TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação Para a Aula Semanal 2: Coletar Requisitos

Por:   •  16/2/2020  •  Projeto de pesquisa  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 4

Preparação para a aula semanal 2: Coletar Requisitos

Bom dia, Turma!

O conteúdo complementar sobre o processo Coletar Requisitos é importante para a um melhor aproveitamento na aula 2.

Bate-papo Inicial...

Para o PMBOK, requisito é uma condição ou capacidade cuja presença em um produto, serviço ou resultado é exigida para satisfazer um contrato ou outra condição formalmente imposta. Segundo Kossman (2013), um requisito é um detalhamento de um aspecto específico de uma necessidade do cliente. Para Singh e Vyas (2012), um requisito é uma condição ou capacidade necessária para um usuário resolver um problema ou alcançar determinado objetivo. Segundo esse mesmo autor, a maior causa do comprometimento dos resultados dos projetos está associada a problemas com os requisitos, seja por problemas na definição desses requisitos, por esquecimento no rastreamento dos mesmos e pobreza nos processos relacionados a elicitação desses requisitos. 

No Guia PMBOK (5a edição), são apresentadas 11 (onze) ferramentas para o processo Coletar Requisitos, são elas: entrevistas, grupos de discussão, oficinas facilitadas, técnicas de criatividade em grupo, técnicas de tomada de decisão em grupo, questionários e pesquisas, observações, protótipos, benchmarking, diagramas de contexto e análise de documentos. 

O que podemos observar é que tanto na documentação dos requisitos, quanto na matriz de rastreabilidade, é necessário que as necessidades dos clientes sejam claramente decompostas em requisitos, sejam eles de negócio, de solução (funcionais e não funcionais), de projeto etc. Porém, as ferramentas apresentadas pelo PMBOK (5a edição), não apresentam de forma clara um processo de decomposição dessas necessidades em requisitos. Apenas na ferramenta “oficinas facilitadas” é sugerida a possiblidade de utilização do QFD para alcançar esse resultado e na ferramenta “diagramas de contexto”, onde podemos visualizar, de forma vaga, o desenho de requisitos funcionais. 

Bem turma, estou deixando em anexo, um artigo de minha autoria sobre a ferramenta Axiomatic DesignAxiomatic Design (AD) é uma abordagem para o desenvolvimento de projetos que procura gerar a melhor solução para um determinado problema proposto (CARNEVALLI et al., 2010). Ele foi criado e popularizado pelo professor Suh do Massachusetts Institute of Technology (MIT), podendo ser aplicado em todas as atividades de concepção de um produto (PARK, 2007). O AD tem avançado para criar uma base científica para a concepção de um projeto, permitindo que os engenheiros e designers tomem decisões de projetos corretas, aumentando a probabilidade de sucesso (SUH, 1998). 

Segundo Suh (1998), o AD deve ser utilizado da seguinte forma:

“O primeiro passo no desenho de um sistema é determinar as necessidades dos clientes (CN) ou atributos, no domínio do cliente, que o sistema deverá satisfazer. Então, os requisitos funcionais e restrições do sistema, no domínio funcional, são determinados para satisfazer às necessidades levantadas. O próximo passo é mapear os requisitos funcionais dentro do domínio físico, ou seja, escolher os parâmetros conceituais, tomando o cuidado para não gerar conflitos com as restrições. Uma vez escolhidos esses parâmetros, passa-se para a etapa do domínio do processo, onde as variáveis dos processos serão identificadas, com o objetivo de desenvolver um novo processo de fabricação ou usar algum processo existente”.

Preparação para a aula semanal 2: Coletar Requisitos

Segue, a tabela apresentada em vídeo que resumo os principais ponto do uso do AD em diversas áreas de aplicação...

A fonte dessa tabela é o próprio criador do AD.

Domínio/Aplicação

Domínio Cliente

Domínio Funcional

Domínio Físico

Domínio Processo

Manufatura

Atributos que o cliente deseja

Requisitos funcionais – funcionalidades – do produto desejado

Variáveis físicas que podem satisfazer as funcionalidades

Variáveis que podem desenvolver os parâmetros físicos

Materiais

Desempenho desejado do material

Propriedades requeridas

Microestrutura do material

Processo de fabricação

Software

Atributos desejados no software

Saídas específicas das partes dos softwares

Variáveis de entrada, algoritmos e codificação

Sub-rotinas, Classes, módulos, compiladores

Organizações

Satisfação do cliente

Funções da organização

Atividades, Programas (transformações necessárias) e Escritórios

Pessoas e outros recursos que podem suportar a transformação

Sistemas

Atributo desejado para todo o sistema

Requisitos funcionais do sistema

Máquinas, componentes, sub-componentes

Recursos

Negócio

ROI

Metas do negócio

Estrutura do Negócio

Recursos humanos e financeiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com