TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional

Por:   •  14/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Neste trabalho iremos apresentar informações importantes para quem está pensando em ingressar no mercado, iremos abordar o surgimento da Pesquisa Operacional, a importância dela no meio à administração, quando surgiu esse processo e como era usado nos seus primórdios, seus métodos matemáticos que ajuda nas pesquisas sobre lucro, custos e etc.

Etapa 1 – Conceito de Decisões

Relatório 1

Pesquisa operacional 

Pesquisa operacional (PO) é um ramo relacionado a matemática aplicada que tem como base cálculos matemáticos e fornece informações precisas e seguras para à tomada de decisão. A Pesquisa Operacional foi utilizada pela primeira vez em 1939. Assim foi possível fixar suas origens em épocas remotas da história da ciência e da sociedade. Esta área do saber envolve a aplicação de modelos matemáticos para a solução de problemas sistêmicos. Ela se consolidou após a segunda-guerra mundial quando a aplicação desses conhecimentos mostrou-se decisiva para a eficiência operacional. O engenheiro de produção desenvolve e aplica estes conhecimentos em todas as áreas em que atua, mas pode também dedicar-se a estas técnicas em si, atuando como consultor ou especialista na sua aplicação aos mais diversos problemas. Um exemplo de atuação é o dos profissionais que atuam em simulação computacional de sistemas produtivos e ajudam diferentes empresas a criar modelos computacionais que imitam processos reais, antevendo problemas e melhorando a solução. Há também profissionais que se dedicam a técnicas matemáticas de roteirizarão e atuam como consultores, empregando programação matemática e técnicas estatísticas, em projetos de logística, transporte urbano ou grandes projetos de construção civil.

A resolução de um problema, pelo método da Pesquisa Operacional, segue as seguintes fases:

  • Definição do problema:  objetivo a ser atingido
  • Construção do modelo matemático:  Depende do tipo de problema a ser resolvido.
  • Solução do modelo: É encontrada a partir do modelo matemático adotado na resolução do problema.
  • Validação do modelo: O modelo é testado para ver se a solução obtida é condizente com o problema estudado.
  • Implementação da solução: A solução é convertida em regras práticas para a solução do problema.

Exemplo:

[pic 1]

Fonte:www.professores.uff.br/dalessandro/download/pm/grafico.ppt

[pic 2]

Fonte:www.professores.uff.br/dalessandro/download/pm/grafico.ppt

Logo, a Pesquisa Operacional é a aplicação de métodos científicos a problemas complexos para auxiliar no processo de tomada de decisões, tais como projetar, planejar e operar sistemas em situações que requerem alocações eficientes de recursos escassos, fazendo uso de vários dos principais métodos de solução e algoritmos utilizados na pesquisa operacional para melhor entendimento, análise e solução de problemas de decisão. A PO Também pode ser usado em cursos introdutórios de graduação e pós-graduação, em tópicos tais como: otimização linear (programação linear), otimização discreta (programação linear inteira), otimização (fluxos) em redes, programação dinâmica (determinística e estocástica) e teoria de filas. Vale lembrar que habilidade de elaborar modelos matemáticos é fundamental para desenvolver a PO, assim ela tem sua importância na engenharia de produção, em particular no gerenciamento de sistemas de produção e logística, envolvendo problemas de planejamento, programação e controle da produção, problemas de distribuição de produtos, problemas de localização, instalações, entre outros.

Método da pesquisa operacional

A experimentação tomada no sentido restrito isto é, a manipulação física das variáveis é geralmente impossível ou impraticável quando se lida com organizações governamentais, militares ou industriais. Apesar disso, a experimentação é às vezes possível, particularmente no caso de subsistemas, e desempenha papel importante na PO. Na maioria das vezes, entretanto, o sistema global em estudo não pode ser submetido a um tratamento desta natureza. Na pesquisa operacional é geralmente obrigado a construir representações do sistema e do seu comportamento para se orientar durante a pesquisa. Os modelos em PO assumem a forma de uma ou mais equações para traduzir a condição de que algumas, ou todas as variações controladas só podem ser manipuladas dentro de limites. O conjunto destas equações constitui, ao mesmo tempo, um modelo de sistema e um modelo de decisão. A solução pode ser extraída do modelo mediante experimentação isto é, por simulação ou mediante análise matemática. Para alguns tipos de função, por exemplo; Relações algébricas elementares, desde que as restrições não sejam numerosas, a matemática clássica fornece instrumentos perfeitamente adequados para a determinação dos melhores valores das variáveis controladas. Por outro lado, a função pode consistir em um conjunto de regras de cálculo (um algoritmo) que nos permita medir a utilidade (U) do desempenho para qualquer conjunto de valores das variáveis controladas e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (338.6 Kb)   docx (674 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com