TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PT2 - combate a incendio

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.021 Palavras (13 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead

Sistema de Informação – módulo Específico

Felipe I. Mallea – 214582012

Victor Henrique o. A. da luz – 207382013

Atividade

Infraestrutura de T.I

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

FELIPE I. MALLEA

        VICTOR HENRIQUE O. A. DA LUZ

Atividade

Infraestrutura de T.I

Trabalho apresentado ao Curso de Sistema de informação  da Faculdade ENIAC para a disciplina  de Infraestrutura de T.I

Prof. Luiz Domigues

Guarulhos

2014


Introdução a Prevenção a Incêndio

Data centers apresentam riscos de incêndio por utilizarem uma grande quantidade de energia, muitas fontes de calor e materiais inflamáveis, como plásticos, borrachas e as tintas, que são utilizados na produção dos Servidores e dos cabos utilizados no transporte de energia e dados. Incêndios geralmente são originados de curtos-circuitos em equipamentos ou da parada do sistema de refrigeração, que por consequência aquecem o ambientem tornando-o propicio a origem de uma combustão, e por consequência abalando a integridade de servidores e dados da empresa.

Além da interrupção das operações, os piores prejuízos de um incêndio são geralmente a perda dos equipamentos, e mais impactante ainda, das informações e dados que são destruídas, o que pode acarretar em uma parada parcial ou total de tudo que dependa deles.

Por isso a prevenção e o combate contra incêndios deve ser algo rigoroso em qualquer instalação ou ambiente de TI, prevenção, detecção e o combate imediato é de suma importância para garantir a sua integridade.

 

Sensores de fumaça

Os sensores convencionais por exemplo, não são suficientes para assegurar uma rápida ação. Quando eles disparam o alarme, pode ser tarde demais para salvar dados e equipamentos eletrônicos.

Nesses ambientes, somente os detectores de fumaça por aspiração, podem ser até 1000 vezes mais sensíveis que os convencionais e são capazes de fazer a detecção precoce. Um cabo elétrico, pode sofrer aquecimento por 48 horas antes do surgimento de fumaça visível e dar origem ao incêndio. Detectar essa situação logo no inicio permite resolver o problema a tempo de evitar danos, e ainda com uma parada programada e sem atrapalhar a operação do data center.

Os subprodutos gerados a partir da combustão que estão contidos na fumaça, são responsáveis por 95% dos danos aos equipamentos eletrônicos, reduzindo aos poucos sua vida útil a curto e médio prazo. A queima de um tubo de PVC produz gás Cloro que em contato com umidade produz ácido clorídrico e aos poucos destrói os equipamentos.

O detector ótico de fumaça por aspiração permite a detecção precisa de condições de incêndios de 30 a 60 minutos antes que ele realmente se inicie. A detecção por aspiração é um sistema ativo que realiza analises permanentes do ar para determinar o grau de partículas de fumaça existentes no ar do ambiente. Com isso consegue prever a iminência de um incêndio quando a combustão ainda está no início.É um dispositivo, que recebe continuamente as informações por meio de tubas de CPVC ou material parecido, de 3/4", com furos para entrada do ar, captado par uma bomba de sucção. Um único detector cobre uma área de 740 m2, e os tubos podem ser instaladas no piso elevado, junto aos cabos, próximos dos racks ou mesmo no forro. O sistema oferece desempenho superior em relação aos detectores de fumaça pontuais em ambientes com elevados fluxos de ar, o que faz com que seja recomendado em normas como a NFPA 75, para salas de TI, e NFPA 76, para salas de telecomunicações. Os detectores por aspiração tem sensibilidade entre 0,0015% a 20% por metro, já os sensores de fumaça pontuais giram em torno de 2%.

Detectores de amostragem trabalham em conjunto com os detectores de fumaça. Por meio de um LED azul ele realiza a detecção dos espectros para a verificação de indícios de fumaça, e infra vermelho para checagem de sujeiras que possam causar falsos alarmes e interrupções.

Agentes Extintores

Por não poder utilizar água ou qualquer outro liquido, os sistemas utilizam gás. Aliados aos detectores de fumaça e amostragem, atuam os supressores de incêndios. São gases que impedem a propagação e cortam o oxigênio necessário para alimentar as chamas, além de atuar na absorção do calor.

O gás Inergem da Ansul/Tyco Fire Protection é inerte, ou seja não reage com nada presentem no ambiente, e tem como função a redução do oxigênio para uma taxa de 15% impedindo a combustão. O Novec 1230 da 3M, e o FE-25 e FE200 da DuPont, são agentes químicos que atuam na absorção de calor, e interrompendo a reação em cadeia. Outra solução é o Kidde Fenwal da Kidde, um gás inerte patenteado, que utiliza o argonite, uma fórmula composta de 50% de argônio e 50% nitrogênio, que possui densidade similar ao do ar, e substituiu o Halon, um hidrocarboneto utilizado até 1993, mas devido ao seu poder de destruir a camada de ozônio, foi abandonado.

Cada solução de gás possui suas vantagens. O Novec 1230 por exemplo possui uma rápida dissipação do ambiente, e sua duração na atmosfera é de 5 dias, e consequentemente não possui nenhum tipo de restrição no mundo. O Prolnert, é um sistema de gases inertes da Fike, compostos por nitrogênio e argônio, e possui um sistema de válvulas patenteadas, que são acionadas dentro de 60 segundo, e apresentam uma taxa de vazão constante, impedindo assim que o gás seja distribuído de forma desigual. Por ser um gás que já é pressurizado por natureza, o Inergen tem a facilidade de poder compartilhar a mesma bateria de cilindros, mesmo que estejam em locais distintos, garantindo uma economia na redução dos custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (213.4 Kb)   docx (255.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com