TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa operacional

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisa Operacional para o Administrador é o profissional preparado para gerenciar o processo de tomada de decisões dentro das empresas, e a PO é uma ferramenta muito útil para essa função. Ela passa, necessariamente, pela definição de um problema, pela criação de alternativas para a solução deste problema, pela escolha da melhor alternativa e pela aplicação desta solução. O valor dessa disciplina transcende a formação do profissional, pois ambos têm em comum o foco na tomada de decisões. A PO é a ferramenta tecnológica que fornece a ajuda para que o gestor tenha condições de encontrar, entre as alternativas, a solução ótima para a resolução dos problemas propostos.  

O que se pode depreender das evidências aqui relatadas é que nenhuma organização, seja de que tipo for, pode, nos dias atuais, prescindir da informação e, por extensão, da pesquisa. A importância da pesquisa para a tomada de decisões delicado, arriscado, a competição é ferrenha, os clientes estão cada vez mais exigentes e querem se manter a par de tudo, e as decisões tomadas sem base ou apenas no bom senso parecem estar perdendo terreno nesse ambiente. Assim, de quanto mais informação de qualidade (entenda-se informação de qualidade como informação confiável, gerada por fontes confiaveis) se dispuser para embasar a tomada de decisões, melhores e menos arriscadas tendem a ser as decisões. A informação pode ser o grande diferencial competitivo dos tempos modernos e sua obtenção exige o domínio e o uso científico de técnicas de pesquisas. Não é exagero, portanto, ratificar o ditado popular que afirma que “quem detém a informação, detém o poder”.

O termo Pesquisa Operacional (PO) surgiu durante a segunda guerra mundial por volta de 1939 onde se buscava resolver problemas de operações militares. Os métodos da PO foram por muitos anos aplicados somente em organizações militares, com a sua credibilidade nos meios militares desenvolveu sendo usada nas empresas, chegando a ser considerada como um ramo da ciência administrativa. Com o final da guerra, a pesquisa operacional evolui na Inglaterra e nos Estados Unidos. Já no Brasil a pesquisa operacional surgiu por volta da década 1960 e em 1969 foi fundada a Sociedade Brasileira de Pesquisa operacional (SOBRAPO). A P.O. no Brasil surgiu aproximadamente uma década após sua implantação na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos. Assim, já nos meados da década de 50, professores com formação em Engenharia, Matemática e/ou Estatística, entusiasmados com as novas técnicas relacionadas a P.O. que aqui chegavam pela difusão natural do conhecimento humano, começaram a formar equipes de P.O. nas universidades e instituições de ensino (ITA, PUC, COPPE-UFRJ, UFPB, UNICAMP, UFSC, UFMG, UFV, etc.), reproduzindo-se e induzindo a formação de equipes em conjunto com as empresas (PETROBRÁS, ELETROBRÁS, USIMINAS, CSN, EMBRAPA, SOUZA CRUZ, TELEBRÁS, etc.), bem como a formação de consultorias nas grandes cidades.

Os principais setores que são utilizados a PO é, Manufatura, armazenamento e transporte, entre outros que também são bastante usados a PO, mas tendo os três citados como os principais setores utilizados.

Exemplo de Aplicação da Pesquisa Operacional: A Federal Expres (FedEx) é a maior empresa de transporte expresso do mundo. Todos os dias, ela entrega 6,5 milhões de documentos, pacotes e outros itens nos Estados Unidos e em mais de 220 países e territórios ao redor do mundo. Em alguns casos, pode-se garantir a entrega dessas remesas até as 10h30 da manhã seguinte. As mudanças envolvidas no fornecimento desse serviço são estarrecedoras. Esses milhões de embarque diários têm que ser classificados um a um e direcionados para o local geral correto (usualmente por via aérea) e, então, devem ser entregues no destino exato (normalmente utilizando-se veículo motorizado) em um período surpreendentemente curto. Como tudo isso é possível? A pesquisa operacional (PO) é o motor tecnológico que propulsiona a empresa. Desde sua fundação em 1973, a PO ajudou na tomada de suas principais decisões de negócios, inclusive investimento em equipamentos, estrutura de rotas, cronograma, finanças e localização de suas instalações. Após ter literalmente creditada à PO a salvação da empresa durante seus primeiros anos, tornou-se habitual ter a PO representada nas reuniões de diretoria semanais, e, de fato, vários dos diretores atuais provêm do destacado grupo de PO da FedEx. A FedEx acaba sendo reconhecida como uma empresa de nível mundial. Rotineiramente ela se encontra no topo da lista anual das Empresas Mais Admiradas da Fortune Magazine. Ela também foi a primeira vencedora (em 1991) do prêmio hoje conhecido com INFORMS Prize, que é concedido anualmente para a integração efetiva e repetida da PO na tomada de decisão organizacional de maneira pioneira, variada, inovadora e duradoura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (949.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com