TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa operacional

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.285 Palavras (18 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

1 INTRODUÇÃO

As organizações modernas precisam de respostas rápidas para que continuem competitivas no mercado cada vez mais acirrado, aonde a briga por preços está nos mínimos detalhes ou em centavos de reais. A empresa necessita ter a sua política de custos bem alinhada, visando não comprometer sua margem de lucro proporcionando a continuidade dos trabalhos da organização e uma boa saúde financeira, tornando-a mais competitiva e lucrativa.

Com a globalização e o fim da inflação, o administrador brasileiro teve que reaprender a calcular seus custos, pois em um passado não muito distante, era muito fácil administrar, devido às margens de lucratividade ser elevada e não terem a competitividade entre os produtos que tem hoje, devido à globalização.  A todo o instante as organizações estão sendo testadas e colocadas à prova, cabe a ela saber até onde pode chegar, analisando qual o menor custo e qual quantidade maximiza o lucro, são questões chaves que um administrador deve estar de posse no momento da tomada de decisão e que esta não comprometa a área financeira da empresa.

Agora as organizações e aos executivos podem valer-se de ferramentas modernas como os modelos matemáticos computadorizados que serve de auxílio para analisar e também simular problemas aparentemente complexos. Com isso, auxilia na tomada de decisão, minimizando a chance de erro por parte do administrador da empresa.

Para a organização em estudo, cada detalhe é uma variável na formação do custo do seu produto e esta variável interfere na formação do preço, seja positivamente ou negativamente, servindo este valor de base para negociações de vendas em todo o mundo.

O Brasil possui o maior rebanho bovino do mundo e possui também em seu território inúmeros curtumes beneficiadores concorrentes, que abastecem o mercado interno e parte do mercado externo distribuídos nos cinco continentes. No Brasil, as exportações acumuladas de couro em 2009 foram de US$ 1.151 milhões.

Diante deste cenário apresentado é de fundamental relevância buscar junto a pequisa operacional às técnicas e métodos científicos qualitativos utilizados , no esforço de determinar a melhor utilização de recursos limitados e para programação otimizada das operações de uma empresa. Outra característica da PO é a utilização de modelos. Isso permite que se faça uma simulação antecipada da implantação para análise dos resultados, se estão dentro do esperado ou ainda necessitam de mais estudo e pesquisa.

Frente ao exposto, busca-se por meio deste trabalho, a aplicação de um modelo matemático ideal que possibilite a maximização do lucro da empresa com a composição do mix de produtos adequados a serem industrializados.  

1.1 Problema

O atual estudo tem o propósito de responder a seguinte questão: Qual deve ser a composição dos produtos a serem industrializados pela indústria de modo que se atinja o lucro máximo, sendo respeitadas as limitações de capacidade de produção da indústria e a demanda do mercado?

1.2 Objetivo

O objetivo deste estudo busca encontrar a produção ideal que maximiza o lucro da empresa e conseqüentemente a redução dos custos, tornando a empresa mais competitiva através de seus preços praticados no mercado.

1.2.1 Objetivo Geral

Identificar através de um modelo matemático (lindo) qual a combinação de artigos que deve ser produzido, bem como a identificação de limitações de produção com o objetivo de maximizar o lucro da organização.

         

1.2.3 Justificativa        

As empresas de modo geral, não estão totalmente preparadas para enfrentar os desafios impostos pelo mercado globalizado. Muitas delas ficam sem saber que estratégia adotar diante do inesperado, ou mesmo, diante de alterações impostas pela própria estrutura organizacional.

A organização deve compreender a necessidade de dar respostas rápidas ao mercado sem comprometer as metas organizacionais e o equilíbrio financeiro para manterem-se competitivas.

Com a coleta de dados na organização, acrescidos de um embasamento teórico, dará aos alunos uma visão minuciosa de como a organização opera atualmente, buscando também analisar a combinação de artigos em produção na empresa e analisar se esta combinação é a mais lucrativa.

Este estudo busca informar a organização sobre a importância da compreensão da pesquisa operacional e dos modelos matemáticos, buscando uma melhor combinação de mix de artigos proporcionando a maximização dos lucros.

Este estudo busca analisar o processo em que a empresa Curtume CBR Ltda, desenvolve em sua atividade de programação linear, possibilitando ainda, sugestões de melhorias para a empresa, caso ela queira adotá-las ao final da análise.

No próximo capítulo será apresentado o referencial teórico no qual foram analisadas as mais recentes obras disponíveis que tratam sobre o assunto e que deram embasamento teórico e metodológico para o desenvolvimento deste projeto. Além disso, os principais conceitos e termos técnicos que serão utilizados no trabalho estão explicitados no referencial teórico.

.

[pic 2]

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Nesse capítulo será apresentado o fundamento teórico sobre conceitos gerais de Pesquisa Operacional, Programação Linear e Modelos Matemáticos, sendo que os principais autores consultados foram: Andrade (2009), Moreira (2007), Caixeta-Filho (2001), Hein (2009), Goldbarg (2000), tendo assim uma abordagem consistente para a elaboração do trabalho acadêmico.

2.1 Definições de pesquisa operacional

Os métodos da Pesquisa Operacional visam auxiliar na seleção da melhor maneira de se operar um sistema, usualmente sob condições que exijam a utilização de recursos limitados.

Surgida na Segunda Grande Guerra, onde foi aplicada pela primeira vez, a expressão Pesquisa Operacional foi criada por equipes de pesquisadores, para resolver problemas de operações militares. Como o sucesso da aplicação, o mundo empresarial também passou a utilizar a Pesquisa Operacional para resolver problemas de administração dentro das empresas (Andrade, 2009).

Para Moreira (2007, p.3), em um conceito mais direto define que “pesquisa operacional é o campo de estudos em que são aplicados métodos analíticos para ajudar os executivos a tomar decisões”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (218.4 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com