TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  6/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM I

Metalúrgica Magalhães Ltda.

MANAUS

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

SAMUEL SOUZA MELO

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM I

Metalúrgica Magalhães Ltda.

Trabalho para obtenção de nota parcial da Disciplina de PIM I, realizado pelo aluno: Samuel Souza Melo.

MANAUS

2015

RESUMO

Este trabalho foi elaborado com informações recebidas da Empresa Metalúrgica Magalhães Ltda., focado nos itens do tema Fundamentos da Administração, Recursos Materiais e Patrimoniais, Técnicas de Informática. O motivo de termos escolhidos essa empresa, foi pelo fato de a conhecermos e termos acompanhado todo seu progresso, também por ser uma empresa exemplar na gestão organizacional, estabilizada no mercado e certificada no Sistema da Gestão da Qualidade NBR ISSO 9001/2008, e na qual nos servirá de modelo para nossas pesquisas no decorrer do curso, e no apoio de nosso progresso profissional.

Palavras-chave: Potencial, Qualidade, Desenvolvimento

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO5

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO6

RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS8

TÉCNICAS DE INFORMÁTICA10

CONCLUSÃO11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS12


INTRODUÇÃO

Objetivo do trabalhar é analisar a estrutura administrativa da empresa, baseado nas disciplinas aplicadas durante esse semestre do curso, para demonstrar o grau de aproveitamento que obtive e, ao mesmo tempo aplicar os conhecimentos através da pesquisa. A empresa analisada, é a Metalúrgica Magalhães Ltda., uma empresa sólida no mercado, com 23 anos de atuação no ramo de usinagem.

Esse trabalho será muito importante para nosso desenvolvimento intelectual dentro da universidade, onde abordaremos diversos assuntos praticados dentro da empresa, e em paralelos as matérias aplicadas em classe.

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A empresa foi fundada em 1978. Iniciou suas atividades no ramos da serralheria em modestas instalações  e algumas maquinas num pequeno galpão, é constituída de formação familiar, o que não interfere no profissionalismo e desenvoltura que é administrada. A Metalúrgica Magalhães exerce trabalhos de melhoria continua, treinamentos e qualificações do seu quadro de colaboradores.

Ao longo desses anos foi se perfeiçoando e investindo em tecnologia e qualidade. Atualmente conta com 37 funcionários, maquinas modernas e uma estrutura capaz de prestar serviços de usinagem e fabricação de peças industriais para empresas nacionais e multinacionais. Devido a experiência de estar atuando com qualidade há 20 anos no mercado, fez da Metalúrgica Magalhães uma empresa de grande credibilidade junto a seus Clientes e Fornecedores.

A Metalúrgica Magalhães, a mais de 20 se instalou em Manaus, na época uma oficina com dois tornos, uma fresadora e uma furadeira de bancada, para prestar serviços de usinagem para industrias, mas com o passar do tempo a oficina se expandiu no ramo e conseguiu novos clientes no mercado, com isso houve a necessidade de aquisição de mais maquinas para atender seus clientes.

Atualmente, a empresa está ampliada em outro endereço, com uma área de 1000 metros quadrado, sendo 600 metros quadrados de área construída, e comporta 37 funcionários, com 25maquinas, sala de metrologia com equipamentos modernos para atender a qualidade de seus serviços, amplo escritório com departamentos de RH, Custos, Contabilidade, Setor Engenharia e Vendas.

Segundo Antônio Cezar Maximiniano (2004), “Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilizações de recursos”.

Segundo Chiaveneto (2004), “A palavra administração tem sua origem no latim: ad (direção) + minister (obediência ou subordinação), ou seja, administrar é ter uma função abaixo de alguém e dar a direção”.

A tarefa da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transforma-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação. “Assim, a Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos”.

Não podemos esquecer que o processo de administração pode ser aplicado em qualquer tipo de organização, tenha ela o tamanho que tiver; estamos falando aqui de um supermercado, um hospital, uma universidade, indústrias, clubes, agremiações, prestadoras de serviço, etc.

É absolutamente necessária grande habilidade interpessoal porque o administrador irá lidar com pessoas. Conhecimentos em Tecnologia da Informação são fundamentais porque ela impacta fortemente no ambiente organizacional além é claro, de uma capacidade técnica e instrumental que irá propiciar a pesquisa, seleção e análise das informações que advém do mercado e da própria empresa.

O que não podemos esquecer é que conhecer internamente a empresa, seus processos, estruturas e clima organizacional trará uma visão mais nítida e detalhada que deverá nortear as decisões estratégicas. As organizações devem buscar ajustar o ambiente de negócio, suas estratégias e os principais componentes da gestão –pessoas, arquitetura, rotinas e cultura – como forma de obter melhor desempenho ou mesmo sobreviver no mercado.

Na empresa Metalúrgica Magalhães, a administração é levada a sério, esse o motivo da empresa crescer a cada ano, e sempre procurar novas tecnologias (Software UFT WIN de gerenciamento total da empresa), Esse Software controla todas informações gerais da empresa em uma única base de dados, evitando diversos controles em planilhas para cada área, com rapidez e eficiência, evita procedimentos duplicados, é versátil nas alterações de processos e roteiros, e otimiza no planejamento da empresa através do Manufacturing Resource Planning(MRP II, em português: Planejamento dos recursos de manufatura) é definido também por (Carga e Capacidade) e com isso acompanha a modernidade atual nos processos administrativos eficientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (227.7 Kb)   docx (236.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com