TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel da gestão financeira em crescimento saudável e desenvolvimento de empresas

Artigo: Papel da gestão financeira em crescimento saudável e desenvolvimento de empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

JUSTIFICATIVA

As empresas no seu dia-a-dia são obrigadas a tomar decisões que definem o seu futuro, levando ao seu ápice ou a sua solvência. Essas decisões fazem parte da gestão dos negócios e são de suma importância. Decidir requer alto nível de responsabilidade, no entanto a Administração Financeira e suas devidas ferramentas podem auxiliar no processo decisório e fazer com que a empresa caminhe sempre ao sucesso.

A Administração Financeira tem função essencial para o crescimento e desenvolvimento saudável das empresas, ela coordena e controla os recursos financeiros para que sua aplicação seja feita da melhor forma trazendo assim resultados positivos para toda a organização e para seus proprietários.

Segundo Lemes Júnior (2005) A Administração Financeira controla os recursos financeiros com o objetivo de maximizar a riqueza dos acionistas. Para ele o profissional financeiro é de suma importância para criação do valor da empresa, pois sua função envolve tomar decisões estratégicas.

O mercado está cada vez mais complexo e a concorrência mais severa isto exige que cada vez mais a empresa se antecipe aos possíveis acontecimentos e proteja seus interesses, com isso faz se necessário, a administração financeira, que evolui conforme as mudanças dos mercados e fornece ferramentas para que a empresa mantenha-se em constante crescimento e se sobressaia aos concorrentes acompanhando as melhores oportunidades.

De acordo com Gitman (2000 p. 4) “O campo das finanças é amplo e dinâmico, e afeta diretamente a vida das pessoas e das organizações”, portanto nota-se a importância da Gestão Financeira em posicionar uma empresa.

A administração financeira pode ser utilizada em qualquer organização independente do seu porte, quantidade de funcionários, valor de faturamento ou departamento, seus benefícios são em larga escala e abrangem não somente a empresa como todo o meio e sociedade ao redor.

Kuhn (2012 p. 12) destaca que:

A administração financeira objetiva maximizar o valor de mercado do capital dos proprietários, não importando o tipo de empresa (empresário individual, sociedade limitada, sociedade por ações, sociedade cooperativa, etc.).

PROBLEMA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com