TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negócios - Turismo de Aventura

Por:   •  25/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.628 Palavras (11 Páginas)  •  1.306 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – CCET

ESCOLA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DA PRODUÇÃO II

EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL

PROFESSOR: CELSO CAMPOS

PLANO DE NEGÓCIOS

MARAVIJO

JOANA ADAN

MAY LINN LIAO

RAPHAEL SCARPINI

VÍCTOR LUIZ SILVA

RIO DE JANEIRO – RJ

2015

JOANA ADAN

MAY LINN LIAO

RAPHAEL SCARPINI

VÍCTOR LUIZ SILVA

PLANO DE NEGÓCIOS

MARAVIJO

Este Plano de Negócios é apresentado para obtenção do grau parcial na disciplina Tópicos Especiais em Gestão da Produção II – Empreendedorismo Sustentável, 2015.1, ministrada pelo professor Celso Campos.

RIO DE JANEIRO – RJ

2015

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO        

2 – SUMÁRIO EXECUTIVO        

3 – ANÁLISES        

3.1 – SETOR ECONÔMICO        

3.2 – MERCADO ALVO        

3.2.1 – Público        

3.2.2 – Tamanho e Tendências do Mercado        

3.2.3 – Oportunidades Estratégicas        

3.3.1 – Posição Competitiva        

3.3.2 – Competição Global        

3.3.3 – Distribuição do Mercado        

3.3.4 – Concorrência Futura        

3.4.1 – Tendências do Setor        

3.4.2 – Mercado Alvo        

3.4.3 – Tendências do Setor        

3.4.4 – Nossos Pontos Fortes        

3.4.5 – Riscos        

3.4.6 – Posição Estratégica        

3.5.1 – Mensagem da Empresa        

3.5.2 – Estratégias de Marketing – Mídias        

3.5.3 – Marketing Global        

4 – CONCLUSÃO        


1 – INTRODUÇÃO

O grupo de alunos decidiu idealizar um negócio em modelo de “start up” atuante no setor de turismo que é considerado a área mais promissora de oportunidades para alavancagem da economia brasileira nesses tempos turbulentos. Para a elaboração do plano de negócios, o grupo terá como roteiro básico o livro indicado para o curso:

ABRAMS, Rhonda M.. Planos de Negócios Vencedores: segredos e estratégias para atingir o sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

O negócio deveria ser primeiramente analisado pelo texto compreendido entre as páginas 60 a 66 e pelo quadro da página 185 - de outro livro texto do curso:

AVENI, Alessandro. Empreendedorismo contemporâneo: teoria e tipologias. São Paulo: Atlas, 2014”.

O trabalho a seguir, então, foi guiado pelo livro Planos de Negócios (citado acima), consultando os capítulos da Parte I e os capítulos da Parte II – até o item 10. 

2 – SUMÁRIO EXECUTIVO

2.1 – CONCISO

A Empresa MARAVIJO possui sua sede na cidade do Rio de Janeiro e apresenta foco em trilhas pelos pontos turísticos do Brasil e do mundo, unindo esses eventos com alguns esportes radicais como Base Jump; Escalada de Montanha; Paraqedismo Thunder, Ciclismo,  Bungee Jump, Jet-Boating, Esqui e Snowboard, Rafting e Mountain Bike entre outros.

Tem como missão proporcionar aventuras aos seus clientes unindo-as aos pontos turísticos mais desejáveis de cada país. Apesar de não ser pioneira no segmento de turismo, é inovadora em seu misto de serviços. Logo, é uma empresa ímpar no mercado e com isso está sempre um passo à frete dos concorrentes.

O retorno dos clientes demonstra a excelência dos serviços prestados. O público alvo são jovens entre 20 e 35 anos, apesar de grande procura por todas as faixas etárias, principalmente tratando-se de pessoas interessadas em manter uma vida saudável com um pouco de adrenalina. Estas estão sempre praticando exercícios, o que permite à MARAVIJO unir essa vontade de conhecer um esporte mais radical a um bom condicionamento, desafiando seus limites, conhecendo pontos turísticos e inexplorados.

A Estratégia de Marketing está focada nas redes sociais. Nesse segmento é possível atingir os clientes e seus amigos em comum em tempo real. Funciona como uma cadeia, onde amigos dos participantes veem fotos online e naquele momento mais pessoas são cativadas a participarem dos próximos eventos.

A empresa foi fundada através da percepção da carência em unir esportes aos pontos turísticos. Não apresenta concorrentes diretos nacionalmente, porém empresas em segmentos distintos conseguem se igualar aos seus serviços. Possui profissionais qualificados, parcerias com o Corpo de Bombeiros, o que viabiliza suas atividades de trilhas e escaladas, por exemplo, com mais segurança e a diferencia de outras empresas.

Todo empreendimento teve início com a prática de esportes dentro da universidade, onde foi decidido levar o método para as pessoas que possuem vontade de explorar novas sensações e desafios. A equipe inicial possui engenheiros, militares, administradores, enfim, pessoas de vários segmentos, mas com um objetivo em comum, que é o de proporcionar adrenalina aos clientes e levá-los a pontos desejáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (753.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com