TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim VIII unip Gestão financeira

Por:   •  13/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.892 Palavras (8 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 8

Relatório PIM VIII

 Gestão Financeira

 Nome da empresa do grupo: Refribra

 Edição 2020/2

 Orientador (a): Fábio Brandão

NOME:

     

Relatório – PIM VIII

  1. (Dados gerais I) Apresente a empresa com nome, forma de constituição, histórico com dados e fatos relevantes da origem da organização, porte, natureza/tipo e ramo de atuação (principal atividade desenvolvida).

A empresa Refribra caracteriza-se pela atividade industrial e comercial e tem natureza privada. Está sendo constituída pelos empreendedores como uma S/A - Sociedade Anônima.

A origem do empreendimento está associada à origem do próprio produto. Portanto, o ramo de atividade específico da empresa é o ramo eletroeletrônico.

Pelo capital inicial estabelecido no valor relevante de $ 2.500.000,00 e pela necessidade média de recursos humanos, pode-se considerar que a empresa será de porte médio.

(Força de trabalho II) Qual a composição e qualificação da força de trabalho (operários e vendedores)? Explique sucintamente como chegaram à escolha da capacidade.

50 operários

4  Supervisores dos operários

Esses foram a quantidade de funcionários contratados no primeiro período, ficando em treinamento para atuar no período seguinte.

Cheguei nessa conclusão quantitativa de funcionários na área operacional analisando a produção estabelecida de 16.000,00 unidades do produto.

Sendo assim utilizei a formula que o manual sugere e exemplifica da seguinte forma:

Para produzir 16.000,00 unidades do produto são necessárias 24.000,00 hs de mão de obra sendo utilizada 1,5 hs para produzir 1 unidade.Dessa forma tendo como referencia que por período um funcionário trabalha 480 hs foi elaborado a seguinte conta :

16.000,00 un  X 1,5 = 24.000,00

24.000,00 hs / 480 = 50

Sabendo também que 1 funcionário supervisor gerencia 12 operários chegamos a necessidade de 4 supervisores.

No período seguinte são contratados 44 vendedores e 6 supervisores de venda,

Tendo em vista uma abordagem mediana estipulou-se a seguinte formula sugerida pelo manual:

1 - Número de varejistas = 488 (vem da tabela do manual);
2 - Número de visitas por varejista por período = 4 (nº decidido pela empresa neste exemplo)
3 - Total de visitas ao período = 1.952 [item 1 (nº de varejistas) multiplicado pelo item 2 ( nº de visitas)]
4 - Média de visitas realizadas por vendedor ao período = 130 (vem da tabela do manual)
5 - Total de vendedores necessários para a região 2 = 15 vendedores [(item 3 (total de visitas ao período) dividido pelo item 4 (média de visitas realizadas)]

Também sabendo que cada supervisor gerencia 8 vendedores foram contratados 6 supervisores a princípio.

Processo Produtivo A empresa possui uma produção especializada: linha de produto, tecnologia e capacidade de produção são apresentadas a seguir. III) Descreva o produto (nome e características), as características da tecnologia adotada pela empresa (investimentos, custos operacionais, flexibilidade etc.) e o processo de implantação e evolução da capacidade da empresa.

A empresa Refribra produz o RPB (refrigerador portátil de bebidas)

Projeto do RPB

O RPB foi desenvolvido por um cientista que, após pesquisar o mercado com um protótipo, concedeu a investidores o direito de exploração. O produto é uma inovação com características de bem de consumo durável e será o único produzido pela empresa. O projeto do RPB, na versão original, nível 1, está disponível nas áreas de produção.

O custeio da produção é feito pelo método do custeio direto ou variável, ou seja, entram no custo do produto apenas os custos variáveis. No caso do RPB, os custos variáveis para produção de 1 unidade são: 3 unidades de matéria prima básica (MP) e 1,5 horas de mão de obra direta dos operários (MOD).

Na contabilidade gerencial da empresa, que adota o custeio variável, os gastos fixos de produção não são incorporados aos produtos e são contabilizados no resultado de cada período, a partir do 2º, indiferentemente ao volume efetivamente produzido, variando conforme a capacidade de produção .

Os gastos incorridos com contratação e treinamento do pessoal de produção e vendas, por serem gastos que beneficiam a empresa por vários períodos futuros, são reconhecidos como despesa nos resultados (DRE) em 4 períodos, a partir do período da contratação. Durante esses períodos, são contabilizados como investimento, em "Despesas Antecipadas de Pessoal" (Balanço). Os demais gastos com pessoal, como salários, comissões e demissões, entram integralmente como despesa no cálculo dos resultados (DRE) do próprio período. Entretanto, todos os gastos com pessoal, indistintamente, são pagos (Fluxo de Caixa) no período seguinte ao fato gerador.

Ambiente operacional da empresa Externamente, a empresa atua em grandes mercados, competindo com concorrentes equilibrados e atendendo clientes com diferentes perfis. Além disso, relaciona-se com parceiros institucionais relevantes, conforme descrito a seguir. (Mercados e clientes IV) Descreva a estrutura dos mercados disponíveis, especialmente onde a empresa atuou, e descreva os perfis e características dos clientes das regiões de mercado

 REGIÕES

[pic 1]

Região 1: Tem a menor população comparada às demais, o que resulta em menor quantidade comprada, entretanto, é a região que possui a maior renda "per capita" e nível cultural mais elevado, além de intensivo uso de tecnologia.

Região 2: No que diz respeito ao tamanho e a renda da população, a região pode ser considerada intermediária em relação às demais.

Região 3: Possui a maior população, porém com renda média mais baixa em relação às demais regiões e uso de tecnologia bastante incipiente. A alta densidade demográfica, mesmo com renda mais baixa, acaba por gerar grande demanda quantitativa.

Fiz a escolha de construir a empresa na região 3 por conter ali a maior demanda tentando diminuir gasto com transporte.

Ambiente competitivo Por se tratar de um oligopólio, a competição torna-se um fator relevante. Apresentam-se nesta sessão os concorrentes e demais aspectos do ambiente competitivo. V) Apresente e caracterize os principais concorrentes da organização, descreva o posicionamento competitivo assumido pela empresa e as principais mudanças havidas no ambiente, com seus impactos no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com