TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  22/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.050 Palavras (13 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ELIANETH DOS SANTOS MOMEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III e IV

HAVAIANAS

SANTAREM

2016

ELIANETH DOS SANTOS MOREIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III e IV

HAVAIANAS

SANTAREM

2016

RESUMO

A marca, que possui participação de 80% no mercado brasileiro de chinelos de borracha, das quais mais de 15% é exportado para 80 países dos cinco continentes (da França ao Japão, de Honduras ao Congo), podendo ser encontrada em mais de 200 mil pontos de venda. A marca mantém duas lojas oficiais (ambas localizadas na cidade de São Paulo), além de possuir aproximadamente 250 unidades franqueadas, a grande maioria localizada no estado de São Paulo. A marca possui ainda lojas próprias em Madri, Barcelona, Valência, Roma, Paris e Londres. As exportações chegam a 30 milhões de pares (somente nos Estados Unidos está presente em 1.700 pontos de vendas).

Atualmente a HAVAIANAS é a 4ª marca mais lembrada da América Latina, representando quase 50% do faturamento da Alpargatas São Paulo. A cada três brasileiros, dois em média consomem um par de HAVAIANAS por ano. Sua linha de produtos inclui, além dos chinelos de borracha, bolsas de lona, toalhas de algodão, chaveiros, pingentes para celulares, imãs para geladeira, meias, calçados casuais e até galochas.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................5

2. SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA.......................................................6

3. GERENCIAMENTO DE PESSOAS.........................................................7

4. CONTABILIDADE...................................................................................9

5. DINAMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS..................................10

6. ESTATÍSTICA APLICADA......................................................................11

7. DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS............................12

8. CONCLUSÃO............................................................................................14

9. REFERÊNCIAS..........................................................................................15

INTRODUÇÃO

O PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar - busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, com caráter prático complementar do processo de ensino aprendizagem.

Este projeto irá discorrer sobre a empresa HAVAIANAS, mostrando seu suprimento de mão de obra, seu gerenciamento de pessoas, sua contabilidade, sua dinâmica das relações interpessoais, sua estatística aplicada e seu desenvolvimento de recursos humanos.

A fábrica da São Paulo Alpargatas é geradora de milhares de empregos locais, empregos estes que dependem diretamente do desempenho das Havaianas internacionalmente.

SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

No âmbito da área dos Recursos Humanos, todo planejamento de mão de obra têm como principal objetivo recrutar, selecionar candidatos qualificados e com potencial para o trabalho. Em outras palavras, esse é o planejamento da mão de obra da empresa. É de vital importância nas organizações, um planejamento firme, pois é a base de uma excelência na organização que tem as pessoas como principal fonte de sucesso. Toda busca e captação é feita conforme os cargos e as funções que estão vagas ou são necessárias no momento para a empresa, e é juntamente sincronizada com o perfil do profissional. Feito isso, entra toda a parte de Recrutamento e Seleção que visa suprir a vaga e preencher o quadro atendendo a necessidade da organização, e alinhando o colaborador com os valores, princípios e metas da empresa.

O recrutamento é muito importante nas organizações, pois é esse o primeiro passo para convocar candidatos para participar do processo seletivo das organizações. O recrutamento mostra as oportunidades de cargos e oportunidades que as organizações oferecem.

O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos para abastecer seu processo seletivo. Na verdade, o recrutamento funciona como um processo de comunicação: a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho. O recrutamento tal como ocorre com o processo de comunicação é um processo de duas mãos: ele comunica e divulga oportunidades de emprego, ao mesmo tempo em que atrai os candidatos para o processo seletivo.

Existem dois tipos de recrutamento, são eles: recrutamento interno e recrutamento externo.

O recrutamento interno é o primeiro recrutamento a ser feito quando houver a necessidade de preencher a vaga com os colaboradores da própria organização dando assim uma oportunidade de crescimento para que esses possam ser promovidos a outros cargos dentro da organização gerando assim até menos custos para a empresa.

O recrutamento externo é feito com os candidatos fora da organização, à organização busca candidatos que tem potencial, determinação para poder fazer parte da sua equipe.

Depois que a organização faz todo o processo do recrutamento tem início a etapa de seleção que é o processo feito pelo setor de recursos humanos com o intuito de selecionar os candidatos mais apropriados para o cargo determinado para aquela função.

A seleção busca entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados os cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficiência da organização.

A Havaianas é uma empresa que oferece várias vagas de trabalho para todos os profissionais que anseiam em fazer parte do grupo de funcionários, sendo que há diferentes cargos que podem ser ocupados pelos interessados, permitindo que os mesmos possam atuar em áreas de conhecimento, colocando em prática todos os ensinamentos que já possuem e adquirindo ainda mais experiências e habilidades para o mercado de trabalho em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com