TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE CRESCIMENTO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Dissertações: AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE CRESCIMENTO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  1.060 Visualizações

Página 1 de 2

AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE

CRESCIMENTO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Crescimento econômico é o aumento do PIB, de um pais, o aumento do nível de emprego e de produção.

Crescimento depende do desenvolvimento, e o desenvolvimento econômico incorpora o crescimento.

Segundo O'SULLIVAN, SHEFRIN, NISHIJIMA (2004) existem dois mecanismos básicos que promovem o aumento do PIB, um deles é a acumulação de capital, que é a acumulação de fabrica e equipamentos e o progresso tecnológico, aliás o progresso tecnológico indica que uma economia pode produzir mais com a mesma quantidade de insumos.

O crescimento econômico não indica apenas o aumento da riqueza do pais, sem se preocupar se este aumento de riqueza incorpora uma melhor distribuição de renda entre a população.

O desenvolvimento econômico para BRESSER PEREIRA “O desenvolvimento econômico de um país ou estados nação é o processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento da produtividade, dos salários, e do padrão médio de vida da população.”

Isso significa que desenvolvimento econômico, não significa apenas o aumento da renda da população, mas um conjunto de fatores.

Estes fatores são um melhor nível de educação da população, que proporcionará melhores opções de trabalho, e melhor aproveitamento no trabalho, porque o trabalhador terá um maior conhecimento técnico que resultará em um melhor rendimento profissional. Com este maior conhecimento, o trabalhador terá melhores salários.

O desenvolvimento econômico também engloba também ações do governo:

Reduzir o índice de pobreza.

Criar oportunidades de emprego.

Expandir a renda.

Evitar desigualdades sociais.

Racionalizar o uso dos recurso naturais e promover o seu aproveitamento sustentável

Elevar a qualidade de vida.

Tornar a economia competitiva e autossustentável.

Como pode ser observado para que haja desenvolvimento econômico é necessário um conjunto de ações do governo com leis e incentivos à economia e oferta de educação com qualidade, empresários com investimentos nas empresas oferecendo oportunidades de trabalho a população e para finalizar a população precisa estar interessada e participar deste processo.

Referencias Bibliográficas:

Crescimento e Desenvolvimento Econômico <http://www.bresserpereira.org.br/Papers/2007/07.22.CrescimentoDesenvolvimento.Junho19.2008.pdf> Acesso: 27 de Março de 2012.

MENDES, Judas Tadeu Grassi, Economia: Fundamento e aplicações 2ª Edição. 2009. Pearson Prentice Hall

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com