TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I - UNIP - Gestão Financeira - Renner

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.440 Palavras (14 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CHRISTIAN RUPPENTHAL DE LIMA – RA 1233193

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

LOJAS RENNER S.A.

NOVO HAMBURGO/RS

2017

CHRISTIAN RUPPENTHAL DE LIMA – RA 1233193

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

LOJAS RENNER S.A.

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Gestão Financeira apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

NOVO HAMBURGO/RS

2017

CHRISTIAN RUPPENTHAL DE LIMA – RA 1233193

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

LOJAS RENNER S.A.

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Gestão Financeira apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Aprovado em:

BANCA EXAMINADORA

____________________________/__/____

____________________________/__/____

____________________________/__/____

RESUMO

Diante da conturbada situação financeira de algumas economias mundiais, o mercado necessita cada vez mais de profissionais aptos a atuarem na gestão das finanças de suas organizações, sejam de pequeno, médio ou grande porte. Este trabalho, na modalidade projeto, tem por objetivo apresentar as práticas, peculiaridades e características de gestão de uma organização real, tendo como base uma visita técnica orientada realizada na Lojas Renner S.A.. A abordagem utilizada neste trabalho está fundamentada nos conceitos e conhecimentos teóricos adquiridos em aula e através de pesquisas em conteúdo específico, relacionados aos objetivos propostos pela instituição de ensino. As disciplinas nas quais este trabalho está baseado são: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informáticas.

Palavras-chave: Gestão Financeira, Práticas de Gestão, Fundamentos Teóricos

ABSTRACT

In the face of the troubled financial situation of some global economies, the market is increasingly in need of professionals capable of managing the finances of its organizations, whether small, medium or large. This work, in the project modality, aims to present the practices, peculiarities and management characteristics of a real organization, based on a guided technical visit held at Lojas Renner S.A.. The approach used in this work is based on the theoretical concepts and knowledge acquired in class and through research on specific content related to the objectives proposed by the educational institution. The disciplines on which this work is based are: Foundations of Administration, Business Communication and Computer Techniques.

Keywords: Financial Management, Management Practices, Theoretical Foundations

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................06

2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA..........................................................................07

3 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO................................................................10

4 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL...........................................................................13

5 TÉCNICAS DE INFORMÁTICA...............................................................................16

6 CONCLUSÃO..........................................................................................................17

7 REFERÊNCIAS.......................................................................................................18


1. INTRODUÇÃO                                                                                    

O presente trabalho é parte integrante do currículo pedagógico da Universidade Paulista – UNIP, em sua modalidade de Cursos Superiores de Tecnologia à distância. O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM tem como característica estrutural o desenvolvimento de um trabalho no formato de projeto, onde o cursando busca a inserção nas práticas de gestão fundamentadas nos ensinamentos teóricos absorvidos nas disciplinas em cada bimestre letivo, através de pesquisa das características e práticas de uma organização real. Neste PIM I, referente ao primeiro bimestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, faz-se um diagnóstico organizacional da empresa Lojas Renner S.A., objetivando identificar de forma crítica suas práticas de gestão sob o ponto de vista das disciplinas Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informáticas. A metodologia aplicada foi a coleta de dados in loco, através de visita orientada a diversos setores da empresa, entrevista realizada com alguns dos gestores e dados distribuídos pela equipe responsável pela Governança Corporativa da empresa.

O conhecimento é hoje um dos elementos mais importantes de qualquer organização. É ele sua maior riqueza, o que lhe trará competitividade, um diferencial e uma maior capacidade de adaptação aos novos cenários sociais.

A aprendizagem e, mais especificamente, a capacitação estão diretamente relacionados a um sistema de gestão de conhecimento, bem como a um sistema de gestão de competências, sendo um dos componentes mais importantes da última. Isso porque no decorrer das últimas décadas a sociedade passou por mudanças vertiginosas, especialmente relacionadas com a globalização, com o surgimento de novas tecnologias e com o fluxo extremamente rápido de informações. Assim, as exigências da sociedade e, consequentemente, do cliente alvo das empresas – o cidadão – se alteraram e continuam mudando diariamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com