TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negócios Restaurante Smak

Por:   •  20/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.407 Palavras (10 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 10

Anhanguera Sumaré SP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Guilherme Yamasaki

1º Bimestre EAD ADM

RA 2855165846

DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE

Plano de Negócios Restaurante Smak

Sumaré SP

Abril 2015

Guilherme Yamasaki - FSU2855165846

DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE

Trabalho apresentado ao Curso de Administração do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Comportamento Organizacional e Empreendedorismo.

Orientadora: Gislayne Rocha

Sumaré SP

Abril 2015

SUMÁRIO

Introdução          04

Passo 1 – Sucessos e Insucessos          05

Passo 2 – Plano de Negócios          07

Passo 3 – SWOT          10

Passo 4 – Diagnóstico          11

Anexos – Novo Menu          13

Considerações Finais          15

Referências          16

INTRODUÇÃO

O empreendedorismo é o ato de inovar, criar ou levar algo já existente ao êxito, com a crescente de micro e pequenas empresas no Brasil, o papel do administrador é de suma importância no gerenciamento das empresas, é parte do processo empreendedor, sempre buscar a ampliação, investimento e deixar os processos de marketing bem apurados e antenados com as novas tendências. Estas são as bases do plano de negócios, que transformam riscos em oportunidades.

Neste trabalho o tema proposto foi a realização de um plano de negócios para o restaurante Smak, localizado na fictícia Vila da Felicidade. Poderemos encontrar aqui, uma análise de mercado, mostrando fraquezas e oportunidades do ramo de alimentos e bebidas, margeados pelo cenário mercadológico geral.

Sendo um projeto, onde a proprietária será o elemento principal para a mudança do ambiente, este trabalho tem como objetivo aplicar o plano de negócios, para auxiliar seu dia a dia, aumentando lucros, prevendo problemas e os transformando em oportunidades para o crescimento, em um meio de concorrência muito alta, trará uma visão inovadora para lidar com todos os detalhes deste estabelecimento.

                        

DESENVOLVIMENTO

PASSO 1: Sucesso e Insucesso

Com o crescimento e facilidade da criação de micro empresas, muitas pessoas tomam as rédeas e acreditam que podem empreender e criar suas empresas nos mais variados ramos.

Porém, com a internet, vendas online e serviços feitos de formas diversas, muitos micro a grandes empresários fecham as portas todos os dias, por má gestão de seus negócios.

Uma análise mercadológica mostra que muitas vezes tais negócios, não foram estudados corretamente em vários quesitos, bem como tipo de produto, público alvo, local, marketing...

Verificando mais a fundo, um dos grandes problemas de pequenas empresas, muitas vezes pode ser na figura centralizadora dos responsáveis do gerenciamento, o grande anseio de bater metas e ter lucro, aflige os primeiros meses das novas empresas, com o mal gerenciamento, acabam levando a falência.

Conforme dados do IBGE, as Micro e Pequenas empresas representaram 99,2% dos empregadores, com mais de 27 milhões de pessoas empregadas. Elas também representam 43% do produto de renda dos setores comerciais, de serviços e industriais.

Muitos micro empresários, que abrem suas empresas, possuem seus produtos finais e vêem no âmago de lucros e serem seus próprios patrões uma saída ao sistema de empregado e empregador, porém, sem planejamento, o insucesso é certeiro. Um estudo do SEBRAE divulgado em 2010 *Dados coletados de 2003 a 2007, que mostraram um cenário de crescimento no Brasil, versa que 29% dos micro e pequenos empresários, alegam que as maiores barreiras enfrentadas nos primeiros meses ou anos de atividade é a falta de clientes, o que pode ser explícito, pelo baixo investimento em marketing e pesquisas de público alvo.

De tais empresas 27% levam a falência nos primeiros 12 meses de avidade, e 64% fecham num momento pouco frutífero, onde seus produtos se não inovados, caem em esquecimento e se tornam obsoletos em 6 anos.

Segundo Chiavenato (2004) – “O empreendedor fica focado naquilo que acredita ou executa em um plano traçado, que se torna cego e surdo aos acontecimentos a sua volta, recusando se a avaliar as evidencias.”

As incapacidades dos novos empresários, vão além da falta de percepção, além de não admitir que estejam fracassando em certas ações, não admitem os erros, pois são considerados líderes, e muitas vezes a falta de humildade prejudica a saúde da empresa. Admitir que muitas vezes pode ser incapaz de gerenciar, muitas pessoas tem capacidades distintas, algumas com boa percepção e sabem lidar com pessoas, e outras sem o mínimo de tato com o ser humano.

Trabalhar com prazos é essencial para o sucesso de uma empresa, entregar nos prazos estipulados por clientes e colaboradores, são a base da qualidade.

A falta de experiência no campo que vai atuar também é um item desafiador, não possuir uma formação adequada levam ao fracasso.

Aprender é um exercício diário do empreendedor, que deve estar sempre ciente que novas tecnologias, produtos e metodologias chegam a cada instante, é papel fundamental estar sempre atualizado.

Segundo (Drucker 1984) “Perpetuar a empresa é tarefa básica que cabe ao espírito empreendedor – e a capacidade de consegui-lo pode muito bem constituir o teste mais definitivo para sua administração".

Desta forma, nosso papel principal como empreendedores natos, e administradores, é de perpetuar tais empresas, inovando seus produtos, entregando serviços impecáveis com agilidade e qualidade, levando um diferencial aos clientes e colaboradores.

                

PASSO 2: Plano de Negócios 

O plano de negócios é a base de trabalho para iniciar um projeto, ou, alavancar um já em andamento.

É ferramenta que representa um modelo de negócio, ele é escrito por empreendedores e estudiosos do campo de marketing e financeiro, a utilização deste plano, é um processo singular de perspectiva sistêmica, que engloba vários aspectos positivos, negativos, pros e contras, em prol do sucesso da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (204.2 Kb)   docx (758.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com