TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação estruturada I e construção de algoritmos

Trabalho acadêmico: Programação estruturada I e construção de algoritmos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera de Taboão da Serra

Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Programação Estruturada I e Construção de Algoritmos

Arcênio Alves Moreira Netto

RA: 8977223765

Desafio Profissional

Tutor (EAD): Claiton Pereira Guimarães

Taboão da Serra

18/09/2014

Sumário

Relatório I – Importância do algoritmo e raciocínio lógico ----------------------------------- 1

Relatório II – Visão empresarial da linguagem estruturada --------------------------------- 3

Relatório III – Construção de Algoritmo ---------------------------------------------------------- 5

3.1 – Em português estruturado ------------------------------------------------------------------- 6

3.2 - Em fluxograma ----------------------------------------------------------------------------------- 7

3.3 - Em Linguagem de programação C --------------------------------------------------------- 8

Conclusão ----------------------------------------------------------------------------------------------- 9

Referências bibliográficas -------------------------------------------------------------------------- 10

Relatório I – Importância do algoritmo e raciocínio lógico.

Iniciamos este nosso trabalho de desenvolvimento profissional falando sobre o desenvolvimento de algoritmos e a sua importância nas demandas de desenvolvimento de programação atuais. E o que vem a ser um algoritmo: nada mais é do que uma sequência com inicio e fim de instruções, a fim de resolver um problema. Ou seja, representa uma receita, uma resolução prática detalhando o passo a passo para a solução de uma situação. E desenvolvemos algoritmos através de instruções de decisões, comparações lógicas, entrada de dados, esperando obter um resultado. De uma forma geral, o algoritmo não representa um programa de computador, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa.

Ao relatar sobre algoritmos, não temos como dissociar da lógica de programação, que é a forma como o computador entende as instruções. Desta forma podemos dizer que desenvolvemos algoritmos para facilitar o nosso entendimento do que precisa ser trabalhado, desta forma temos de uma maneira mais simples os comandos serem executados para que o computador entenda o que estamos querendo dizer. Como o computador não tem a capacidade humana de pensar, a lógica de programação faz exatamente este serviço, descriminado etapa por etapa o processo de execuções que o computador terá que fazer, a este procedimento damos o nome de lógica de programação.

Chegamos a um ponto onde vamos especificar com exemplos simples a importância da construção de algoritmos na programação de sistemas. Vamos imaginas uma grande obra, ela não nasceu grandiosa, ela foi desenvolvida, ela começou na base, no projeto. Ou seja, a importância do algoritmo está exatamente aí, no rascunho inicial de seu projeto, o algoritmo serve para se fazer testes, correções de erros, verificações de novas possibilidades, ajuste de rotas. Antes de implementarmos algo, devemos primeiramente testá-lo a exaustão, daí a tamanha importância do algoritmo, que é exatamente onde poderemos errar, testar e retestar quantas vezes forem necessárias, para obtermos um resultado final de sucesso.

E para fechar esta ideia da importância do algoritmo na construção de um projeto, podemos voltar ao exemplo da obra. Se antes de erguemos um prédio não avaliarmos todos os riscos, todas as possibilidades de atraso, de gastos, podemos nos deparar no meio do projeto com problemas muito grandes, ou até mesmo uma tragédia, como a queda do empreendimento. Na programação acontecerá da mesma forma, devemos fazer todos os testes antes de iniciarmos o nosso projeto final, antes de começarmos o desenvolvimento, a implementação. Por isso utilizamos os algoritmos, que são os instrumentos que nos darão a base, o alicerce para o desenvolvimento e implementação segura do projeto.

Relatório II – Visão empresarial da linguagem estruturada.

A partir deste momento passaremos a relatar a linguagem de programação em sua forma estruturada, com vista para o mercado de trabalho. Demonstraremos como as empresas em constate evolução enxergam e buscam profissionais neste segmento de trabalho.

Em nossas pesquisas identificamos que a linguagem estruturada tem como sua principal ideia, a de que todos os programas podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e repetição; orientada a criação de estruturas simples nos programas, usando técnicas de sub-rotinas e funções.

Tendo em vista este breve relato inicial, identificamos que esta forma de linguagem vem perdendo espaço cada vez mais para a programação orientada a objetos, que é baseada na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos, porém, não vamos nos estender neste assunto, embora, segundo nossas pesquisas é a forma cada vez mais requisitada pelas empresas.

Desta forma prosseguimos com nossa pesquisa de uma outra forma: percebemos sim, que ainda existem muitas empresas, ou melhor, programadores que preferem a utilização da linguagem estruturada, alegando até que algumas linguagens de programação não seria possível sua utilização na linguagem orientada a objetos. Em ambas as formas de linguagens encontramos pontos positivos e negativos, e vamos comentar alguns deles neste relato.

Nas duas linguagens é possível a reutilização do código, porém,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com