TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa operacional

Por:   •  31/3/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.843 Palavras (20 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS
SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Desenvolvimento do Pano de Negócio da Empresa Gabiduh Atacado de Doces.

SANTOS –SP

2013

Empresa Gabiduh Atacado de Doces
Rua Itibere Cunha nº 400 / 402
Parque das Américas – Praia Grande – SP
(13) 3477 – 9203 / ID:936*17323

Este plano de negócio foi elaborado em Outubro de 2013.

3 Sumário Executivo

3.1 Missão

“Atender as necessidades do comércio local de doces, com agilidade e eficiência buscando a satisfação de seus parceiros e clientes. “

3.2 Visão

“ Ser a maior empresa de abastecimento de doces da baixada, busscando expandir cada mais a marca.”

3.3 Valores

“ Ética, Agilidade e Respeito.”

3.4 Metas e Objetivos Gerais da Empresa

A Gabiduh Atacado de doces é uma empresa que tem por objetivo abastecer estabelecimentos locais como bares, padarias, lanchonetes, restaurantes entre outros na área de doces; Além da população que procura a loja em busca de artigos para festas como papel de bala, bala de coco, potes de brigadeiro entre outros.

Fornecer com agilidade e segurança são as principais metas de empresa, realizar captação de pedidos com esses pequenos estabelecimentos, onde o vendedor vai até o cliente, previamente agendado data e hora,  estreitando a relação vendedor/ cliente. Além de realizar a entrega da maneira mais agíl possível, com pontualidade de prazo e coerência do pedido que foi solicitado, concedendo até aos clientes a partir da terceira compra com vendedor o prazo de 7 dias para entrega dos produtos e boleto com pagamento para até 15 dias.


3.5 Estratégia de Marketing

Para aumento das vendas e do crescimento no mercado de doces local, principalmente atacado, o marketing da empresa deve focar exatamente na questão da expansão, pois o comercio local que atualmente a loja atende esta estagnada, impossibilitando a expansão ou aumento da demanda atual que é previsível.
Para que esse cenário mude a empresa pode optar em prospectar novos clientes atacadistas nas cidades vizinhas que não possuam este tipo de mercado, ou que não tenham acesso a compra de produtos com grandes fornecedores, como Mongaguá e Peruíbe, possibilitando novas demandas.

Para incentivar a fidelização desses novos clientes atacadistas a empresa já pratica a concessão de vantagens como facilidade de pagamento, rapidez no processo de solicitação e entrega de pedidos, pois é uma empresa de abrangência geográfica limitada, o que proporciona tal capacidade, evitando que os clientes tenham que se preocupar com custos de estoque x custos de compra por quantidade, já que estes e sua maioria são estabelecimentos pequenos sem infraestrutura.

3.6 Estratégia de Produção

A Gabiduh atacado de doces por ser uma empresa de revendas e distribuição de produtos manufaturados, tem como essência de produção a sua área de vendas, principalmente no atacado (prospecção de clientes atacadistas), sendo assim sua estratégia de produção é a captação eficiente de pedidos que tenham demanda fixa, porém para que isso aconteça é necessário desenvolver um estoque de produtos, tornando-se um processo de apoio considerável para o processo de vendas.

O gerenciamento desse estoque deve ser gerenciado através de parâmetros de controle que disponibilizem dados sobre os produtos que possuem grande rotatividade fixa em estoque (demanda fixa), para que não haja indisponibilidade de tais produtos, dados referente a sazonalidade da demanda de  produtos agregadas a datas comemorativas, e dados que auxiliam na manutenção e administração do estoque (quais produtos, quantidade, validade e demanda prevista de cada produto).

Um método que pode ser utilizado esse controle é o kanban, Christopher define:

O Kanban um sistema “puxado” direcionado pela demanda no ponto mais próximo ao cliente. Em uma operação de produção, a meta seria produzir apenas a quantidade necessária para a demanda imediata. Quando há a necessidade de peças na linha de montagem, estas são fornecidas a partir da próxima etapa da cadeia, na quantidade exata necessária e no momento em que são necessárias e no momento em que são necessárias, esse movimento ativara a demanda no próximo elo da cadeia e assim novamente. (CHRISTOPHER,2007)

A proposta é implementar um sistema de controle de estoque puxado através do método Kanban,  com objetivo de gerenciar o reposição de produtos do estoque, bem como facilitar o controle do mesmo. O sistema auxilia no controle do estoque de produtos de forma simples, corrigindo erros que prejudicam o desempenho da empresa, como a falta de previsão da quantidade na compra de produtos.

A Gabiduh atacado de doces tem como seu principal processo produtivo as vendas, para isso realiza a prospecção de clientes atacadistas, que concentra a maior porcentagem das vendas da empresa, concedendo vantagens financeiras e logísticas, como também proporciona ao mesmo o produto certo na hora certa, na quantidade certa e a preço diferenciado (Just in Time).

Em seu aspecto mais básico pode se tomar o conceito literal o Just in Time significa produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários, antes para não gerar estoque e não depois para que seus clientes não tenham que esperar. Além deste elemento temporal do JIT podemos adicionar as necessidades de qualidade e eficiência. (SLACK, 2006)

Assim como clientes atacadistas, micro comerciantes, a Gabiduh atacado de doces também possui fluxo de vendas para clientes varejistas que vão a loja em busca de embalagens para lanches, condimentos como pães para cachorro quente, pães de hambúrguer, artigos para festas (convites, velas, papel de bala e bala de coco), potes de brigadeiro e beijinho pronto, além de salgadinhos, snacks e bebidas (água, destilados, energéticos e gaseificados).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (269.7 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com