TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia

Por:   •  25/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.558 Palavras (23 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 23

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

NATURA COSMÉTICOS S/A

Projeto Multidisciplinar IV – PIM IV

2020

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

NATURA COSMÉTICOS S/A

Projeto Multidisciplinar IV – PIM IV

Trabalho interdisciplinar apresentado para conclusão do terceiro bimestre do curso superior em tecnologia de processos gerenciais apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

2020

RESUMO

Neste Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), apresentaremos uma pesquisa em formato de projeto, para uma aplicação teórico-prática, baseando nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas durante o bimestre, nas quais, foram Marketing Desenvolvimento de Recursos Humanos, e Dinâmicas das Relações Interpessoais. Por meio da aplicabilidade teórico-prática deste projeto, desenvolverá nos alunos a capacidade de gerir com eficácia e eficiência as características e habilidades, para uma boa gestão de todos os processos necessários para a estabilidade da empresa no mercado, e um crescimento expansivo de toda a organização. Foi tomado como ferramenta de estudo a empresa Natura Cosméticos S/A.

Palavras-chave: Desenvolvimento de Recursos Humanos. Dinâmicas das Relações Interpessoais. Marketing. Natura Cosméticos S/A.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

5

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MARKETING

2.2 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

2.3 DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

7

7

12

16

3 CONCLUSÃO

21

REFERÊNCIAS

22

5

1. INTRODUÇÃO

Neste Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), apresentamos uma pesquisa em formato de projeto, para uma melhor compreensão e apresentação do conteúdo estudado nas disciplinas. Este trabalho é uma junção de três disciplinas onde foi escolhida uma empresa como objeto de estudo, e de pesquisa para obtenção de informações. As disciplinas que fizemos a aplicabilidade teórico-prática foram Marketing, Desenvolvimento de recursos Humanos, e Dinâmica das Relações Interpessoais. A metodologia aplicada visa possibilitar uma investigação sobre a empresa resultando no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades referentes à gestão.

Escolhemos a empresa Natura Cosméticos S/A, para aplicarmos os conhecimentos adquiridos, com o objetivo principal de analisar as suas ferramentas apresentadas no mercado de marketing, em recursos humanos, e suas relações interpessoais.

A Natura se tornou a maior multinacional brasileira de cosméticos começando em 1969, quando Luiz Seabra inaugurou uma pequena fábrica em São Paulo. O foco da empresa é voltado à construção do Bem Estar Bem – que se manifesta nas relações harmoniosas que um indivíduo estabelece consigo mesmo, com os outros e com a natureza. A empresa chegou a mais de 100 milhões de consumidores por meio de diversos canais, sendo o principal deles a venda direta, que conta com cerca de 1,7 milhão de consultoras e 67 pontos de venda no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia, no México, Estados Unidos e Peru, expandindo ainda mais o seu crescimento em todo o mercado internacional, presente em mais de 100 países e com mais de 400 colaboradores. Hoje a Natura Cosméticos S/A também é dona de marcas conhecidas como Avon, Body shop e Aesop.

Na discussão, apresentaremos a disciplina de Marketing, visando observar as suas ações, o público-alvo destinado para apresentação dos produtos, os meios de comunicação mais usados pela empresa, a construção da marca, sugerindo possíveis soluções para que possa tem maior alcance do público. Trataremos do papel da Gestão de Recursos Humanos, mostrando qual é a importância das pessoas, e como a empresa se relaciona com seus

6

colaboradores. Trabalhamos em apresentar como a Natura Cosméticos S/A se preocupa com as relações entre seus colaborados, e a relação a direção. Portanto, veremos com este trabalho que as informações obtidas, possibilitam uma gestão com mais segurança, e clareza para a tomada de decisões mais assertivas, e assim, traçando estratégias para um crescimento contínuo da empresa.

7

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 MARKETING

O marketing se trata de uma estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, atuando na pesquisa de mercado, design, campanhas publicitárias e atendimentos pós-vendas. O marketing vai além da propaganda, também é de suma importância no desenvolvimento de produtos e no relacionamento com o cliente, além disso ele está presente não só no setor privado, mas em diversos setores da sociedade. Tem a função de planejar e executar estratégias para que o processo seja uma via de mão dupla, beneficiando tanto o comprador quanto quem oferta o produto ou serviço. Tem a função de planejar e executar estratégias para que o processo de troca beneficie quem procura e quem oferta.

Segundo Kotler (2006) para conceituar o marketing podemos usar a definição social e a gerencial, a social consiste no processo social que permite as pessoas terem acesso de algo que querem e precisam com a criação, a oferta e livre negociação, o objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida para a população. A definição gerencial é o processo de planejar, executar, conceber, planejar preços, promoções e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar negociações que satisfaçam as metas individuais do público e organizacionais têm como objetivo construir relações duradoras com o comprador e atender suas necessidades, não apenas vender um produto. Com essas duas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com