TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípio da Revitalização do Produto, Fundamentos da Inovação

Por:   •  15/5/2019  •  Resenha  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

Princípio da revitalização do produto, fundamentos da inovação

As empresas precisam mudar e renovar seus produtos, pois assim como comentado por alguns autores como Porter e Slack o mercado é dinâmico e entra em mutação ao longo do tempo, o que vende hoje pode não vender amanhã por uma serie de razões como entrada de novos produtos aperfeiçoados, produtos substitutos, mudança na necessidade cultural e econômica. Portanto aquele comercio que estagna em seu princípio tende a perder mercado pelo simples motivo do envelhecimento natural de seu produto.

Tem se, então, alguns pontos importantes para observar quanto a esta inovação ao qual se quer implementar:

  • Quais pontos são importantes para mudança?

Se uma determinada empresa investe em conveniência permitindo que o seu cliente não precise se deslocar e algumas vezes nem mesmo ter que pesquisar para poder adquirir o produto, pode ser uma mudança positiva. Este permanece em grande uso com as novas plataformas de anuncio em redes sociais ou páginas de busca, onde o produto que você gostaria de adquirir está sempre disponível a poucos “clicks” da aquisição.

  • Quais aqueles que não vão ser perceptíveis aos clientes?

Quando uma inovação acontece, na maioria das vezes em caráter interno da empresa, e não existe uma mudança perceptível no produto, o público alvo não estará disposto a pagar mais, podendo caracterizar um investimento ao qual não haverá retorno.

  • Quais aqueles que as pessoas não estarão dispostas a pagar a mais por isto?

Existe um contrassenso onde se perguntar às pessoas quão importante são os itens de segurança a grande maioria colocaria no topo da lista de importância, contudo, em alguns casos a pratica se torna um pouco diferente onde dificilmente se pagaria o dobro do valor pela mitigação de determinados riscos.

Para isso é de altíssima importância perceber quais os pontos fortes e fracos deste produto no mercado, o que o cliente realmente precisa e com que qualidade e com qual valor agregado os seus concorrentes estão trabalhando.

Agrupar os pontos de valor do seu próprio produto e com olhar crítico entender onde ele se posiciona no ambiente ao qual é comercializado. O diagrama de Slack é uma ótima ferramenta para ter uma ideia inicial sobre os pontos de mudança urgente assim como aqueles ao qual são seu ponto forte, e também onde o investimento para uma determinada qualidade é na verdade um desperdício já que o mercado não exige tamanha perfeição.

Os pontos postos à prova no diagrama podem ser observados com leitura de tendência do meio ambiente ao qual se é comercializado. Observando a linha de compra do público, estar atento à novas tecnologias que surgem a todo momento e também o processo de inovação que as empresas do mesmo ramo, não apenas da sua região, mas de todos os países ao longo do globo, estão realizando e entender junto ao seu gestor de inovação se serão mudanças que de fato poderiam agregar à sua política e urgência.

Luis Eduardo Espindola Biermann

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com