TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa operacional

Por:   •  9/11/2015  •  Monografia  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisa Operacional (PO)

Originada na Segunda Guerra Mundial, quando estudiosos e cientistas de várias disciplinas, buscavam soluções e resoluções de problemas estratégicos e táticos. A PO é uma ferramenta de tomada de decisões que estrutura os processos, e disponibiliza um conjunto de alternativas, oferecendo a previsão de valores e resultados de eficiência de determinada atividade e/ou processo de uma empresa.

É uma ferramenta aplicável a trabalhos de gestão, pois fornece condições melhoras de comunicação entre gestores e setores, seja níveis operacional, estratégico e gerencial.

A utilização dessa ferramenta se divide em seis fases:

  • Formulação do problema: Nessa fase é onde se coleta e organiza os dados com maior precisão e clara aos usuários finais, determina-se os objetivos, identificação de restrições a fim de esboçar possíveis soluções e/ou caminhos a serem percorridos.

  • Construção do modelo: a utilização da modelagem permite a realização de simulações alterando as variáveis do problema  a fim de encontrar uma solução. Até pouco tempo atrás a intuição gerencial era a principal ferramenta utilizada na resolução de problemas, porém com maior conhecimento e acesso aos dados e informações dos problemas por parte da expansão da capacidade dos computadores, a modelagem vem sendo mais utilizada.  Porém a intuição gerencial não pode ser deixada de lado, já que na modelagem a quantidade de informações é tão grande que não há possibilidade de formular modelos que considerem todos os dados. É necessário separar informações relevantes das irrelevantes.
  • Resolução de Modelo: Nesta fase que é calculado a resolução do modelo, que vão desde cálculos simples a técnicas modernas de resolução.  Existem alguns softwares que oferecem rapidez e confiabilidade nos resultados destes testes.
  • Teste de Modelo e solução: Verificasse a resolução do modelo real do problema.  As simulações permite detectar novas melhorias.
  • Controle de soluções: Onde devem se identificar valores e parâmetros fixos que envolvem a resolução.
  • Implantação e acompanhamento: Avaliação de resultados.

http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/pesquisa-operacional-visao-geral/57475/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com