TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cerrado Brasileiro

Artigos Científicos: Cerrado Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 2

O trabalho proposto pretende abordar o “Desenvolvimento sustentável na agricultura do cerrado”.

A problematização dessa pesquisa mostra a seguinte questão: Quais os impactos provocados pelo desenvolvimento sustentável na agricultura do cerrado atualmente?

Esta pesquisa se justifica por apresentar os recursos utilizados nesta questão visando à preservação do meio ambiente.

O objetivo do trabalho é mostrar a importância do desenvolvimento sustentável na agricultura no cerrado e a prevenção do mesmo, refletindo sobre as principais problemáticas.

Nos próximos capítulos, serão apresentados os assuntos referentes ao tema, como Referencial teórico que discorrerá sobre o Desenvolvimento Sustentável na agricultura do cerrado, também será apresentada a Metodologia relatando todo o processo de desenvolvimento do TCC e por fim serão apresentadas as Considerações finais deste trabalho.

2 CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O Desenvolvimento Sustentável surgiu pela primeira vez, em 1993 por meio de uma conferencia realizada nas Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU.

Em 1987 a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento conclui seus trabalhos apresentando os diagnósticos dos problemas globais, ambientais no tão conhecido Relatório Brundtland intitulado “Nosso futuro comum” que veio a publico o real conceito do significado Desenvolvimento Sustentável envolvendo as três vertentes mais importantes: desenvolvimento ambiental, econômico e social.

O conceito de Desenvolvimento sustentável segundo a definição oficial publicada no relatório Brundtland, significa que é aquele que supre as necessidades dos seres humanos da atualidade, sem comprometer a capacidade do planeta em atender as futuras gerações.

Mas segundo Sawyer (2000, p. 281):

“Quando necessário, pode-se esclarecer que desenvolvimento sustentável significa desenvolvimento ambientalmente sustentável, economicamente viável e socialmente justo”.

Também ressalta Mendes (2006):

“A primeira etapa para conquistar o desenvolvimento sustentável é reconhecer que os recursos naturais são finitos, usar os bens naturais, com critérios, planejamento”. “A partir dai, traçar um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade”.

Observa-se nesses conceitos o quão importante é a sustentabilidade econômica e a estabilidade social para garantir melhor qualidade de vida tanto para a geração atual quanto as futuras fazendo-se uso eficiente dos recursos naturais, que o Meio Ambiente oferece, desta forma contribuindo para o bem- estar dos seres humanos.

Atualmente mesmo com o desenvolvimento sustentável trazendo melhorias na qualidade de vida da população, nota-se os grandes impactos ambientais, econômicos e sociais e com a evolução da agricultura moderna, houve consequências devido a utilização das tecnologias agrícolas, representando altos custos aos indivíduos e para a sociedade. Entre as problemáticas a utilização inadequada de plantios e manejos causou degradação dos solos do cerrado (erosões) o uso de agrotóxicos causando problemas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com