TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passagem por seleção brasileira

Tese: Passagem por seleção brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Tese  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

Seu ponto forte era a velocidade e a finalização. Durante toda a sua carreira, recebeu o apelido de Pantera, por imitar os passos do animal ao comemorar os seus gols.

Revelado pelo Volta Redonda, Donizete ficou famoso jogando pelo Botafogo, onde chegou à Seleção Brasileira e foi campeão brasileiro, em 1995. Formou ao lado de Túlio Maravilha, no alvinegro carioca, uma das mais efetivas duplas de ataque do futebol brasileiro. Foi para o Vasco da Gama e lá foi campeão continental na Copa Libertadores.

Em 1997, Donizete foi contratado pelo Cruzeiro para disputar apenas uma partida, a final da Copa Toyota Intercontinental no Japão, onde o adversário seria o Borussia Dortmund da Alemanha. Donizete, junto com outros jogadores renomados no cenário esportivo nacional, como Bebeto e Gonçalves (Ex-companheiro do Pantera no Botafogo), não renderam absolutamente nada no frio de 5º do Japão. Conclusão: o Cruzeiro foi derrotado por 2 X 0 e ficou com o vice campeonato mundial.

Também jogou no México, pelo Tecos, onde também foi campeão nacional. Em final de carreira, regressou ao Vasco, mas pouco jogou pelo time cruzmaltino, chegando a dizer em entrevista que havia perdido a vontade de continuar atuando profissionalmente. Ainda assim, se aventurou na Segunda Divisão do Campeonato Carioca, atuando pelo Macaé Esporte, na tentativa fracassada de levar o clube da Região Norte do Rio de Janeiro para a Primeira Divisão do Campeonato Carioca de Futebol. Depois disto, o Pantera anunciou que sua carreira estava encerrada.

No entanto, Donizete recebeu proposta para disputar algumas partidas pelo Londrina, e o convite foi aceito. Depois do contrato com a equipe paranense ter se encerrado, o Pantera encerrou oficialmente a carreira, aos 38 anos.

Atualmente é auxiliar-técnico do CFZ.

Passagem pela Seleção Brasileira[editar | editar código-fonte]

Donizete atuou pela Seleção Brasileira entre 1995 e 1998, participando em nove partidas e marcando dois gols. Vivendo grande fase no Vasco, o atacante era cogitado para defender o Brasil na Copa de 1998, sendo inclusive convocado para atuar na Copa Ouro do mesmo ano. Na convocação final para o Mundial da França, ele acabou preterido.

Com o corte de Romário, o Pantera tinha chances de ser convocado, entretanto o técnico Zagallo preferiu chamar o volante Emerson. Desta forma, a carreira internacional de Donizete acabava de forma prematura (foram apenas três anos vestindo a camisa da Seleção Brasileira).

Títulos[editar | editar código-fonte]

Por clubes[editar | editar código-fonte]

Pelo Botafogo

Campeonato Carioca: 1990

Campeonato Brasileiro: 1995

Pelo UAG Tecos

Campeonato Mexicano de Futebol: Temporada 1993-1994

Pelo Tokyo Verdy (à época, Verdy Kawasaki)

Copa Kirin: 1996

Pelo Corinthians

Campeonato Paulista: 1997

Pelo Vasco da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com