TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios de Administração – Henry Fayol

Por:   •  9/4/2017  •  Dissertação  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 7

Trabalho: Princípios de Administração – Henry Fayol

Na Escola da Gerência Administrativa, encontra-se um dos principais expoentes do estudo da administração: Henri Fayol. Henri Fayol se diferenciou dos pensadores de época quando não voltou seus estudos na busca da eficiência produtiva, mas sim, preocupou-se com a tentativa de formular uma teoria mais geral sobre administração. Sua teoria trouxe como originalidade a diferenciação das operações administrativas das demais, destacando-se essa atividade que sempre existiu, mas permanecia dissolvida entre as outras; promoveu a diferenciação de cargos da empresa e a necessidade de conhecimento específico para preenchê-lo; e institui princípios de administração com grande utilidade prática.

          A formulação de tais princípios não só contribui para a formulação da Ciência Administrativa, com instituição de princípios e padrões, como também contribuíram para o processo produtivo das empresas onde foram efetivamente empregados. Dessa forma, os princípios de Fayol aplicam-se as corporações de sua época e as atuais. Mesmo a evolução da sociedade e da tecnologia, muitos de seus princípios ainda são utilizados nas empresas, pois são referência na prática da administração atual no aspecto do planejamento, estrutura, ética e liderança empresarial.

Partindo do exposto, este trabalho terá como objetivo descrever cada um desses princípios e destacar três que continuam atuais na administração moderna e outros três que não mais condizem com essa administração.

Princípios de Administração

  1. Divisão do trabalho: tem por finalidade produzir mais e melhor, com o mesmo esforço. Ela surge, naturalmente, por meio da própria natureza das tarefas executadas, pois na medida em que sua produção ganha volume, novas etapas produtivas são criadas para aumentar a produtividade e realizar a mesma função. Esse mesmo fenômeno pode ser observado na transição da produção artesanal para a manufatureira durante a revolução industrial. Com o aumento da produção, o artesanato foi substituído pela produção manufaturada cuja principal característica estava na divisão do trabalho no processo produtivo.
  2. Autoridade: consiste no direito de mandar e no poder de se fazer obedecer. A figura do chefe deve ser constituída de duas autoridades para ser efetivamente instituída: a autoridade estatutária ou regimental inerente à função, mas que aplicada isoladamente, pode transforma-se em um aspecto autoritário e rígido; por isso ela é complementada pela autoridade pessoal, derivada da inteligência, do saber, da experiência, do valor moral, aptidão de comando entre outros. Portanto, o bom chefe é aquele que consegue atrelar essas duas autoridades a seu cargo. Além disso, autoridade lida com a aplicação de sanções – recompensas ou penalidades – que acompanham o exercício de poder.
  3. Disciplina: trata-se do respeito dos convênios, que têm como objetivos a obediência, a assiduidade, a atividade e os sinais exteriores que demonstrem o respeito. Deve ser observada em todos os escalões de grupo, desde os mais altos até os mais baixos.
  4. Unidade de comando: consiste na tentativa de unificar a ordem de execução somente ao comando de uma única pessoa, um único chefe. A dualidade de comando é uma fonte de conflitos, pois representa um conflito de autoridade, cada chefe reclama particularmente a atenção em todos os níveis. Tais ações desgastaram a figura dos superiores diante seus subordinados.
  5. Unidade de direção: consiste na instituição de um só chefe e um só programa para um conjunto de operações que visam o mesmo objetivo.
  6. Subordinação: subordinar os interesses de cada agente ou grupo de agentes a um interesse em comum, ou seja, subordinar-se ao interesse da empresa.
  7. Remuneração do pessoal: trata-se da recompensa, de um prêmio pelo serviço prestado. A remuneração deve satisfazer, tanto quanto possível, os interesses do empregado e da empresa.
  8. Centralização: é um processo natural na produção. Na tomada de decisão entre a produção centralizada e a descentralizada quem decidirá são produtividade e a eficiência, pois para dadas circunstâncias, cada modo produtivo apresenta seus benefícios e malefícios. Portanto cabe aos dirigentes escolher levando em consideração as circunstâncias do processo produtivo.
  9. Hierarquia: consiste na construção de uma relação de superioridade e subordinação que segue da autoridade superior aos agentes inferiores. Tal sistema visa aprimorar a comunicação entre os diferentes escalões de autoridade, de forma que, uma ordem é repassada do escalão superior aos subordinados até o escalão de destino. Dessa forma há uma transmissão segura e que obedece ao princípio da unidade de comando. Contudo, quanto maior o número de escalões, mais lenta será a transmissão das ordens. Essa situação pode ser notada no Estado.
  10. Ordem: Segundo a ordem material, há um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. No processo produtivo, esse conceito é aplicado na posição dos agentes em cada etapa da produção, surgindo à ordem social: um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar.
  11. Equidade: Visa estimular os agentes a empregar no exercício de suas funções toda a boa vontade e o devotamento possível. Assim, a equidade é a combinação da justiça, que representa aplicação das convenções estabelecidas, independentes dos pormenores que acontecem no cotidiano de uma produção, e a benevolência que analisa a aplicação da justiça segundo situações particulares. Tem-se como exemplo o funcionário que falta ao emprego. Segundo a justiça, a sanção seria sua demissão. Contudo, com a benevolência, essa sanção é excluída quando a falta é justificada por um motivo de saúde. Dessa forma, o funcionário encontra respaldo em sua empresa e se sente mais motivado a contribuir para seu crescimento.
  12. Estabilidade do pessoal: um agente necessita de tempo para iniciar e adquirir conhecimento uma nova função, assim como, para desempenhá-la bem. Então a estabilidade de pessoal visa manter o empregado no cargo até que esteja habituado a realizá-lo. Caso seja deslocado assim que a iniciação acaba, ou antes, que ela termine, não prestará o serviço apreciável.
  13. Iniciativa: é a possibilidade de conceber e de executar, mediante ordem ou não. Além da liberdade de propor e de executar, elementos também da iniciativa, o zelo e a atividade dos agentes aumentam com a iniciativa. Portanto, a iniciativa deve ser uma característica aprimorada no caráter individual.
  14. Unidade de pessoal: uma empresa pode ser vista como um organismo em que cada grupo, com seu correto funcionamento, contribui para vitalidade da empresa. A harmonia, união do pessoal, o espírito de equipe devem estar presente e ser estimulados pela empresa.

