TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios gerais de administração

Pesquisas Acadêmicas: Princípios gerais de administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.505 Palavras (11 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 11

EMPRESAS DIVERSAS

Um estudo das capacidades necessárias aos agentes e aos chefes das empresas de qualquer natureza conduz as mesmas conclusões extraídas do estudo precedente, feito sobre as capacidades necessárias aos agentes e aos chefes das empresas industriais.

Essas conclusões podem ser assim resumidas:

Em toda a classe de empresa, a capacidade principal dos agentes inferiores é a capacidade profissional característica da empresa, e a capacidade principal dos grandes chefes é a capacidade administrativa.

A necessidade de noções administrativas é geral.

Necessidade e Possibilidade de Ensino Administrativo

Fayol concluiu que a obra diretiva compreende o exercício e a realização das seis funções essenciais; Se uma dessas funções é preenchida, a empresa pode parecer ou, quando não, enfraquecer. É necessário, pois, que o pessoal de uma empresa qualquer seja capaz de desempenhar as seis funções essenciais.

E ainda, que a capacidade mais necessária aos agentes superiores das grandes empresas é a capacidade administrativa.

Estamos, por conseguinte, seguros de que uma educação exclusivamente técnica não corresponde às necessidades gerais das empresas, mesmo que se trate das indústrias.

A verdadeira razão da ausência de ensino administrativo em nossas escolas profissionais e a falta de doutrina. Sem doutrina não há ensino possível. Hora, não existe doutrina administrativa consagrada surgida discussão pública.

As doutrinas pessoais não faltam. Na falta de doutrina consagrada, cada qual pode julgar possuir os melhores métodos; assim, e possível ver em toda parte, na indústria, no exercito, na família, no estado, as praticas mais contraditórias colocadas sob a égide de um mesmo principio.

Mudaria completamente a situação se existisse uma doutrina consagrada isto é, um conjunto de princípios, de regras, de métodos, de procedimentos postos a prova e controlados pela experiência geral.

Mas a programação dos princípios não basta. Sua luz, como a dos faróis, não guia se não aqueles que conhecem o caminho do porto. Um princípio, sem o meio de pó-lo em execução, carece de eficácia.

Todo tem necessidade, em maior ou menor grau, de noções administrativas. Na família, nos negócios do estado, as necessidades de capacidade administrativa esta em relação com a importância da empresa; para os indivíduos, essa necessidade e tanto maior quanto mais elevada e a posição que ocupam.

O ensino da administração deve, por conseguinte, ser geral; rudimentar nas escolas primária um pouco mais extensos nas secundarias e muitos desenvolvido nas superiores.

É necessário, pois, esforçar-se para inculcar as noções administrativas em todas as classes sociais. A escola desempenhará evidentemente papel considerável nesse ensino.

O dia em que a administração constituiu parte do ensino, os professores da escola superiores saberão naturalmente organizar de modos adequados o plano desse curso. E mais difícil porem, conceber o que deve ser o ensino administrativo primário, Fiz a esse respeito um ensaio que exporei sem pretensão de espécie alguma, convencido de que um bom professor saberá melhor que eu formular a doutrina e pôr ao alcance de seus alunos tudo que a estes convenha ensinar.

PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO

A função administrativa tem por órgão e instrumento o corpo social. Enquanto as outras funções põem em jogo a matéria-prima e as maquinas, a funções administrativas restringe-se somente ao pessoal.

A exata avaliação das coisas, fruto do tato e da experiência, é uma das principais qualidades do administrador.

O numero dos princípios de administração não e limitado. Qualquer regra, qualquer instrumento administrativo que fortaleça o corpo social ou facilite seu funcionamento pode-se alinhar entre os princípios e durante confirmar nessa posição. Qualquer modificação no estado das coisas pode determinar uma alteração dos princípios que esse estado criou anteriormente.

Eis alguns dos princípios da administração que tive oportunidade de aplicar com mais freqüência;

1º a divisão do trabalho;

2º a autoridade e a responsabilidade;

3º a disciplina;

4º a unidade de comando;

5º a unidade de direção;

6º a subordinação do interesse particular ao interesse geral;

7º a remuneração do pessoal;

8º a centralização;

9º a hierarquia;

10º a ordem;

11º a equidade;

12º a estabilidade do pessoal;

13º a iniciativa;

14º a união do pessoal;

1º Divisão do Trabalho

A divisão do trabalho tem por finalidade produzir mais e melhor, com o mesmo esforço. O operário que faz todos os dias a mesma peça e o chefe que trata constantemente dos mesmos negócios adquirem mais habilidade, mais segurança e mais precisão e, conseqüentemente, aumentam de rendimento. Fayol acreditava que a especialização reduziria o nível de atenção e esforço a serem aplicados naquela atividade e que aumentaria a produtividade por meio da repetição. Este princípio foi altamente difundido e aplicado deste Henry Ford na sua linha de Montagem até meados do século passado, quando algumas empresas não respeitaram o limite da especialização provocando conseqüências indesejáveis como monotonia, fadiga, tensão, absenteísmo e rotatividade. Deve ser ressaltado, porém, que Fayol advertiu em sua teoria sobre este limite quando reconheceu as limitações da especialização do trabalho e disse que a experiência e o sendo de medida deveriam ensinar a não ultrapassar determinados limites.

Hoje, a maioria dos gerentes não encara a especialização do trabalho nem como obsoleta e nem como fonte inesgotável de aumento de produtividade.

Ou seja, há grandes empresas, atualmente, que fazem da especialização uma prática fundamental para alavancar a produção e outras que descobriram formas alternativas para o mesmo fim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com