TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  29/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.450 Palavras (14 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 14

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

SUPERIOR TECNOLOGICO GESTÃO PUBLICA

MOACIR CAMPOS DOS SANTOS - RA: 1909587

COMPANHIA DE SANEAMENTO BASICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR VI – PIM VI

COTIA

2020

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

SUPERIOR TECNOLOGICO GESTÃO PUBLICA

MOACIR CAMPOS DOS SANTOS – RA: 1909587

COMPANHIA DE SANEAMENTO BASICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROJETO INTEGRADO MULTIDIPLINAR VI – PIM VI

Projeto Integrado Multidisciplinar VI - PIM VI, apresentado como um dos pré-requisitos na aprovação do segundo bimestre vigente, no Curso Superior Tecnológico Gestão Pública. Conforme as disciplinas. Finanças e Orçamentos Públicos, Plano de Negócios, Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial.

Orientador Prof. Fábio Ricardo Brandão dos Santos.

COTIA

2020

RESUMO

O Presente trabalho vem discorrer sobre o fenômeno das disciplinas apresentadas para estudo de FINANÇAS E ORÇAMENTOS PÚBLICOS, PLANOS DE NEGÓCIOS E ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA e EMPRESARIAL, utilizando meios de estudo cientifico, demonstrando através de pesquisa qualitativa complementar, tendo como intuito mostrar de forma clara e em linguagem de fácil alcance, o funcionamento da instituição pública, objeto da pesquisa, aplicando o conhecimento adquirido no transcorrer do curso de graduação de tecnólogo em Gestão Pública. Especificamente tem o objetivo de evidenciar como o estudo das disciplinas aqui abordadas, e de que forma podem melhorar o funcionamento da instituição, buscando as informações  é aplicando assim, possíveis melhorias na gestão e no planejamento das contas públicas, utilizando-se de metodologia de pesquisa, como levantamento de dados colhidos no site da própria instituição e pesquisa literária específica, fazendo-se então um cruzamento das informações para se alcançar o objetivo. Com intuito de aplicar algumas das diversas ferramentas para facilitar gerenciamento nas organizações. Por fim o estudo busca o entendimento abrangente por parte do leitor, procurando a melhor compreensão entre as opiniões adversas.

Palavras Chaves: Finanças e Orçamentos Públicos, Plano de Negócios e Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial.


ABSTRACT

The present work discusses the phenomenon of the disciplines presented for the study of FINANCE  AND  PUBLIC BUDGETS, BUSINESS PLANS AND ETHICS  AND  LABOR AND BUSINESS LEGISLATION, using means of scientific study, demonstrating through complementary qualitative research, aiming to show clearly and in language of easy reach, the functioning of the     public institution, object of research, applying the knowledge acquired during the undergraduate course  of technology in Public Management. Specifically, it aims to highlight how the study of the disciplines addressed here  and how  it can improve the functioning of the institution, seeking the information is thus    placating,  possible improvements in the management and planning of public accounts, using research methodology,, such as data collection collected on the site of the institution itself and specific literary research, making it then a crossing of information to achieve the goal. In order to apply some of the various tools to facilitate management in organizations. Finally, the study seeks comprehensive understanding on the part of the reader, seeking a better understanding between adverse   opinions.

Key Words: Finance and Public Budgets, Business Plan and Ethics and Legislation: Labor and Business.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        6

2. FINANÇAS E ORÇAMENTOS PÚBLICOS        8

2.1 Orçamento público        8

2.2 Plano plurianual        8

2.3 Lei de diretrizes orçamentarias        9

2.4 Lei orçamentária anual        9

3. PLANO DE NEGÓCIOS        10

3.1 Conceito        10

3.2 Estrutura do plano de negócios        10

3.3 Conflitos de interesse        10

4. ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL        12

4.1 Ética conceito        12

4.2 Código de conduta ética e integridade        12

4.3 Ética e o direito trabalhista        13

4.4 Ética e legislação trabalhista na autarquia        14

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16

1. INTRODUÇÃO

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é uma empresa brasileira de economia mista de capital aberto, que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico do Estado, tem como o seu principal acionista o governo de São Paulo, que controla a gestão da companhia com ações na Bovespa e também na bolsa de Nova Iorque. O processo de captação, tratamento e fornecimento de água, é essencial à coletividade e sobrevivência dos seres, pois, sabemos que sem água de boa qualidade certamente a saúde da população estaria comprometida.

A Sabesp, atua em serviços de abastecimento de água e de coleta de esgotos em 371 dos 645 municípios paulistas, incluindo a capital, e atende aproximadamente vinte e sete milhões de pessoas que dependem dos serviços oferecidos pela empresa, que no momento ainda não realiza a coleta e o tratamento de todos os esgotos e efluentes produzidos por seus consumidores. 

A instituição está estruturada em unidades de negócio agrupadas em duas diretorias, sendo, uma para os sistemas regionais (litoral e interior), e outra para a região metropolitana dos municípios do sistema integrado da região de São Paulo e da região Bragantina, e mais 15 unidades. Existem também as Unidades de Negócio de Produção de Água e Tratamento de Esgotos da Metropolitana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com