TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano negocio corretora seguros

Por:   •  11/5/2016  •  Monografia  •  10.649 Palavras (43 Páginas)  •  1.830 Visualizações

Página 1 de 43

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

1.1 Objetivo Geral        

1.2 Objetivos Específicos        

1.3 Justificativa        

1.4 Metodologia        

2. DESENVOLVIMENTO        

2.1 História do Seguro        

2.1.1 O que é seguro?        

2.1.2 Surgimento dos Seguros        

2.1.3 Seguros no Brasil        

2.1.4 A organização do seguro        

2.1.5 Modalidades e Ramos        

2.2 Descrições da Empresa        

2.2.1 Localização da corretora        

2.2.2 Sócios        

2.2.3 Procedimentos, documentação e encargos para abertura da corretora        

2.2.4 Segmentos de atuação        

2.4 Seguradoras Parceiras        

2.5 Análise de Mercado        

2.6 Cliente Foco        

3. ESTUDO DE CASO        

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta o plano de negócio de uma corretora de seguros que será constituída na cidade de Taquaritinga-SP. O atendimento e os serviços serão destinados a pessoas físicas e jurídicas.

A corretora a princípio irá atuar no segmento de seguros automobilístico, vida, residencial e empresarial, mas que eventualmente irá atuar com demais módulos de seguros como agrícola, dentário, saúde, previdência, créditos, etc. conforme a necessidade do cliente.

O nome de seguro é todo contrato pelo qual uma das partes, segurador, se obriga a indenizar a outra, segurado, em caso da ocorrência de determinados sinistro, em troca do recebimento de um prêmio de seguro.

Segurara bens não é um hábito desenvolvido no Brasil, grande parte das pessoas limita-se ao seguro do automóvel, por desconhecer outras modalidades de seguros. Há ainda a ideia de que assegurar um bem é algo extremamente caro, o que não corresponde à realidade, para mudar esta ideia as corretoras de seguros tem o papel fundamental.

A prestação de serviço, ato por natureza intangível, tem como objetivo a satisfação de um desejo ou suprimento de uma necessidade independente da posse de um bem físico. É por isso que, como elementos difíceis de medir, provar ou sentir que são os serviços devem ser “vendidos” ao consumidor como algo palpável.

1.1 Objetivo Geral

Planejar a abertura de uma corretora de seguros e todo o seu funcionamento, desde documentação para abertura de empresa, lucros, sócios, clientes, funcionários, modo de trabalho e produto final.  

1.2 Objetivos Específicos

  • Analisar o investimento inicial do negócio.
  • Identificar os processos a serem seguidos para a abertura de uma corretora de seguros.
  • Demonstrar o trabalho que é desenvolvido em uma corretora de seguros e verificar seu campo de atuação.

1.3 Justificativa

A escolha do tema se deu em função da importância do seguro como fator de segurança nos tempos modernos. As pessoas estão sujeitos a riscos, incêndios, roubos, etc.

Com a realização do trabalho e a pretensão acadêmica de abrir um negócio, é o momento oportuno para a realização deste estudo, pois possibilitará analisar o mercado onde pretende atuar.

O que necessitara para a realização do projeto é a obtenção de informações sobre seguros, principalmente na região de Taquaritinga. O projeto foi feito com os conhecimentos adquiridos no curso de administração.

Um novo empreendimento passa pelo planejamento de sua implantação. Antes de abrir uma empresa, é importante identificar as oportunidades de investimento que se apresentam e os riscos a serem assumidos. Os ricos fazem parte de qualquer negócio e é necessário do empreendedor coragem para enfrentá-los. Pode-se diminuir consideravelmente os riscos inerentes ao uma nova ideia, dando mais segurança ao negócio, através de um planejamento e análise de viabilidade.

Constitui-se como uma marca importante do empresário perceber as oportunidades oferecidas pelo mercado, reunindo condições propicias para a realização do negócio. Por meio de um plano de negócio, será possível identificar as melhores condições para implantar um bom negócio.

1.4 Metodologia

Este estudo terá como base a pesquisa do tipo descritiva. Em relação aos procedimentos técnicos, a pesquisa foi definida como bibliográfica, ou seja, elaborada a partir de material já publicado, constituído basicamente de livros, artigos, monografias sobre o tema em questão, bem como materiais disponibilizados na Internet, recorrendo-se fundamentalmente as fontes secundárias como em particular Federação Nacional de Seguros (FENASEG), Federação Nacional de Corretores de Seguros (FENACOR), Instituto de Resseguros do Brasil (IRB),Superintendência de Seguros Privado (SUSEP), Sindicato de Corretores de Seguros(SINCOR), e sites da Internet das principais seguradoras que hoje atuam no país e em jornais.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 História do Seguro

2.1.1 O que é seguro?

Seguro como provém de seu próprio significado, quer dizer total segurança as pessoas que o tem, ele compensa percas financeiras de pessoas físicas ou jurídicas, pois tanto esforço para adquirir um bem de alto custo merece um seguro, pois, vivemos em um mundo em que o futuro é incerto, o acaso acontece.

Seguro é um plano social que combina riscos de muitos indivíduos dentro de um grupo, atuarialmente prevê perdas e usa os fundos das contribuições dos membros dos grupo para efetuar o pagamento de indenizações, quando são devidas, nas condições e termos de contrato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.6 Kb)   pdf (780.3 Kb)   docx (466.7 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com