TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de negócios: O sumário executivo

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  17.734 Palavras (71 Páginas)  •  2.503 Visualizações

Página 1 de 71

SUMÁRIO EXECUTIVO

O sumário executivo tem o objetivo de propor uma visão geral do plano de negocio, de modo que o leitor possa distinguir rapidamente as questões e os temas fundamentais referidos ao seu papel na execução da estratégia de marketing.

 Segundo Kotler e Armstrong (2008) este tópico traz uma visão geral resumida do plano de negocio, para que os interessados tenham uma idéia do conteúdo, ele ajuda a alta administração a encontrar rapidamente os principais tópicos do plano.

É um resumo do conteúdo que será abordado ao longo do trabalho, portanto deverá ser a última seção a ser escrita, pois é uma síntese de tudo que já foi dito anteriormente, contendo o objetivo do plano de negócio.

Descrição do negocio

        A identificação do negocio é o momento onde o negocio é descrito, mostrando características da organização, indicando as receitas, estruturas, verificando como serão avaliado as oportunidades e ameaças referentes ao negocio.

  1. INTRODUÇÃO

O Plano de negócio tem como objetivo ajudar o empreendedor a ter uma melhor visão da sua empresa. Neste, será avaliado o empreendimento, no caso, Salão de Beleza, que presta serviços e vende produtos de tratamento de beleza e cuidados pessoais, havendo sempre uma preocupação com a beleza individual de cada pessoa. É um ramo que vem crescendo e se desenvolvendo a cada dia, graças à estabilidade da economia e à vaidade humana, sendo por meio de cirurgias plásticas, indústria da beleza, a maneira de se vestir, os novos produtos ou serviços, tanto para mulheres quanto para homens se sentirem mais belos.

Para compreender melhor estes fatores, foi verificado o grande aumento da procura de prestação de serviço e venda de produtos relacionados à área da estética e da beleza nos dias atuais. A beleza se transformou em uma área competitiva, geradora de lucro e importante para o crescimento da economia mundial.

Tento em vista que na cidade de Volta Redonda, mais precisamente no Bairro Água Limpa, possuem 22 salões de beleza e que mesmo assim cresce cada dia mais, a procura por este ramo, as acadêmicas verificaram que no bairro Água Limpa rua papoulas, onde ficará localizado o salão, há uma carência deste tipo de estabelecimento, fazendo com que as pessoas que residem neste local se desloquem para o centro do bairro e mesmo assim às vezes não conseguem um horário para atendimento. Este plano de negocio tem como finalidade trazer uma solução para esta questão, por meio de um plano estratégico, que seria fazer um pacote de fidelidade, cumprir ao máximo o horário agendado e ter um atendimento personalizado chamando pelo nome de cada cliente.

Ao verificar um aumento na área da estética, consegue-se ver inúmeras possibilidades de abrir um negocio nesse ramo, tornando assim, de melhor entendimento do porquê de se escolher esta área para investir. Existem alguns motivos para se optar pelo ramo de salões de beleza, entre eles, por ser promissor, devido a sua expansão no mercado, ao custo acessível para se tornar um profissional nessa área e por ser um investimento de custo mais baixo, comparando-se com outros investimentos que também são viáveis no mercado atual.

Entretanto, para as empresas se firmarem no mercado, o empreendedor terá que ser um consultor de beleza, tirar dúvidas, aconselhar a opção mais adequada para cada tipo de consumidor, ou seja, ter um diferencial de qualidade, estar sempre atento às novas tendências, investir em tecnologia, para assim encantar o cliente, fazendo com que ele fique satisfeito com o resultado final e garantir a sua fidelidade.

Para criar um plano de negocio que mostre ao empresário a viabilidade de um negocio de sucesso, principalmente nos dias de hoje, em que nesse ramo apresenta uma grande concorrência e competitividade entre os salões, as acadêmicas se basearam no plano de negocio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e no autor José Dornelas, pois o primeiro é um órgão que dá apoio aos novos empreendedores que almejam abrir o seu primeiro empreendimento e o segundo orienta melhor o novo empreendedor a como melhor escrever o seu plano de negocio.

Ao desenvolver o plano de negocio, o novo empreendedor consegue verificar se o seu novo empreendimento é viável ou não. Para a criação desse empreendimento de pequeno porte, o plano de negocio mostra todas as etapas possíveis de estudo por meio dos fornecedores, clientes, concorrentes, estrutura, plano estratégico, plano de marketing, plano financeiro, entre outros, e isso já se torna um diferencial para esse novo empreendedor com relação a seus novos concorrentes.

Todavia, fazer o plano de negocio tem como objetivo descobrir os pontos positivos e negativos desse empreendimento, fazendo uma pesquisa exploratória e descritiva para tomar conhecimento dos problemas que poderá vir a acontecer e ajudar também nas melhorias e possibilidades de sucesso para que o novo empreendedor permaneça no mercado.

2 . EMPREENDEDORISMO E A PEQUENA E MÉDIA EMPRESA NO BRASIL

O conceito de empreendedorismo foi difundido em 1950, pelo economista Joseph Schumpeter, na qual define o empreendedor como uma pessoa criativa e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, foi implantado o conceito de risco no empreendedorismo, por meio dos autores K. Knight (1967), e Peter Drucker (1970). Em 1985 por meio de Gifford Pinchot, foi implantado o conceito de empreendedor dentro de uma organização.

O conceito de empreendedorismo é muito peculiar, todos parecem conhecer mais não conseguem definir realmente o que seja. Essa peculiaridade pode ser definida em diferentes concepções, dentre elas, a de que o empreendedorismo é voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades, sendo essencial para geração de riquezas dentro de um país e promovendo crescimento econômico, melhorando assim, as condições de vida da população. “Segundo Dornelas (2008, p. 22), ‘‘empreendedorismo é um envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades”, enfatizando assim de forma mais geral o real objetivo do empreendedorismo, que é gerar oportunidades.

O empreendedor é uma pessoa ou um grupo de pessoas, que põem em pratica algo novo, o que de fato ninguém vê, realizando assim por meio de criatividade e inovações.

"os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem uma motivação singular, gostam do que fazem, não se contentam em ser mais uma na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado”, (Dornelas, 2003, p. 59).

As características de um empreendedor é ter a capacidade de liderança, trabalhar em equipe, ter uma boa comunicação, ser criativo, inovador, assumir ricos tendo uma boa visão do futuro. Dentre essas características, o empreendedor será capaz de tomar a decisão correta, perante os novos desafios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (102.2 Kb)   pdf (812.6 Kb)   docx (594.7 Kb)  
Continuar por mais 70 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com