TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque uma empresa necessita de um administrador financeiro?

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade de Franca – UNIFRAN

Núcleo de Educação à Distância

Polo Montes Claros – Minas Gerais

Aluna: Joelma Karen de Oliveira

Curso: Ciências Contábeis / 5º período

Código RGM: 1335085

PORTIFÓLIO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA:

Porque uma empresa necessita de um administrador financeiro?

Montes Claros - MG

21 de Fevereiro de 2016

Para entendermos a necessidade de um administrador financeiro em uma empresa, primeiramente precisamos nos embasar no conceito do que é a “Administração Financeira”.

A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Trata-se de um ramo privativo à Administração. Segundo Liz (2009), administrar financeiramente envolve o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa, tendo como objetivo melhorar os resultados apresentados e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais.

Assim, uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados. O profissional tem que conhecer vários conceitos e saber aplicá-los para que possa ser eficiente e eficaz para a organização que administra.

Desta forma, para um melhor entendimento da importância desse profissional, é ideal a abordagem de alguns temas relevantes:

A finalidade do índice de liquidez

Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Essa liquidez vai decorrer de uma série de fatores como: A capacidade que a empresa apresenta para ser lucrativa, a maneira como seu ciclo financeiro é administrado e as decisões estratégicas tomadas em relação aos financiamentos e investimentos feitos na mesma.

Um ponto importante a ser ressaltado com relação aos índices de liquidez diz respeito ao ciclo financeiro já que, quanto maior e mais longo for o ciclo, maiores serão os índices de liquidez exigidos para que a empresa possa ter uma boa capacidade de pagamento.

Os índices de liquidez que normalmente são utilizados são: índices de Liquidez Geral(ILG), Índices de Liquidez Corrente(ILC), Índices de Liquidez Seca(ILS) e Índices de Liquidez Imediata(ILI). Todos esses índices relacionam bens e direitos com obrigações da empresa, medindo assim quanto a empresa possui para cada unidade monetária que ela deve. (SOUZA, 2003)

Desta forma, podemos concluir que os índices de liquidez são capazes de mostrar a capacidade que as empresas têm para saldarem seus débitos frente aos seus credores e poderem assim ganhar credibilidade e conseguirem novos empréstimos. Sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser motivos de estudos para o administrador financeiro.

A finalidade dos índices de atividades

Os Índices de Atividades permitem analisar aspectos do capital de giro da empresa por meio do ciclo financeiro. Permitem verificar a velocidade com que a empresa recebe suas vendas, paga suas contas ou renova seus estoques.

Segundo Barros (2003), os indicadores de atividade nos fornecem informações valiosas a respeito das vendas efetuadas no período, compara o prazo médio de pagamento e recebimento identificando se há incoerência entre ambos, indica o retorno sobre o ativo, quantas vezes os estoques se renovaram. Essas informações são de fundamental importância para uma correta tomada de decisão e uma visão global do comportamento da produção que compreendem as vendas, compras, pagamentos e recebimentos.

Os índices de atividades medem a rapidez com que vários itens são convertidos em vendas ou caixa. Assim, esses índices auxiliam na análise da liquidez da empresa.

O uso e as prerrogativas da alavancagem financeira

Alavancagem financeira corresponde à relação entre capital próprio e créditos aplicados em uma operação financeira. É o uso de ativos ou recursos com encargos financeiros fixos, para aumentar os efeitos de variações do lucro antes de juros e imposto de renda sobre o lucro por ação, ou seja, para aumentar o retorno dos acionistas da empresa. Assim, a empresa usa recursos de terceiros (basicamente empréstimos, debêntures, ações preferenciais, etc.) para maximizar os efeitos da variação do lucro operacional sobre os lucros por ação. Geralmente, elevações na alavancagem resultam em aumentos de risco e de retorno; reduções na alavancagem resultam em menor risco e menor retorno. (Gitman,1997).

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com