          Princípios de Fayol na Administração Moderna

Destacam-se como três princípios que continuam atuais na administração            moderna:

  • Iniciativa: A iniciativa, independente do período da administração no qual seja efetuado um estudo, sempre foi requisitada no ambiente corporativo. O funcionário que age de acordo com que cabe a ele realizar, sem que seja necessária a presença da cobrança do superior, é fator essencial para a eficiência dos processos. Podemos, dessa forma, considerar esse princípio não só atual e sim fundamental para a administração moderna.

  • Remuneração do pessoal: Esse princípio de recompensa por serviços prestados é muito atual no mundo corporativo moderno. O “prêmio” proporcionado pela empresa por um serviço prestado é uma fórmula de estímulo para a manutenção do bom comportamento do funcionário e assim contribui para a eficiência do processo de administração.

  • Unidade de pessoal: A união dos funcionários é essencial para a vitalidade dos processos de produção. Empresas que registram caso de divisão entre os empregados tendem a ter sua eficiência diminuída.

          Três princípios que não continuam atuais na administração moderna:

  • Hierarquia: O princípio da hierarquia rígida encontrado nas empresas há alguns anos, atualmente tende a ser menos valorizado. Apesar de toda empresa possuir um dono, e uma cadeia de comando, as relações entre os membros dessa cadeia estão se tornando cada vez mais flexíveis. Empresas do ramo de tecnologia como o Facebook, permitem aos seus funcionários expressarem suas idéias para as demais equipes e até mesmo para o próprio fundador da rede social. Esse exemplo é um demonstrativo de como a hierarquia rígida não é fator essencial para a eficiência da administração moderna.
  • Ordem: O princípio de ordem também já é visto de forma diferente no ambiente de trabalho moderno. A idéia da ordem material, onde há um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar, aplicada a ordem social é discutida atualmente. Hoje, a possibilidade de integração entre setores é vista como chave para o aumento da eficiência da empresa. Encontra-se muito em pauta o estudo do uso de ferramentas colaborativas como forma de enriquecimento de conteúdo a partir da união de conhecimentos de diferentes pessoas ao mesmo tempo. Além disso, o funcionário multi-especializado é valorizado pelas corporações por possuir uma visão mais global do processo de produção. A ordem, dessa forma, torna-se alvo de controvérsias, visto que a idéia de um lugar para cada pessoa e cada pessoa em um lugar já está sendo reavaliada na administração moderna.
  • Unidade de direção: O princípio de unidade de direção que intitula somente um chefe para o comando de um conjunto de operações não se mantém atual na administração moderna. O conceito de descentralização de tarefas e divisão de responsabilidades é mais bem visto nos dias de hoje por proporcionarem mais eficiência aos processos de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com