TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional X Gestão de Negócios

Por:   •  21/5/2019  •  Dissertação  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – CÂMPUS GOIANÉSIA

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

JHONATAN SILVA CAMARGO

Pesquisa Operacional

x

Gestão de negócios

GOIANÉSIA – GO.

2019

JHONATAN SILVA CAMARGO

Pesquisa Operacional

x

Gestão de negócios

Trabalho apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Goianésia, como requisito para aprovação na disciplina de Pesquisa Operacional.

Prof.: Wendel B. C. Celestino

GOIANÉSIA – GO.

2019

INTRODUÇÃO

A Pesquisa Operacional e a Gestão de Negócio são áreas fundamentais para o bom gerenciamento de um negócio. Ambas são áreas que estudam e aplicam métodos específicos de interpretação dos dados de uma empresa buscando otimizar o fluxo do negócio e a tomada de decisões.


O QUE É A PESQUISA OPERACIONAL?

A Pesquisa Operacional, como o próprio nome sugere, se trata de uma área que possui como interesse principal o estudo de determinadas operações de diversas áreas, buscando sempre as melhores formas de tornar uma certa atividade mais eficiente.

Suas principais aplicações, quando surgiu, eram na logística militar, porém com o tempo, e o avanço das tecnologias, a PO também se renovou e aumentaram seus campos de atuação. Hoje em dia, através de diversos métodos de modelagem e matemáticos e até algoritmos computacionais, a Pesquisa Operacional passou a representar um auxiliar de muitíssima importância na tomada de decisões, ajudando na análise dos mais diversos tipos de situações problemáticas em um determinado contexto, o que possibilita que sejam realizadas tomadas de decisões mais precisas, que consequentemente levam a elevar a produtividade do sistema em que está sendo aplicada.

A Pesquisa operacional possui diversas abordagens diferentes para a análise de um problema, cada uma possuindo suas vantagens e desvantagens. Entre elas estão a Simulação, Teoria das Filas, Aprendizado de Máquina e etc. Porém, além dessa parte mais exata dessa área de estudo, talvez a característica que demanda mais atenção para o sucesso das técnicas aplicadas, seja o esforço em equipe, que proporciona uma cooperação melhor entre os gestores, tomadores de decisão e todas as outras pessoas responsáveis pela gestão. A PO, exige que exista uma boa interação entre as diversas áreas que constituem um determinado negócio, para que os melhores resultados possíveis possam ser alcançados.

O QUE É A GESTÃO DE NEGÓCIOS?

A Gestão de Negócios por sua vez, é uma área de estudo, que se assemelha a PO, que foi descrita acima, porém, esta está mais ligada a gerenciamento e administração mais propriamente ditos. O foco principal é buscar o crescimento real e um desenvolvimento gradual da empresa por meio do esforço coletivo de toda a organização e das pessoas que operam nela.

A gestão de negócios define o melhor rumo para a empresa seguir com base nos recursos atuais que ela possui, analisando dados e informações gerados diariamente para que essa consiga alcançar resultados mais expressivos, sem que novos recursos precisem ser adquiridos. O que torna essa uma área de estudo vital para o sucesso de uma empresa, tanto na gestão das finanças, quanto dos profissionais que nela atuam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com