TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

PIM III

 

 

 

 

Nome: Ana Lúcia Cabrini Moreno

RA: 1859755

Curso:  Gestão Financeira

Semestre: 2/2018

Polo: Bauru

 

 

 

 

 

Local: BAURU

Ano: 2018

ÍNDICE

 

Resumo ................................................................................................................ 5

Introdução............................................................................................................. 6

Desenvolvimento ..................................................................................................7

Conclusão ............................................................................................................11

Citações e Referências .......................................................................................12

 

  1. Resumo

No cenário do mercado atual, as empresas precisam recorrer às melhores práticas e processos para se manterem competitivas e ao mesmo tempo lucrativas.

Visando a melhor performance nesta competitividade do mercado atual a empresa Estrutural Projetos Ltda, se beneficia de uma maneira muito eficaz destas práticas e processos. As tomadas de decisões mais importantes, decorrem da integração de informações e são muito bem planejadas e alinhadas com os objetivos da empresa, definidos em seu plano de negócios.

Para isto a Estrutural Projetos Ltda faz o uso de diversas práticas de boa administração em vários de seus departamentos e que estão correlacionadas com diversos conteúdos estudados nas disciplinas Fundamentos da Gestão Financeira, Contabilidade e Estatística aplicada.
















  1. Introdução

Diante das dificuldades do mundo empresarial atual, um planejamento estratégico torna-se indispensável para uma empresa. Informações integradas de diversas áreas da empresa são essenciais para tomadas de decisões e assegurar gestão apropriada e consequente saúde financeira de uma organização.

Dessa forma, o objetivo desse trabalho é demonstrar os conhecimentos teóricos adquiridos nesse semestre do curso de Gestão Financeira e destacá-los nos processos da empresa Estrutural Processos Ltda.

Pretende se com esse trabalho analisar e compreender a indústria Estrutural Projetos Ltda, relacionando as disciplinas Fundamentos da Gestão Financeira; Contabilidade e Estatística aplicada. A partir desta verificaremos se os processos e métodos utilizados na indústria estão de encontro com a metodologia estudada no decorrer do curso.

O interesse na análise da Estrutural Projetos Ltda é por atuar no ramo de estruturas metálicas e se tratar de uma das líderes mundiais de mercado, no fornecimento de soluções e tecnologia, sendo ela uma potência em soluções logísticas de armazenagens.

Com doze unidades distribuídas pelo mundo, esta empresa possui quatro centros de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, softwares de gestão de armazém e melhorias e uma Administração pontual, trabalhando com informações rápidas, integradas e objetivas. Possui aproximadamente uma equipe com quatro mil colaboradores, localizados em mais de setenta países, principalmente na América e Europa.

Palavra-chave: Gestão Financeira, Contabilidade, Estatística Aplicada.







  1.  Desenvolvimento

A Estrutural Projetos Ltda. foi fundada na Itália em 1966 e atualmente está a frente no mercado de soluções e tecnologia em armazenamento, na fabricação e montagem de estruturas para armazéns estáticos e automáticos. A empresa possui quatro centros de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, aproximadamente uma equipe com quatro mil colaboradores, localizados em mais de setenta países.

No Brasil a empresa se instalou em 2002 e é referência no mercado de estruturas de armazenamento, com um faturamento de aproximadamente R$ 350 milhões por ano.

O Banco  Nacional  de  Desenvolvimento  Econômico  e  Social   classifica  empresas com  receita bruta anual superior a R$ 300 milhões de reais e mais de 100 empregados para o comércio , como  Empresa  de  Grande  Porte.

A unidade situada em Bauru, possui uma área de 25 mil metros e quase 200 colaboradores. Os principais produtos fornecidos pela Estrutural Projetos Ltda são sistemas de armazenamento convencionais tipo Porta Paletes e sistemas compactos tipo Drive-ins. Além de estantes para cargas de porte médio, estruturas automáticas e semiautomáticas.

A Estrutural Projetos faz o uso de um SGA (software de gestão de armazéns) que faz toda a gestão e controle de materiais no armazém, desde a matéria prima até o produto acabado.

O departamento de Logística e Transportes da planta no Brasil, conta atualmente com quatro colaboradores responsáveis por assuntos administrativos, sendo destes um gerente e um coordenador de logística. Porém, todo o controle e gestão entre o cliente e a empresa é feita pelo departamento de logística e transporte.

  1.   Fundamentos da Gestão Financeira

Ações e procedimentos  administrativos  que  envolvem  planejamento,  análise  e  o  controle  das  atividades  financeiras com o objetivo de gerar e maximizar lucro dentro  de  uma   empresa  é  de competência da gestão financeira. O controle  do  fluxo  de  dinheiro  no  caixa  e  as  decisões  de investimentos  e  financiamentos  a  serem  tomados ,  de  forma  eficaz  com responsabilidade  e  sustentabilidade.

A estrutura do Departamento  Financeiro  da  empresa  em  estudo,  compreende  o contas a receber,  contas  a  pagar, movimentando  os  saldos  de  caixa;  e  Controladoria,  que  atua  com  o  controle  de  bens  e as  obrigações  firmadas  pela  empresa.

Um trabalho em conjunto e muito claro de que uma atividade está intrinsecamente ligada às outras. Identificamos que existe um trabalho forte referente à cadeia de processos para gerenciamento.

Tesouraria:

  • Forte gestão de fluxo de caixa liderada pelo contas a pagar.
  • Crédito e Cobrança participando ativamente no controle de inadimplência e gestão de riscos pela concessão de créditos.
  • Decisões referentes a financiamentos e investimentos tomadas em conjunto entre contas a pagar e a receber.
  • Forte atuação da Gerência no planejamento e controle financeiro.
  • Trabalho eficiente para desenvolver equipe de alta performance.

Controladoria

  • Projetos de melhorias para gestão de custos e preços.
  • Auditorias internas de lançamentos nas contas internas.
  • Planejamento Orçamentário.
  • Relatórios Gerenciais em tempo real.

Contabilidade

  • Elaboração de relatórios contábeis (balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício).
  • Registro e Análise de fatos relacionados à entidade e patrimônio.

A administração de recursos da Estrutural Projetos é uma das práticas mais gerenciadas na empresa, que faz uso de produtos direcionados à gestão Financeira, desenvolvidos para aumentar a eficiência operacional e diminuir os riscos com erros manuais durante o processo de trabalho. Com o objetivo de guiar a sua empresa desde a geração de documentos eletrônicos, até a entrega e gerenciamento dos processos de finanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (199.6 Kb)   docx (140 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com