TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perola de cerrado

Por:   •  23/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO:

Este projeto apresenta a elaboração de um plano de negócios para a implantação da empresa comercial de produtos derivados da farinha do jatobá perola do cerrado. Na primeira etapa deste projeto foram pesquisados e analisados conceitos referentes ao empreendedorismo, planejamento empresarial, estrutura de um plano de negócios, planejamento de marketing, de recursos humanos e financeiros. Na segunda etapa do projeto esses conceitos analisados foram aplicados na empresa em questão perola do cerrado definindo cada conceito e aplicando determinadas estratégias que possa garantir sua seguridade no mercado comercial. Por fim, o projeto expõe a viabilidade e as possibilidades de custos e demanda que ela pode alcançar futuramente.

Palavras chaves: plano de negócio; empreendedorismo; planejamento; viabilidade.

INTRODUÇAO:

O mercado de produtos derivados de fontes in natura se mostra cada vez mais procurado pelos consumidores adeptos a cardápios saudáveis e nutritivos que estão muito mais exigentes em relação à qualidade dos produtos e serviços, o que possibilita a rentabilidade, o crescimento e a estabilidade do empreendimento, contudo, não bastam confiar apenas no espaço que este tipo de empreendimento esta ocupando no mercado comercial, os empreendedores precisa ser inovadores, criativos e principalmente exímios lideres.

Com base nesses fatos, o projeto propõe a elaboração de um plano de negocio da empresa alimentícia perola do cerrado, no intuito de explicar como funciona a abertura de uma empresa e o regimento que a segue.

O plano de negócios e essencial para a abertura de todas as empresas, pois e ele que determina todo o planejamento feito em torno do empreendimento e os recursos necessários para seu funcionamento, além disso, o plano de negócios e o responsável pela analise da situação e de possíveis estratégias que possa ser relevantes ao longo de sua existência.

  Estruturalmente o projeto apresenta e contextualiza a empresa Perola do Cerrado, expondo suas características. Posteriormente e descrito no mesmo, o referencial teórico baseado em conceitos e considerações de autores referentes ao assunto tratado no projeto.

No final da pesquisa, conclui-se, a viabilidade do projeto, as ameaças, oportunidades e a possibilidade de sua aplicabilidade no mercado comercial, aproveitando as condições de custo e a demanda que os seus gestores possa adquirir ao longo da existência da empresa.

PROBLEMA DO PROJETO:

O mercado de produtos caseiros derivados de fontes in natura pode ser considerado como recente no Brasil, as pessoas estão acostumadas com os produtos industrializados, apesar das mesmas esta migrando para uma alimentação mais saudável e nutritiva, percebe-se que os industrializados ainda ocupa o maior espaço no mercado alimentício, fazendo-o com que seja nosso principal concorrente. Diante desses fatos expostos anteriormente, percebe-se a necessidade de um plano de negocio para o estabelecimento de planejamentos e estratégias para o inicio do empreendimento.

O plano de negocio pode ser definido como o caminho que os gestores do negocio possa seguir para acompanhar e controlar e o desenvolvimento do empreendimento.

Diante das questões citadas acima o problema da pesquisa que se estabelece e o seguinte: O que deve se analisar para a abertura de uma loja de produtos derivados da farinha do jatobá? E como atrair a atenção do publico para um produto novo e pouco conhecido no mercado?

OBJETIVOS:

Objetivo geral:

Construir um plano de negocio para uma empresa alimentícia com produtos derivados da farinha do jatobá

Objetivos específicos:

Realizar uma analise do ambiente.

Elaborar um plano de marketing, analisando o mercado, o produto e a sua viabilidade.

Divulgar o produto.

Destacar seus benefícios nutricionais.

Definir um plano financeiro, destacando todo investimento e projeções de fluxo de caixa.

Definir um plano de recursos humanos

Comercializar os produtos, aplicando os conceitos de métodos e técnicas administrativas.

Mercado de produtos in natura no Brasil:

O mercado de produtos naturais no Brasil vem se alastrando constantemente e gradativamente, impulsionado pelo desejo dos consumidores de querer se alimentar de maneira mais saudável. Além disso, existe a grande tendência de buscar itens que não agridem o meio ambiente, ou seja, maneiras sustentáveis que beneficie os dois lados tanto os do que consomem quantos os do que são consumidos. Assim, esses novos hábitos favorecem o mercado de alimentos naturais e as empresas do setor trabalham para atender ao gosto do público oferecendo diversidade e inovação na forma de se alimentar naturalmente.

Segundo Ming Liu, coordenador-executivo de Projetos do IPD:

 O mercado de produtos saudáveis vem crescendo a cada dia, tanto no exterior como no Brasil, e os orgânicos têm grande destaque nesse nicho. No Brasil, o crescimento tem apresentado índices de 30% a 40% ao ano, e a evolução deste mercado poderá ser observada nas tendências e novos produtos da Bio Brazil Fair | BIOFACH America Latina. É uma excelente oportunidade para que novos empreendedores conheçam este segmento, e que o mercado se posicione e potencialize novos projetos que consolidem a tendência de crescimento.

Após diversos estudos sobre o mercado de produtos naturais, e perceptível, que as pessoas estão à procura de alimentos saudáveis e nutritivos. Muitos estudiosos ousam a dizer que as pessoas estão cansados e abusados dos alimentos industrializados, não só pela falta de inovação nesse no mercado de industrializados, mas também, pelo fato de nos últimos anos, os alimentos industrializados ser a causa de muitos problemas de saúde adquiridos pela população após consumi-los.

Outro fator relevante para a migração das pessoas para o consumo de produtos naturais e a preocupação que as mesmas estão tendo com o corpo, segundo pesquisas as pessoas em geral estão mais vaidosas ,preocupadas com as percas de calorias, tornando-as, adeptas dos produtos naturais.

Segundo uma pesquisa feita pela revista eletrônica especializada em pequenos e grandes empreendimentos, conexão mercado, nem a crise econômica abalou o mercado de produtos derivados de fontes in natura, para se ter uma noção, esse setor cresceu cerca de 83% nos últimos cinco anos e movimenta cerca de US$ 36,4 bilhões por ano no país atualmente.

A farinha do jatobá como alternativa para novos produtos.

O presente projeto gira em torno da empresa alimentícia Perola Do Cerrado, que trabalha com produtos derivados da farinha do jatobá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com