimos cinco anos a Rede Natura implementa a primeira plataforma de vendas online, alcançando todo o território brasileiro, e chega ao Chile, inaugurando diversas lojas em diversas regiões do Brasil e a primeira delas em Nova York.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.5 Kb)   pdf (394.9 Kb)   docx (715.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com