TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE RETOMADA DO TURISMO

Por:   •  3/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.426 Palavras (10 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 10

PLANO DE RETOMADA CONSCIENTE DO TURISMO

ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SALESÓPOLIS/SP

OBJETIVO GERAL

Elaboração de um documento que deverá promover ações integradas dos empreendimentos turísticos para garantir a saúde pública e organizar a retomada gradativa das atividades, preservando os empregos e auxiliando na segurança econômica e sanitária.

Os parâmetros que conduzem esta Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte estão consubstanciadas no Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico da Estância Turística de Salesópolis, instituído pela Lei 1.732 de 25 de Agosto de 2016 e revisão realizada pela Lei 1.850 de 02 de Julho de 2020.

NOSSO PAPEL

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte atuará como facilitador, contribuindo com a construção do Plano, usando sua metodologia ágil de elaboração e gestão de projetos, bem como disponibilizando ferramentas de fácil acompanhamento e medição de desempenho.

NOSSOS PARCEIROS

Uma gestão participativa incentiva à integração dos segmentos, sendo esse o lema de nossa Administração.

Neste sentido, destacamos nossos parceiros na construção da retomada consciente das atividades turísticas de nosso Município:

  • Associação Comercial;
  • COMTUR;
  • SEBRAE;

 [pic 1]                [pic 2]

OBJETIVOS DO PLANO DE RETOMADA CONSCIENTE DO TURISMO

Geral:

Oferecer diretrizes de enfrentamento COVID 19 para a retomada da atividade turística do Município da Estância Turística de Salesópolis.

Específicos:

Definir fluxo geral de atendimento a casos de turistas com suspeita de COVID-19 ou que informem estarem com sintomas a ser seguido pelas empresas de Turismo;

Definir critérios mínimos gerais de higiene pessoal, segurança sanitária, distanciamento social e sanitização de ambientes a serem seguidas pelos segmentos relacionados à atividade turística.

PRINCIPAIS EIXOS ABRANGIDOS PELO PLANO

  • Definir Protocolos de Saúde a serem seguidos no segmento do turismo local – PLANO DE SEGURANÇA SANITÁRIA;

  • Oferecer Capacitação e Consultoria para que as organizações atendam os protocolos de saúde – PLANO DE CAPACITAÇÃO TURÍSTICA;
  • Elaborar Plano de promoção do destino Salesópolis – PLANO DE IDENTIFICAÇÃO;
  • Estabelecer alinhamento entre os segmentos na construção e execução de estratégias para o turismo – PLANO DE INTEGRAÇÃO TURÍSTICA.

PLANO DE SEGURANÇA SANITÁRIA

Este Plano Básico de Segurança Sanitária faz parte das ações do Plano de Retomada do Turismo na Estância Turística de Salesópolis, iniciativa de entidades do trade turístico por meio da qual serão realizadas ações integradas para garantir a saúde pública e organizar a retomada gradativa da atividade turística, preservando os empregos e auxiliando na segurança econômica e sanitária.

O trabalho é desdobramento do Plano de Retomada Gradual da Atividade Econômica do Estado de São Paulo, elaborado pelo Governo do Estado de São Paulo, com o apoio do comitê de Saúde do Estado, que instituíram o grupo de trabalho com representantes de suas equipes técnicas.

Conforme iremos detalhar ao longo deste Plano de Retomada do Turismo, iremos promover ações nas seguintes vertentes:

- Protocolos de Saúde;                        - Alinhamentos de ações com os segmentos.

- Capacitação                                        - Plano de promoção do destino;

(treinamento e consultoria);

- Comunicação com a sociedade                - Cumprimento das ações do PDTur;

(empresas e turistas); e

Esta primeira versão do documento contempla o detalhamento dos Protocolos de Saúde a serem considerados por empresas e profissionais dos segmentos de Meios de Hospedagem, Alimentos e Bebidas, Serviços Receptivos, Espaços e Equipamentos de Lazer e Visitação.

Também está presente o Plano de Treinamentos ofertados pelo SEBRAE e demais instituições regulares e parceiras , com o objetivo de habilitar tais empreendimentos na correta aplicação das normas estabelecidas neste documento, além de trazer melhorias contínuas no atendimento aos clientes e turistas.

PROTOCOLOS ESSENCIAIS E TRANSVERSAIS APLICADOS AOS SEGMENTOS

MEDIDAS BÁSICAS A SEREM ADOTADAS EM TODAS AS EMPRESAS E SERVIÇOS TURÍSTICOS

A gerência dos estabelecimentos deve adotar uma atitude responsável para lidar com a ameaça à saúde da COVID-19.

É necessário estar preparado, elaborar planos para cada departamento, baseados nas informações disponíveis neste documento. Quanto mais rápida for a resposta e mais pensamento crítico for utilizado, melhor o resultado.

O cumprimento das medidas de prevenção e a eficácia delas devem ser avaliadas com frequência para identificar e corrigir lacunas e adaptar o plano à experiência prática. Uma Equipe de Crise envolvendo membros de cada departamento relevante pode apoiar a gerência na implementação dos planos e na identificação oportuna dos ajustes necessários.

Todas as equipes e prestadores de serviços devem ser treinados pela empresa sobre as medidas a serem adotadas internamente bem como reforçar as medidas que podem proteger sua saúde dos colaboradores;

Higienização correta das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas.

Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço ou usar lenço de papel, o qual deve ser imediatamente jogado no lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (160.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com