TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedido de vida

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

Plano Cruzado

O plano Cruzado foi implantado durante o governo do ex-presidente José Sarney e criado pelo então ministro da fazenda Dilson Funaro, em 1986, durante um período turbulento do país, onde se enfrentava a escassez de alguns produtos importantes, a inflação era alta, e a posse de um novo presidente, em período de adequação, deixou o país meio perdido. O Brasil estava em um período meio desnorteado pois em 1985 havia morrido Tancredo Neves.

As principais medidas do plano Cruzado foram:

• A mudança da moeda brasileira, de cruzeiro para cruzado, que era 1000 vezes mais valorizado que a moeda anterior;

• O congelamento dos preços de todo o varejo.

• Cidadãos comuns, intitulados “Fiscais do Sarney”, que eram responsáveis pela fiscalização dos preços;

• O reajuste automático do salário para acompanhar a inflação.

O plano cruzado não foi bem sucedido devido a uma série de fatores, sendo o principal o congelamento dos preços, já que a rentabilidade desses produtos caíram para perto de zero, quando não ficavam negativas, conferindo assim prejuízo. Sem mobilidade, esses produtos entravam em falta no mercado, obrigando os consumidores a fazerem estoque em suas casas, até mesmo de produtos fundamentais, como o leite.

Em meio a tudo isso, também pesava a incompetência do governo em manter os próprios gastos. Como era ano de eleição, o governo preferiu usar medidas mais populistas para agradar os eleitores, ao invés de tomar medidas mais rigorosas para garantir a sobrevivência do plano cruzado.

Governo Collor

Collor foi eleito em 1989. Sua primeira medida, ao tomar posse em 15 de março de 1990 foi anunciar seu pacote de modernização administrativa e vitalização da economia, através do plano Collor I, que previa entre outras coisas:

• Volta do cruzeiro como moeda;

• Congelamento de preços e salários;

• Bloqueio de contas correntes e poupanças;

• Demissão de funcionários e diminuição de órgãos públicos;

Este plano tinha por objetivo, conter a inflação e cortar gastos desnecessários do governo. Porém foi ao contrário, causou profunda recessão, desemprego e insatisfação popular. Trabalhadores, empresários, foram surpreendidos com o confisco em suas contas bancárias. O governo chegou a bloquear em moeda nacional o equivalente a oitenta bilhões de dólares.

O governo Collor também deu início às privatizações das estatais e à redução das tarifas alfandegárias. Com produtos importados a preços menores, a indústria nacional percebeu a necessidade de se modernizar e correr atrás do prejuízo.

A recepção negativa do Plano Collor pelos setores médios e pequenos investidores seria apenas o prenuncio de uma série de polêmicas que afundariam o governo. Além de não alcançar as metas previstas no plano econômico, Collor se envolveu em um enorme escândalo de corrupção, conhecido como esquema PC, as práticas corruptas do governo Collor foram denunciadas pelo próprio irmão.

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com