TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  3/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.524 Palavras (15 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 15

PIM VIII – CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA CURSO: GESTÃO EM MARKETING NOME DA EMPRESA:    EVEREST                                                                                                              ORIENTADOR(A):    Fábio Santos                                                                                                        Nome :   Luciano Garcia Rino                                                                                                       

Observação

 A ferramenta jogos empresariais tem como objetivo avaliar a visão estratégica do aluno. O resultado não será avaliado por lucro ou prejuízo, mas sim pela visão que o aluno teve sobre a atividade, de enxergar os erros e perceber alternativas para esses erros. O relatório deverá ser individual. A nota do aluno será uma média entre o resultado do jogo e a visão no relatório sobre a aprendizagem no processo.

2013 RELATÓRIO SOBRE JOGOS DE EMPRESAS PIM VIII I) Fazer relatório observando pontos importantes para a gestão empresarial; tais pontos devem conter:

 a) Análise do negócio. O jogo busca desenvolver no aluno a consciência e importância de conhecer as necessidades dos consumidores, estimular perspectivas a curto, médio e longo prazo, entender o marketing como centro de lucro, dentro de um ambiente altamente competitivo, em que as estratégias são baseadas na segmentação, posicionamento e alocação de recursos. Descreva detalhadamente as informações “macroambiente” e “microambiente” da região escolhida.

O Macroambiente da empresa: Foi entendido que a localização escolhida poderia oferecer oportunidades e ameaças para a empresa.

- Alta densidade demográfica = Foi permitido entender que a área para a implementação do produto no mercado tinha maior população, apesar de  renda mais baixa foi possível ter uma estimativa de maior abrangência para atingir o maior número de pessoas no mercado e maior número de vendas do nosso produto. Desde que tivéssemos um valor de venda competitivo.

- Renda baixa = Apesar da população na região escolhida ter a renda mais baixa, foi possível iniciar a venda do produto com a força de venda que poderia ser abraçada pelo público da região, entendendo o poder de compra de cada região. Sabendo que nosso produto foi crescendo de qualidade gradativamente após o lançamento, pois isso nos permitiu iniciar e expandir para outras regiões com o valor já acessível para outras regiões e sim embutindo dentro do valor de venda final do produto os gastos para venda e ampliação de venda do produto para as outras regiões.  

 - Forças naturais = A localização da empresa no decorrer do jogo sofreu menos do que as outras em ralação a forças naturais como falta de energia, enchentes  e chegada de material para insumos.

  O Microambiente da empresa: A tarefa de administração de marketing foi de  atrair clientes e relacionar-se com eles, oferecendo-lhes valor e satisfação.

 - Grande demanda = Alta demanda quantitativa e amplo mercado consumidor.

- Fornecedores que não conseguem entregar a matéria prima = Com isso foi possível verificar que os fornecedores são um elo importante no sistema geral de entrega de valor da empresa ao consumidor. Eles provêm os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, e podem afetar seriamente o marketing.

- Os Clientes e público alvo: A empresa deve estudar seus clientes de perto,  o mercado consumidor; o mercado industrial; o mercado revendedor; o mercado governamental; e o mercado internacional. Se tratando de uma região de menor renda, foram aplicados menores preços de venda, exigindo maior volume de investimentos para garantir uma lucratividade compensatória em relação as outras regiões.

O conhecimento da complexidade do ambiente de marketing é a chave para o sucesso. Além deste entendimento, foi necessário encontrar maneiras de manter-se atualizado frente às constantes e rápidas alterações neste ambiente, sobre todos os seus aspectos.

Tecnologia da Informação 

O ambiente tecnológico da região não era estável. Por ser uma região menos desenvolvida a chegada de insumos e de matérias básicas para a produção acontecer sofreram dificuldade.

b) Faça uma análise SWOT do ambiente. 

Forças:

- Mão de obra disponível para contratação e treinamento, alta demanda de público na região com potencial de crescimento de vendas e aumento de valor agregado ao produto.

- Ofertar a maior parte da produção para o mercado local, podendo praticar preços que mantem uma boa margem de lucro e com o menor custo de transporte.

- Localização

- Capacidade de operação

Fraquezas:

- Capacitação de equipe técnica e comercial com alto custo.

- Produto com alto grau de especificidade técnica.

- Falta de fornecimento de material, monopólio do fornecedor.

Oportunidades:

- Encontramos na região três uma boa oportunidade para entrar no mercado, pois a renda “per capita” e a demanda tem potencial.

- Possibilidade de modernização do produto, através de P&D.

- Mercado receptivo a campanhas, considerando que o produto está sendo lançado no mercado.

Ameaças:

- Implantação da fábrica de produto novo, onde demandará maior investimento de propaganda e P & D para superar concorrentes.

- Oscilação de demanda em determinados trimestres

- Perfil de mercado desejado por concorrentes, pelo perfil de consumidor.

- Produto novo com possibilidade de não ser aceito por camadas mais favorecidas financeiramente, que fazem parte desse mercado. Sendo necessário  melhoria continua e investimento em P&D.

- Concorrente investir mais em RPB e conquistar espaço maior do mercado.

- Problema com fornecedores, com matéria prima especializada.

- Após lançamento do produto, novos entrantes, com produtos similares surgirão com preços melhores, dividindo o mercado.

- Fábrica com ausência de outros produtos, ficando vulnerável ao mercado de concorrentes.

 II) Justifique sua estratégia de liderança: a) A princípio, as empresas tomam decisões limitadas. Com o avanço do jogo, aumenta-se o número de decisões. Por que escolheu determinada região como prioridade? Justifique a sua resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (89.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com