TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio - Contabilidade geral

Por:   •  5/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

...............................................................................................................................

ADMINISTRAÇÃO – INTURMAÇÃO DIFERENCIADA

JULIANA LOURENÇO CRUZ - 210682014

GESTÃO DE MANUFATURA

conpetitividade e estratégia

...............................................................................................................................

GUARULHOS

        2016

Juliana Lourenço Cruz

GESTÃO DE MANUFATURA

conpetitividade e estratégia

Trabalho apresentado ao Curso Administração  da Faculdade ENIAC para a disciplina de Gestão de Manufatura

Prof. Walter Antonio da Silva Costa

GUARULHOS

2016


  1. Cite as principais razões para uma empresa criar estratégias globais.

R. Nos dia atuais as estratégia globais são de grande importancia para que uma empresa tenha sucesso identependete do ramo em que esta atua, por existir um enorme “leque” de clientes com crenças, costumes e gostos variados seja ela no Brasil ou em qualquer outro país do mundo. Pois a procura por produtos importados e o menor custo possível teve aumento significativo nos ultimos anos, hoje em dia podemos comprar por exemplo um produto fabricado na China com um valor bem inferior a um produto semelhante no Brasil, isto ocorre porque a mão de obra do país é muito mais em conta, porém há uma escacez de matéria prima onde no Brasil possuimos em abundancia, logo se nota que nossa matéria prima é importada para a China e transformada em um produto final, e para que esta transição e acesso aos produtos importados sejam facilitados ao seu público foi e é necessário diminuir as barreiras entre o comercio internacional, melhorar as tecnologias, transporte e comunicação. Está resposta é de opnião própia após a leitura do capitulo 01 do livro Administração da produção indicado pelo portifólio e também após a leitura de artigos e sites.

  1. Defina cadeia de valor.

R. “[...] Cadeia de valor é uma série de processos inter-relacionados de uma empresa produzindo produtos ou serviços para safisfazer os cliente, é uma cadeia de valor.” (CAVALCANTI, 2012, p.08).

“[...] A cadeia de valores desagrega uma empresa nas suas atividades de relevancia estratégica para que possa compreender o comportamento dos custos e as fontesexistentes e potenciais de diferenciação.” (PORTER,1989,p.31).

“[...] Toda empresa é uma reunião de atividades que são executadaspara projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar seu produto. Todas estas atividades podem ser representadas, fazendo-se uso de uma cadeia de valores.” (PORTER, 1989, p.33).

Sendo assim pode-se considerar que cadeia de valor é todo o  processo de uma empresa com relação ao seu produto desde que a matéria prima ao produto finalizado  e até a entrega ao  consumido final. Com a cadeia de valor a instiuição consegue visualizar, analisar e otimizar seus custos e aumentar seus lucros.

  1. Cite exemplos de processos essenciais e processos de apoio. Explique.

R. Processos essenciais são aqueles que agregam valor aos seus cliente externos, ou seja, os colaboradores trabalham diretamente com o relaciomento aos clientes e seus fornecedores com o objetivo de criar novos produtos e serviço. (GONÇALVES, 2000). Como exemplo temos os processos de: produção, venda, recebimento e atendimento ao cliente.

Processos de apoio fornece os recursos de extrema importancia para o funcionamento dos processos essenciais também conhecidos como primários. (GONÇALVES, 2000). Como exemplo temos os processos de: folha de pagamento, call center, recebimento e sistemas de informações.

  1. Quais as dimensões de uma estratégia corporativa?

R. Segundo ANDREW (1991, p.44) “estratégia corporativa é um conjuto de decisões em uma companhia, que revelam seus objetivos e propósitos, geram as principais políticas e planos para atingilos e define a área de negócios da empresa.”

Já segundo CAVALCANTI (2012, p. 26 E 27) “A estratégia coporativa define em qual área a companhia atuará, estuda e identifica as oportunides e ameças externas, quais as atitudes que devem ser tomadas com relação a esta oportunidades e ameças, entre outras questões. Para se criar uma estratégia coporativa deve-se envolver três dimenções:

  • Investigação do ambiente: deve-se monitorar e ou acompanhar o andamento das tendencias das indústrias, pois o ambiente empresarial externo sofre diversas mundanças diariamente forçando as empresas a se adaptarem a tais mudanças para se mante em “pé”.
  • Competências essenciais: deve-se aprimorar ainda mais os pontos fortes da compainha e tirar vantagens dos mesmos, que está se destaque entre seus concorrentes.
  • Processos essenciais: são determinados pelas competências essenciais, algumas empresas optam por ter um bom relacinamento com o seu cliente e fornecedor além é claro do desenvolvimento do novo produto, porém outras optam e focam subconjuntos deles para melhorar suas competências essencias”.
  1. Quais as duas formas de estratégias globais?

R. “[...] Alianças estratégicas: são acordo com outras empresas, que podem ocorrer de três formas: esforço colaborativo; joint – venture e licenciamento da tecnologia.

Localização no exterior: iniciar suas atividades em outros países, porém deve-se realizar um estudo para visualizar qual o grau de risco da realização desta atividade em um determinado país, pois o que pode dar certo em um país, pode não dar no outro”. (CAVALCANTI, 2012, p.28).

  1. Explique o que são prioridades e competências competitivas.

R. “[...] As prioridades competitivas são planejadas conforme os processos de cadeia criados a partir dela.” (CAVALCANTI, 2012, p.29). Sendo assim prioridades competitivas são todas as habilidades essenciais e fundamentais para fazer com que a empresa inicialomente se mantenha no mercado e futuramente tenha um grande sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (156.9 Kb)   docx (38.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com