TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa operacional

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1

Mix de Marketing (4p’s)

São ferramentas que tem como objetivo chamar a atenção dos consumidores, e identificar e atingir o seu público-alvo . São elas o produto, preço, praça e promoção.

*Produto :  Os produtos ou serviços podem ser tangíveis ou não, dependendo do que o cliente busca ou deseja alcançar ao adquirir determinado produto/serviço, pois ao realizar uma compra o cliente não busca apenas o produto em si, ele almeja algo que gere orgulho e satisfação, com base nisso muitos produtos  vem atrelados há um conjunto de ideias que conseguem satisfazer as necessidades de seus clientes.
Os produtos podem ser marcas, locais, viagens, serviços, pessoas, entre outros.
A Qualidade e preço são pontos fundamentais ao desenvolver e vender o produto.

*Preço :  O preço consiste no valor pago pelo cliente para adquirir o produto/serviço e se beneficia-lo por ele.
O preço se caracteriza pela qualidade, custo de produção e comercialização, além do lucro que deve ser gerado por ele, o seu valor tem de estar em um nível que consiga competir com a concorrência , não sendo tão elevado para que desestimule a compra, e nem tão baixo de forma que não gere lucro, ele tem que ser atrativo e justo para o cliente. O preço pode alterar a demanda, conforme o preço diminui a demanda tende a aumentar, e vice-versa.

*Praça : Consiste no ponto de venda ou canal de distribuição, com o objetivo de disponibilizar da melhor forma possível o produto ao consumidor. A distribuição pode ser de forma direta, quando a própria fabricante comercializa o produto(ex. lojas de fabrica, cabelereiro, dentista), ou de forma indireta, quando há um intermediário que é responsável pela distribuição dos produtos de outra fabricante(ex. supermercados)

*Promoção : Se baseia na divulgação de determinado produto/serviço, buscando atingir o público-alvo. A promoção se divide em cinco ferramentas fundamentais:
 - Propaganda = Tem como função divulgar o produto de forma que gere uma necessidade em adquiri-lo, transmitindo informações do produto e sobre a empresa, onde consegue atingir um alto numero de pessoas simultaneamente.
- Promoção de vendas = São elas cupons, prêmios, concursos, que visam estimular e incentivar a compra de determinado produto/serviço.
- Relações públicas: São responsáveis pelo relacionamento com o cliente após a venda, com objetivo de fidelizar e sensibiliza-los.
- Força de vendas: Conhecida como a venda pessoal, que consegue gerar um bom relacionamento com o cliente e estimular a compra.
- Marketing direto : Busca atingir um maior numero de pessoas possível, e essa veiculação pode ser via internet, catalogo, boca-boca, telemarketing.

Passo 2

Com base nos 2 P’s, a empresa ‘’Cacau Sabor’’ deve intensificar, fabricando e colocando a disposição uma maior variedade de seus produtos, com a mesma linha de qualidade que a fabrica possui, para que haja uma grande satisfação e prazer ao consumidor. Estudar e entender o perfil de cliente, e buscar satisfazer as suas necessidades, analisar os produtos de maior preferencia, e projeta-los em uma escala maior.
A divulgação deve enaltecer a qualidade dos produtos, além do preço que seja acessível ao nosso consumidor principal(classes B e C), os meios de veiculação da imagem podem ser realizados via internet, e panfletagem na área de atuação, além de adquirir informações sobre os clientes(ex. telefone), para que haja um contato imediato e uma boa relação.
Desenvolver promoções de vendas como cupons e prêmios aos consumidores podem alavancar as vendas dos produtos com menor saída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com